Questões sobre Decreto nº 3.502/2000 - Dispõe sobre a reorganização da Comissão de Financiamentos Externos - COFIEX e dá outras providências.

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A respeito da organização da COFIEX, conforme o Decreto n.º 3.502/2000, assinale a opção correta.

  • A.

    Compete ao ministro da Fazenda, em nome da União, protocolar, na COFIEX, pedido para contratação de operação com crédito externo para financiamento do balanço de pagamento.

  • B.

    Entre os membros da COFIEX que aprovam a proposta de limite global consolidado para as operações com financiamento externo está incluído o secretário do Tesouro Nacional, que é o proponente da proposta.

  • C.

    Quando necessitar de apoio técnico, a COFIEX pode dispor de pessoas de seu quadro próprio de pessoal, exceto para atividades exclusivas do Grupo Técnico (GTEC).

  • D.

    O Grupo Técnico da COFIEX (GTEC), um grupo de assessoramento, é composto pelos membros titulares da COFIEX.

  • E.

    A manifestação da COFIEX é precondição para que os projetos elaborados por ente público recebam apoio de natureza financeira de fontes externas, inclusive, os de autoria do MP.

A respeito do assessoramento à COFIEX, assinale a opção correta.

  • A.

    Obrigatoriamente os membros titulares do GTEC e da COFIEX são servidores públicos federais, regidos pela Lei n.º 8.112/1990.

  • B.

    O GTEC é responsável pelas avaliações técnicas no âmbito da COFIEX.

  • C.

    O GTEC, principal grupo de assessoramento à COFIEX, tem caráter temporário.

  • D.

    Todo membro da COFIEX pode desempenhar atividades exclusivas ou não exclusivas do GTEC.

  • E.

    O GTEC foi instituído mediante decreto ministerial, com a finalidade de assessorar a COFIEX.

No que se refere aos resultados das avaliações da COFIEX, assinale a opção correta.

  • A.

    O resultado das avaliações relativas aos pleitos é consubstanciado em considerações, em observações e em propostas de recomendações.

  • B.

    As recomendações decorrentes de pleitos que solicitaram prorrogação de prazo de desembolso devem ser submetidas ao ministro da Fazenda e às demais autoridades competentes.

  • C.

    As recomendações prolatadas pelo colegiado devem ser publicadas no Diário Oficial da União, o que exime a administração de comunicar pessoalmente seu teor a todos os interessados.

  • D.

    A COFIEX pode recomendar matérias que visam subsidiar a montagem do plano de licitação e de gestão de obras, como, por exemplo, a estratégia de suprimentos e as normas de fiscalização.

  • E.

    Na ausência de consenso relativo à tomada de decisão sobre determinado pleito, o voto de qualidade é o do presidente do colegiado.

Acerca do funcionamento do GTEC, assinale a opção correta.

  • A.

    Compete ao secretário-executivo da COFIEX, em suas ausências e impedimentos, indicar representante ad hoc para substituí-lo.

  • B.

    É facultado ao mutuário proponente dos termos de referência para a contratação de operações de crédito externo de natureza financeira não reembolsável apresentar sua proposta na reunião do GTEC.

  • C.

    Qualquer membro do GTEC poderá solicitar a exclusão de projetos ou programas da agenda das reuniões do grupo, desde que observados os prazos regulamentares.

  • D.

    As propostas de recomendações do GTEC, após cumprimento regulamentar de divulgação e publicação, deverão ser registradas em ajudas-memórias.

  • E.

    Compete ao secretário-executivo do MP propor a substituição do coordenador do GTEC.

Constitui requisito mínimo que condiciona as recomendações da COFIEX

  • A.

    a avaliação do resultado da carteira de obrigações do proponente mutuário, em especial, o endividamento de curto prazo.

  • B.

    a verificação de compatibilidade das metas físicas do projeto com as prioridades e metas programadas da administração pública federal.

  • C.

    a existência de compatibilidade do projeto com as prioridades do governo federal.

  • D.

    a compatibilidade do montante de recurso externo com as políticas estratégicas do ente público proponente do projeto.

  • E.

    a avaliação dos aspectos formais e materiais do projeto, consubstanciada com a sua relevância perante as prioridades do governo federal.

