Lista completa de Questões de Legislação Federal da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Federal - Código de Ética do Administrador - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
O Código de Ética Profissional do Administrador é o guia que orienta o comportamento de cada pessoa no contexto individual, social e econômico. Também estabelece normas de conduta profissional que orientam as relações do indivíduo com o cliente, o ambiente e as pessoas de sua relação. Nesse sentido, cabe ao Administrador no exercício da função pública:
assumir compromisso moral com o indivíduo, o cliente, a organização e com a sociedade, delegando a terceiros deveres e responsabilidades conforme a situação e o contexto institucional.
cumprir fiel e integralmente as obrigações e compromissos assumidos mediante contratos ou outros instrumentos relativos ao exercício profissional.
tentar contornar certas exigências éticas, para as quais inexistam penalidades que lhe possam ser impostas, visto que a boa gestão se baseia na flexibilidade, na remoção de obstáculos que impeçam a realização do seu trabalho e na superação de limites impostos pelo "excesso" de burocracia.
assumir compromissos de atender ao usuário do serviço a ser prestado pelo seu órgão, em troca de mecanismos de compensação desde que sem retribuição financeira, com isso minimizando conflitos com a clientela e facilitando o exercício de sua atividade profissional.
cumprir prerrogativas funcionais e tarefas que lhe sejam atribuídas pela autoridade pública, seguindo fielmente apenas as regras contidas nesse código de ética, cujo efeito legal visa assegurar a manutenção de direitos e garantias de promoção na carreira funcional.
Legislação Federal - Lei nº 9.787/1999 - Altera a Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras pro - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Sobre a lei número 9787, de 10 de fevereiro de 1999, que diz respeito aos medicamentos genéricos, assinale a alternativa correta.
Esta lei federal alterou outra lei federal: a de número 5991, de 17 de dezembro de 1973.
Medicamentos adquiridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) adotarão a Denominação Comum Internacional, e na falta desta, a Denominação Comum Brasileira.
A ajuda de instituições nacionais e internacionais, relacionadas à aferição de qualidade de medicamentos, será procurada.
Os medicamentos adquiridos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderão vir ou não acompanhados de laudos de qualidade, no ato da entrega.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a responsável pelos mecanismos de comunicação e educação sobre os medicamentos genéricos.
Legislação Federal - Lei nº 5.991/1973 - Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Em relação à lei federal nº 5991 de 17 de dezembro de 1973, é correto afirmar que:
as organizações militares não se submetem a esta lei, no que diz respeito aos conceitos técnicos.
o disposto nesta lei é aplicado às instituições de caráter filantrópico.
a dispensação de medicamentos é privativa também de estabelecimentos hoteleiros com qualquer tipo de medicamentos
plantas medicinais podem ser dispensadas no empório.
é vetado às farmácias alopáticas, sob qualquer situação, dispensar medicamentos homeopáticos.
Legislação Federal - Lei nº 5.991/1973 - Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
A lei federal nº 5991, de 17 de dezembro de 1973, em seu capítulo IV, afirma que:
a farmácia e a drogaria terão obrigatoriamente assistência por técnico responsável, inscrito no Conselho Regional de Farmácia; as distribuidoras terão assistência facultativa.
o técnico responsável deverá estar presente apenas em meio expediente nas farmácias e drogarias. Na distribuidora não há necessidade da sua presença efetiva diária.
a responsabilidade técnica do estabelecimento será comprovada por declaração de firma individual, dentre outros documentos.
farmácias e drogarias terão funcionamento sem responsável técnico pelo prazo de sessenta dias; nesse período, não poderão ser dispensados medicamentos psicotrópicos.
ao farmacêutico será permitido exercer direção técnica de uma farmácia comercial, uma hospitalar e um empório.
Legislação Federal - Lei nº 5.991/1973 - Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
A respeito do licenciamento, a lei federal nº 5991, de 17 de dezembro de 1973, afirma que:
a revalidação da licença de funcionamento deverá ser requerida nos primeiros cento e vinte dias de cada exercício.
a licença de funcionamento é válida por um ano e oito meses.
o estabelecimento de dispensação que deixar de funcionar por mais de cento e noventa e cinco dias terá sua licença de funcionamento cancelada.
alterações da razão social ou nome do estabelecimento implicará a perda imediata da validade da licença de funcionamento.
a assistência de técnico responsável não é condição para a licença.
Legislação Federal - Lei nº 5.991/1973 - Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Relacione as colunas, conforme os conceitos técnicos presentes na lei federal nº 5991, de 17 de dezembro de 1973.
1) Substância ou matéria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitária.
2) Empresa que exerça, direta ou indiretamente, o comércio atacadista de drogas, medicamentos em suas embalagens originais, insumos farmacêuticos e de correlatos.
3) Estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.
4) Unidade da empresa destinada ao comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos .
5) Estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
6) Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos.
( ) Representante
( ) Drogaria
( ) Droga
( ) Medicamento
( ) Farmácia
( ) Estabelecimento A seqüência correta é:
4, 3, 6, 1, 2 e 5
Legislação Federal - Lei nº 6.437/1977 - Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências. - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Em relação a Lei 6437, de 20 de agosto de 1977, assinale a alternativa correta.
As infrações sanitárias classificam-se em leves, graves, gravíssimas e hediondas.
A menção do dispositivo legal ou regulamentar transgredido deve estar presente na lavratura do auto de infração.
A perícia de contraprova será efetuada, quando houver violação comprovada da amostra em poder do infrator.
Na condenação definitiva do produto, caberá recurso em razão de laudo laboratorial confirmado em perícia de contraprova.
As infrações às disposições legais prescrevem em dez anos, independente de outro ato de autoridade competente que tenha por objetivo apuração e imposição da pena.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...