Lista completa de Questões sobre Município de São Leopoldo - Legislação Aplicada para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de São Leopoldo - Legislação Aplicada - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2010
Sobre direitos e vantagens dos servidores públicos municipais estabelecidos por seu respectivo Estatuto (Lei Municipal nº. 6055/2006), analise:
I. O servidor perderá a parcela da remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências e saídas antecipadas, iguais ou superiores a trinta minutos, sem prejuízo da penalidade disciplinar cabível.
II. As indenizações se incorporam ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.
III. A gratificação natalina será paga, anualmente, a todo funcionário municipal, independentemente da remuneração a que fizer jus, e corresponderá a um doze avos, por mês de efetivo exercício, da remuneração devida em dezembro do ano correspondente.
IV. Por quinquênio de efetivo exercício no cargo público municipal, será concedido ao funcionário um adicional correspondente a 5% do vencimento de seu cargo efetivo, até o limite de cinco quinquênios, o qual se incorpora para todos os efeitos legais.
V. O servidor que, por força das atribuições próprias de seu cargo, pagar ou receber em moeda corrente, perceberá um auxílio para diferença de caixa, no montante de 10% do vencimento básico.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
I, II, III, IV, V
Nenhuma das afirmativas.
I, III, V
I, II, III, IV
I, III, IV, V
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de São Leopoldo - Legislação Aplicada - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2010
A Lei Orgânica Municipal de São Leopoldo define e classifica as entidades dotadas de personalidade jurídica própria que compõem a administração indireta do município. Correlacione os conceitos conforme os códigos apresentados na tabela a seguir:
1. Autarquia. 2. Empresa pública. 3. Sociedade de economia mista. 4. Fundação pública.
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio e capital do município, criada por lei para a exploração de atividades econômicas que o município seja levado a exercer por força de contingência ou conveniência administrativa, podendo revestir-se de quaisquer das formas admitidas em direito.
( ) Serviço autônomo criado em lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar atividades típicas de administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizadas.
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada em virtude de autorização legislativa para o desenvolvimento das atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio, gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos do município e de outras fontes.
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para exploração de atividades econômicas, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, ao município ou à entidade administrativa indireta.
A sequência está correta em:
4, 3, 2, 1
3, 2, 1, 4
1, 3, 2, 4
3, 1, 4,
2, 1, 4, 3
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de São Leopoldo - Legislação Aplicada - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2010
Considerando as disposições da Lei Orgânica Municipal acerca da Organização dos Poderes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Compete ao Prefeito legislar sobre todas as matérias atribuídas explícita ou implicitamente pelos municípios, pelas Constituições Federal e Estadual, pelas leis em geral, pela Lei Orgânica e nos demais casos previstos em lei.
( ) É de competência privativa da Câmara Municipal exercer a fiscalização da administração financeira e orçamentária do município com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado e julgar as contas do Prefeito.
( ) O processo legislativo municipal compreende a elaboração de emendas à Lei Orgânica, leis complementares, leis ordinárias, decretos legislativos e resoluções.
( ) O Poder Executivo é exercido pelo Prefeito, Vice-Prefeito, auxiliados pelos Secretários Municipais, Diretores e Responsáveis pela administração direta e indireta.
( ) Compete ao Presidente da Câmara Municipal permitir ou autorizar a execução de serviços públicos por terceiros, respeitando o disposto na Lei Orgânica Municipal.
A sequência está correta em:
V, V, F, V, F
F, V, V, V, F
F, F, V, F, V
F, F, V, V, V
V, F, V, V, F
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de São Leopoldo - Legislação Aplicada - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2010
Considerando as disposições da Lei Orgânica de São Leopoldo acerca da ordem econômica e social no município, analise:
I. Os investimentos do município atenderão, em caráter prioritário, às necessidades básicas da população e deverão estar compatibilizados com o plano de desenvolvimento econômico.
II. O Plano Diretor, aprovado pela Câmara de Vereadores, é o instrumento básico da política de expansão e desenvolvimento urbano e conterá as exigências fundamentais da ordenação da cidade.
III. O saneamento básico é serviço público essencial, constituindo-se em dever do município sua progressiva extensão à população, como condição fundamental da qualidade de vida, proteção ambiental e desenvolvimento social.
IV. É dever do município, visando à melhoria da qualidade da educação promover a valorização dos profissionais, assegurando-lhes, na forma da lei complementar, ingresso exclusivamente por processo seletivo simplificado de provas.
V. No que tange ao transporte, a permissão do serviço público, sempre a título precário, será outorgada por decreto, após edital de chamamento de interessados para a escolha do melhor pretendente; a concessão só será feita com autorização legislativa, mediante contrato precedido de concorrência.
Podemos afirmar que:
Todos os itens são verdadeiros.
Todos os itens são falsos.
Dois itens são verdadeiros e três itens são falsos.
Um item é verdadeiro e quatro itens são falsos.
Um item é falso e quatro itens são verdadeiros.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de São Leopoldo - Legislação Aplicada - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2010
O estatuto dos servidores públicos do município de São Leopoldo estabelece alguns conceitos fundamentais acerca de institutos jurídicos que você, na condição de futuro servidor público deve, obrigatoriamente dominar e estar familiarizado. Correlacione os conceitos conforme os códigos apresentados na tabela a seguir:
1. Cargo público. 2. Posse. 3. Função gratificada. 4. Readaptação.
( ) Instituído(a) por lei para atender a encargos de direção, chefia ou assessoramento, sendo privativa de detentor de cargo de provimento efetivo, observados os requisitos para o exercício e cujo provimento atenderá a casos, condições e percentuais mínimos.
( ) É a investidura do servidor efetivo em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.
( ) Criado(a) em lei, em número certo, com denominação própria, remunerado pelos cofres municipais, ao qual corresponde um conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas ao servidor público.
( ) É a aceitação expressa das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo público, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura de termo pela autoridade competente e pelo nomeado.
A sequência está correta em:
4, 3, 2, 1
3, 4, 1, 2
1, 3, 2, 4
3, 1, 4, 2
2, 1, 4, 3
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de São Leopoldo - Legislação Aplicada - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2010
A Lei Orgânica Municipal de São Leopoldo dedica capítulo especial aos atos administrativos, regulando a forma com que são formalizados e publicados, condições essenciais para lhes conferir eficácia. Estabelece, assim, a espécie de diploma legal adequado para a expedição de determinados atos, conforme o caso. São hipóteses em que o ato administrativo deverá ser expedido por meio de decreto, EXCETO:
Abertura de créditos especiais e suplementares até o limite autorizado por lei, assim como de créditos extraordinários.
Provimento e vacância nos quadros de pessoal.
Permissão de uso dos bens municipais.
Fixação e alteração de preços.
Aprovação de regulamento ou de regimento das entidades que compõem a administração municipal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...