Questões sobre Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas

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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

O RP tem pleno direito de negar ao cliente quaisquer informações relacionadas ao trabalho que está realizando, tendo em vista o respeito necessário às estratégias desenvolvidas sob sigilo profissional, exceto em casos nos quais a aceitação dos serviços profissionais esteja sob ameaça.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

Segundo o código de ética dos profissionais de RP, é vedado o exercício do lobby, mesmo que o profissional se atenha às áreas de sua competência e obedeça às normas que regem a matéria.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o texto, podemos enumerar como atitudes positivas de um profissional, em relação a si mesmo:

  • A.

    Lealdade, moralidade, espírito colaborador, responsabilidade, coesão, pontualidade, afabilidade e disciplina.

  • B.

    Lealdade, moralidade, espírito colaborador, responsabilidade, bom-humor, pontualidade, afabilidade e disciplina.

  • C.

    Lealdade, diplomacia, espírito interpessoal, responsabilidade, bom-humor, pontualidade, afabilidade e visão sistêmica.

  • D.

    Lealdade, diplomacia, espírito de próatividade, dinamismo, bom-humor, pontualidade, afabilidade e visão sistêmica.

  • E.

    Lealdade, diplomacia, espírito colaborador, responsabilidade, bom-humor, pontualidade, afabilidade e disciplina.

O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, por meio do Artigo 5º do Código de Ética que norteia as ações de RP, estabelece os deveres do profissional de Relações Públicas, nas suas relações com os clientes.

Com relação aos deveres do profissional de Relações Públicas, para com seus clientes, é correto afirmar que ele deve:

  • A.

    fornecer ao cliente informações que não podem ser comprovadas, mas que contribuam para a construção de uma imagem positiva da corporação.

  • B.

    utilizar métodos e técnicas para criar motivações inconscientes no cliente para que este possa perceber a importância das técnicas de RP na comunicação em sua empresa.

  • C.

    fornecer ao cliente informações sobre o trabalho a ser realizado, definindo compromissos e responsabilidades profissionais, para que ele possa aceitar ou recusar a proposta dos serviços de RP.

  • D.

    sugerir ao cliente serviços de outros colegas publicitários ou quando se impuser a necessidade de renovação dos contratos por serviços prestados, no sentido de facilitar a negociação salarial.

  • E.

    assumir responsabilidades pelas informações geradas ou publicadas referentes a qualquer área para a qual for designado dentro da empresa em que trabalha.

O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas estabelece algumas normas quanto à divulgação de informações de uma empresa. Pelo seu texto pode-se afirmar que:

  • A.

    o conceito de informação não verdadeira é subjetivo e deve ser julgado pelo profissional.

  • B.

    se admite a divulgação de informação não verdadeira se a sustentabilidade da empresa estiver em jogo.

  • C.

    é vedada a divulgação de informações não verdadeiras da organização que o profissional representa.

  • D.

    se pode divulgar informação não verdadeira desde que seja em benefício da segurança nacional.

  • E.

    se pode veicular qualquer tipo de informação, desde que não crie em outras pessoas manifestações inconscientes.

Segundo o Código de Ética dos profissionais de Relações Públicas, é vedado ao profissional de RP:

  • A.

    praticar Lobby, mesmo que atenha-se às áreas de sua competência e obedeça às normas que regem a matéria;

  • B.

    colaborar com os cursos de formação de profissionais em Relações Públicas, o que só será permitido para portadores do título de doutor;

  • C.

    divulgar informações verídicas da organização que representa;

  • D.

    escusar-se de funcionar em perícia que escape a sua competência, podendo negar essa tarefa apenas quando um colega for parte envolvida na questão;

  • E.

    utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos.

Com relação ao sigilo profissional, assinale a alternativa que NÃO apresenta os princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

  • A.

    O profissional de Relações Públicas guardará sigilo das ações que lhe forem confiadas e não poderá ser obrigado a revelar assuntos que possam ser lesivos a seus clientes ou empregadores

  • B.

    Quando o profissional de Relações Públicas faz parte de uma equipe, o cliente deverá ser informado de que seus membros poderão ter acesso a material referente aos projetos e ações

  • C.

    Nos casos de perícia, o profissional de Relações Públicas deverá tomar todas as precauções para que, servindo à autoridade que o designou, não exponha indevida e desnecessariamente ações do caso em análise

  • D.

    Quando o profissional de Relações Públicas aceitar serviços incompatíveis com os princípios e técnicas de Relações Públicas e perceber que a verdade está subordinada a interesses ilegítimos, justifica-se a quebra de sigilo

  • E.

    A quebra de sigilo é necessária quando se tratar de fato delituoso, previsto em lei, cuja gravidade de suas conseqüências imponha o dever de consciência de denunciar o fato.

De acordo com o Código de Ética Profissional dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a opção incorreta.

  • A.

    É vedado o uso de qualquer método, meio ou técnica que crie motivações inconscientes nas pessoas, privando-as de seu livre arbítrio.

  • B.

    O profissional de relações públicas não pode divulgar informações inverídicas da organização que representa.

  • C.

    O profissional deve assumir responsabilidades somente por tarefas para as quais esteja capacitado e deve reconhecer suas limitações.

  • D.

    O profissional tem a prerrogativa de guardar sigilo profissional dos fatos que lhes forem confiados por seus clientes e não pode quebrá-lo nem quando tratar de fato delituoso previsto em lei.

De acordo com o Código de Ética Profissional dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a opção incorreta.

  • A.

    É vedado o uso de qualquer método, meio ou técnica que crie motivações inconscientes nas pessoas, privando-as de seu livre arbítrio.

  • B.

    O profissional de relações públicas não pode divulgar informações inverídicas da organização que representa.

  • C.

    O profissional deve assumir responsabilidades somente por tarefas para as quais esteja capacitado e deve reconhecer suas limitações.

  • D.

    O profissional tem a prerrogativa de guardar sigilo profissional dos fatos que lhes forem confiados por seus clientes e não pode quebrá-lo nem quando tratar de fato delituoso previsto em lei.

O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas prescreve que:

  • A.

    é permitido ao profissional assumir tarefas para as quais esteja incapacitado, desde que suas limitações possam ser superadas, sem prejuízo do trabalho;

  • B.

    como empregado de uma organização, o profissional está obrigado a cumprir normas, políticas e costumes vigentes, mesmo que estes contrariem sua consciência;

  • C.

    a crítica a trabalhos desenvolvidos por colegas deverá ser objetiva, construtiva, comprovável e de inteira responsabilidade de seu autor, respeitando-se honra e dignidade;

  • D.

    é vedado ao profissional promover publicamente suas habilidades, qualificações ou condições de atendimento, bem como divulgar seus serviços;

  • E.

    é permitido ao profissional atender clientes concorrentes, mesmo sem a autorização dos mesmos, desde que observe estritamente os preceitos éticos em vigor.

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