Questões sobre Leis n.º 7.377/1985 - Dispõe sobre o Exercício da Profissão de Secretário, e dá outras Providências.

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Segundo a notícia, o registro profissional é um cadastro do ministério que permite que profissionais de 14 categorias regulamentadas por leis federais ingressem no mercado de trabalho, dentre elas a profissão de Secretário. Sobre o exercício legal da profissão de Secretário Executivo, assinale a afirmativa correta.

  • A. A Lei nº 7.377/1995, complementada pela Lei nº 9.261/2006, assegura que para o exercício legal o profissional deve portar certificado de conclusão do ensino médio e, na data de início da vigência desta Lei, houver comprovado, por meio de declarações de empregadores, o exercício efetivo durante pelo menos trinta e seis meses.
  • B. A Lei nº 7.377/1985, complementada pela Lei nº 9.261/1996, assegura que para o exercício legal o profissional deve ser diplomado no Brasil por curso superior de Secretariado, reconhecido na forma de Lei, ou diplomado no exterior por curso de Secretariado ou Administração, cujo diploma seja revalidado no Brasil, na forma de Lei.
  • C. A Lei nº 7.377/1995, complementada pela Lei nº 9.261/2006, assegura que para o exercício legal o profissional deve ser diplomado no Brasil por curso superior de Secretariado, reconhecido na forma de Lei, ou diplomado no exterior por curso de Secretariado, cujo diploma seja revalidado no Brasil, na forma de Lei.
  • D. A Lei nº 7.377/1985, complementada pela Lei nº 9.261/1996, assegura que para o exercício legal o profissional deve ser diplomado no Brasil por curso superior de Secretariado, reconhecido na forma de Lei, ou diplomado no exterior por curso de Secretariado, cujo diploma seja revalidado no Brasil, na forma de Lei.

De acordo com a legislação do exercício da profissão de Secretário Executivo, é vedado ao profissional de secretariado:

  • A. Ser positivo em seus pronunciamentos e tomadas de decisões, sabendo colocar e expressar suas atividades.
  • B. Assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem, alheio à sua orientação, supervisão e fiscalização.
  • C. Defender a integridade moral e social da profissão, denunciando às entidades da categoria qualquer tipo de alusão desmoralizadora.
  • D. Operacionalizar e canalizar adequadamente o processo de comunicação com o público.

A respeito de gestão secretarial, julgue os itens de 83 a 86 à luz da Lei de regulamentação da profissão de secretariado. De acordo com a Lei n.º 7.377/1985, que regulamenta a profissão de secretariado executivo, algumas das atribuições do profissional de secretariado executivo dizem respeito à versão e tradução, em idioma estrangeiro, para atender as necessidades de comunicação da empresa e à orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão secretarial, julgue os itens de 83 a 86 à luz da Lei de regulamentação da profissão de secretariado. O artigo 2.º da Lei de regulamentação da profissão de secretariado prevê que o exercício da profissão requer registro prévio na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão secretarial, julgue os itens de 83 a 86 à luz da Lei de regulamentação da profissão de secretariado. O profissional de secretariado deve atuar com base na gestão secretarial, que envolve, entre os temas relacionados, a gestão de carreira como meio para sua realização profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão secretarial, julgue os itens de 83 a 86 à luz da Lei de regulamentação da profissão de secretariado. De acordo com a matriz de Eisenhower, também conhecida como matriz de produtividade, as atividades importantes são aquelas que trazem resultado no curto, médio e longo prazos e podem ser planejadas e as atividades urgentes são aquelas cujo prazo já venceu e são realizadas com pressão e estresse.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Lei n.º 7.377/1985, com alterações da Lei n.º 9.261/1996, dispõe sobre o exercício da profissão de Secretariado e inclui outras providências. Com base nessas leis, está habilitado a exercer a função de técnico em secretariado o profissional que

  • A. for portador de diploma de nível superior em Secretariado.
  • B. se declarar disposto a concluir curso técnico específico até dois anos após a publicação da Lei.
  • C. já tiver ao menos um registro profissional em carteira de trabalho na função de secretário, independente de tempo exercido.
  • D. for portador de diploma de nível tecnológico nas áreas de secretariado, marketing e segurança do trabalho.
  • E. for portador de certificado de conclusão do 2.° grau e que houver comprovado o exercício efetivo, durante, pelo menos, trinta e seis meses, das funções especificadas para este cargo.

As principais atividades do técnico em secretariado compreendem

  • A. o planejamento, organização e direção de serviços de secretaria; a assistência e assessoramento direto a executivos, conforme estabelecido na Lei nº 9.261/96.
  • B. a organização e manutenção de arquivos; a classificação, registro e distribuição de correspondências; a redação de correspondências e documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro, conforme estabelecido na Lei nº 7.377/85.
  • C. a execução de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico, conforme estabelecido na Lei nº 9.261/96.
  • D. a coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas, conforme estabelecido na Lei nº 7.377/85.
  • E. a redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; conforme estabelecido na Lei nº 7.377/85.

Analise as seguintes atribuições sobre o exercício da profissão de secretário.

I. organização e manutenção dos arquivos de secretaria.

II. classificação, registro e distribuição da correspondência.

III. assistência e assessoramento direto a executivos.

IV. interpretação e sintetização de textos e documentos.

Nos termos da Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985, são atribuições do Técnico de Secretariado aquelas apresentadas em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

À luz da regulamentação da profissão de secretariado, julgue os itens subsequentes.

Uma das atribuições do secretário executivo é a realização de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, informações e atendimento telefônico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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