É competência dos membros do GTEC

  • A.

    propor a realização e a agenda das reuniões do GTEC, acompanhadas da indicação do representante do presidente e do secretário de cada sessão.

  • B.

    manifestarem-se sobre a prorrogação do prazo de recomendações que tenham perdido sua eficácia, independentemente de pedido formal do secretário-executivo da COFIEX.

  • C.

    submeter ao secretário-executivo da COFIEX as considerações contempladas nas ajudas-memória das reuniões das quais tenham participado.

  • D.

    propor a participação, nas reuniões, de representantes de órgãos ou entidades que possam contribuir para o esclarecimento de questões relativas às atividades do GTEC.

  • E.

    propor ao secretário-executivo da COFIEX a realização de reuniões periódicas para acompanhamento e avaliação da carteira de projetos ou programas em execução.

Acerca da estrutura da SEAIN, assinale a opção correta.

  • A.

    Compete à divisão de protocolo e arquivo publicar no Diário Oficial da União os comunicados da COFIEX.

  • B.

    Caso haja ausência ou impedimento do titular de assuntos internacionais, o secretário-executivo da COFIEX será designado como substituto.

  • C.

    Compete à Coordenação-Geral de Financiamentos Externos coordenar o GTEC e o Grupo de Trabalho Interministerial para Análise de Projetos de Meio Ambiente (GTAP).

  • D.

    A Coordenação de Administração de Pagamentos a Organismos Internacionais (COPAG) é responsável por preparar e encaminhar o processo de pagamento dos desembolsos emitidos pelos organismos internacionais à Secretaria de Assuntos Econômicos do Tesouro Nacional (SAETN).

  • E.

    Compete ao gabinete da SEAIN programar as viagens nacionais e internacionais do presidente da COFIEX.

Com relação à forma de encaminhamento de pleitos para avaliação da COFIEX, assinale a opção correta.

  • A.

    Se os pleitos referirem-se a projetos ou programas candidatos ao apoio externo de natureza financeira reembolsável, deve-se utilizar a carta-consulta.

  • B.

    Se o pleito for relativo a projetos ou programas que pretendam receber doação do GEF (global environment facility), deve-se utilizar formulário próprio, pré-aprovado pela COFIEX.

  • C.

    A carta-proposta deve ser utilizada nos casos de pleitos relativos a pedido de revisão de operações de caráter comercial destinadas às aquisições de bens de consumo e custeio da carteira de projetos.

  • D.

    Caso o pleito refira-se a projetos ou programas candidatos ao apoio externo de natureza financeira não reembolsável, deve-se utilizar o termo circunstanciado.

  • E.

    Se o pleito for referente a projetos ou programas de entidades da administração pública federal indireta, candidatos ao apoio externo de natureza financeira reembolsável, deve-se utilizar o termo de cooperação técnica internacional.

A respeito dos atos emanados para convocação das reuniões da COFIEX e das deliberações do colegiado instituído, assinale a opção correta.

  • A.

    realizada por e-mail, com a indicação da data, do horário e do local, com a antecedência mínima de duas horas do evento.

  • B.

    A agenda preliminar das reuniões da comissão será proposta pelo secretário de Assuntos Internacionais e aprovada pelo secretário-executivo do MP.

  • C.

    A agenda definitiva, aprovada pelo plenário da COFIEX, deverá ser submetida ao GTEC para conhecimento.

  • D.

    Serão cancelados os pleitos com prazo superior a doze meses que não estiverem em condições de serem apreciados pelo plenário da COFIEX.

  • E.

    Serão retirados de pauta os pleitos com pendências de informações com prazo superior a doze meses, contado a partir da data da comunicação do evento pela COFIEX.

A partir das avaliações que realizar sobre pleitos estaduais e municipais, a COFIEX emitirá recomendações que levarão em conta o atendimento de requisitos mínimos consubstanciados na

  • A.

    avaliação do cumprimento do contrato de renegociação da dívida com a União.

  • B.

    consideração dos aspectos políticos do projeto.

  • C.

    análise dos acordos internacionais de tributação.

  • D.

    compatibilidade do projeto com o plano plurianual.

  • E.

    contrapartida do governo federal.

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