Questões de Legislação de Trânsito da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Legislação de Trânsito da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do chassi, julgue os itens a seguir.


I Em alguns veículos, os sistemas embarcados são montados diretamente na carroceria; nesse caso, é utilizado o termo monobloco para designar esse tipo de estrutura de suporte.

II O número do chassi, uma espécie de identificação de série, é formado por dezessete números, cada qual com uma função diferente, para identificar o veículo, sua origem, sua marca, seu modelo e outras informações.

III As quatro construções de chassi mais comuns são monobloco, carroceria sobre chassi (tipo longarina), chassi tubular e monocoque.

IV Em caso de colisões, o chassi e a carroceria devem absorver a energia do impacto, deformando-se de forma controlada, o que evita que os ocupantes do veículo sejam atingidos. Para isso, os modelos atuais são projetados de forma a criar uma célula de sobrevivência ao redor do habitáculo, de maneira que a deformação desta seja a menor possível.


Assinale a opção correta.

    A) Apenas os itens I e II estão certos.

    B) Apenas os itens I e III estão certos.

    C) Apenas os itens II e IV estão certos.

    D) Apenas os itens I, III e IV estão certos.

    E) Apenas os itens II, III e IV estão certos.

A distância que o veículo percorre desde o momento em que o condutor vê o perigo até ele apoiar o pé sobre o freio é chamada de

    A) distância de frenagem.

    B) distância de reação.

    C) distância de parada.

    D) distância de segmento.

    E) distância de segurança.

Para a condução em via pública de um quadriciclo cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg, o seu condutor deve estar habilitado, no mínimo, na categoria

    A) E.

    B) D.

    C) C.

    D) A.

    E) B.

A conduta do pedestre de atravessar pistas de rolamento em viadutos, pontes ou túneis onde não existe permissão para tanto caracteriza infração de trânsito

    A) leve, com pena de repreensão.

    B) leve, com pena de multa no mesmo valor atribuído à infração de natureza leve.

    C) leve, com pena de multa em 50% do valor da infração de natureza leve.

    D) média, com pena de multa em 50% do valor da infração de natureza média.

    E) grave, com pena de multa em 50% do valor da infração de natureza grave.

Segundo estatísticas confiáveis, a principal causa dos acidentes de trânsito é

    A) má condição da via.

    B) falha humana.

    C) falha mecânica.

    D) falta de sinalização.

    E) fiscalização ineficiente.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima de uma via será de

    A) oitenta quilômetros por hora nas vias urbanas de trânsito rápido.

    B) quarenta quilômetros por hora nas vias urbanas arteriais.

    C) sessenta quilômetros por hora nas vias urbanas locais.

    D) oitenta quilômetros por hora, para ônibus e micro-ônibus, nas rodovias rurais de pista simples.

    E) noventa quilômetros por hora, para automóveis, camionetas e motocicletas, nas rodovias rurais de pista simples.

Assinale a opção correta, relativa às regras de preferência estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro quanto ao tráfego de veículos em via pública.

    A) Em uma rotatória não sinalizada, terá preferência de passagem o veículo que estiver circulando fora dela.

    B) Em uma pista de rolamento com várias faixas no mesmo sentido, os veículos mais lentos deverão trafegar pela esquerda.

    C) É expressamente proibido, sem exceções, o trânsito de veículos sobre calçadas e passeios.

    D) No caso de veículos transitando por fluxos que se cruzam em local não sinalizado, caso apenas um deles seja proveniente de rodovia, este terá preferência sobre os demais.

    E) Na situação em que uma viatura policial caracterizada trafega, em via pública, com alarme sonoro e luz intermitente acionados, os demais veículos devem liberar o trânsito, parando na faixa esquerda da via.

Quanto à sinalização vertical de advertência, assinale a opção correta.

    A) Essa sinalização tem por finalidade a indicação apenas de condições potencialmente perigosas de natureza permanente.

    B) Geralmente, essa sinalização não exige a redução de velocidade dos veículos.

    C) Essa sinalização deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só.

    D) Essa sinalização é de uso exclusivo em vias urbanas, uma vez que não existe necessidade real de seu emprego em vias rurais.

    E) As formas e cores dessa sinalização podem ser alteradas por força de portaria da autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via.

Informações complementares aos sinais de regulamentação

    A) são cabíveis no sinal de parada obrigatória.

    B) são cabíveis no sinal de dê a preferência.

    C) devem ser utilizadas, obrigatoriamente, em placa adicional.

    D) devem ser incorporadas à placa principal, em um só conjunto, com a placa na forma circular.

    E) devem ser incorporadas à placa principal, em um só conjunto, com a placa na forma retangular.

Os princípios básicos que regem a concepção e a implantação da sinalização vertical de trânsito incluem, entre outros,

    A) clareza e discricionariedade.

    B) suficiência e legalidade.

    C) oportunidade e visibilidade.

    D) precisão e autoexecutoriedade.

    E) imperatividade e confiabilidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...