Questões de Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF do ano 2013

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Dentre as obrigações estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal − LRF ao Presidente do TRT/BA está a de assinar documento que tem, entre outras informações, um comparativo com os limites para a despesa com pessoal, distinguindo inativos e pensionistas. Esse documento é

  • A. o relatório resumido da execução orçamentária.
  • B. o parecer prévio.
  • C. a prestação de contas.
  • D. o plano de execução orçamentária.
  • E. o relatório de gestão fiscal.

A previsão das receitas que serão destinadas para que o TRT/BA possa realizar suas despesas para o exercício de sua competência constitucional integra a proposta do orçamento da União. É regra atinente às emendas para a alteração dessa proposta a

  • A. compatibilidade com o Plano Plurianual ou com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
  • B. indicação dos recursos necessários, não sendo admitidos os provenientes de anulação de despesa.
  • C. análise por uma comissão mista permanente de Senadores e Deputados.
  • D. possibilidade de alteração limitada a 40% do orçamento inicialmente previsto.
  • E. possibilidade única de alteração ser para dotação de pessoal e encargos.

Considerando que João seja responsável pela elaboração da proposta orçamentária de um tribunal federal, que irá compor o projeto de lei orçamentária anual (LOA) para 2014, julgue os itens que se seguem à luz do disposto na CF, na Lei n.º 4.320/1964 e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ao prever determinada receita para 2014, João deve levar em conta os efeitos das alterações na legislação e desconsiderar a variação do índice de preços, conforme determina a LRF.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma operação bastante comum de ocorrer nas instituições públicas é o recebimento de depósitos em garantia concedidos por terceiros. Selecione, dentre as opções abaixo, qual registro contábil a instituição pública deverá realizar no momento do recebimento de um depósito em garantia por terceiros?

  • A.

    Sistema de Informações Patrimoniais: débito na conta “depósitos em caução” e crédito na conta “depósitos em caução a devolver”.

  • B.

    Sistema de Compensação: débito na conta “depósitos em caução” e crédito na conta “depósitos em caução a devolver”.

  • C.

    Sistema de Informações Orçamentárias: débito na conta “depósitos em caução” e crédito na conta “depósitos em caução a devolver”.

  • D.

    Sistema de Informações Financeiras: débito na conta “depósitos em caução” e crédito na conta “depósitos em caução a devolver”.

  • E. Sistema de Custos: débito na conta “depósitos em caução” e crédito na conta “depósitos em caução a devolver”.

A Lei Complementar n° 101, emitida em 04 de maio de 2000, é conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e estabelece normas de finanças públicas que são voltadas à responsabilidade na gestão fiscal A LRF define com clareza e propõe ações preventivas de riscos e que corrigem desvios capazes de alterar o equilíbrio das contas públicas. A aplicação da LRF tem como objetivo:

  • A. desonerar as atividades produtivas
  • B. ser aplicada no âmbito do orçamento da União
  • C. impedir erros e omissões no orçamento público
  • D. maximizar a produtividade dos recursos públicos

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi aprovada pelo Congresso Nacional Brasileiro no final dos anos de 1990. Em relação a essa lei, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Estabelece limites de gastos com pessoal como função da receita nas esferas do governo federal, estaduais e municipais.

  • B.

    Estabelece que serão cortados os repasses de parte de impostos arrecadados pela União aos Estados e Municípios caso seja descumprido algum item da LRf.

  • C.

    Proíbe o socorro financeiro entre União, Estados e Municípios.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, tem como uma de suas principais características a preocupação com a divulgação de informações pelo setor público. Nos termos dessa lei, é instrumento de transparência na gestão fiscal o

  • A.

    plano de carreira, cargos e salários.

  • B.

    parecer prévio das prestações de contas.

  • C.

    plano diretor.

  • D.

    contrato administrativo e seus aditamentos.

  • E.

    plano de mobilidade urbana.

A Lei de Responsabilidade Fiscal fixou limites percentuais de gastos com pessoal, calculados sobre a receita corrente líquida do respectivo ente da federação. No caso do Judiciário Federal, que abrange o TRT da 15a Região, esse limite corresponde a

  • A. 1%.
  • B. 2%.
  • C. 3%.
  • D. 6%.
  • E. 12%.

A Lei de Responsabilidade Fiscal tornou mais severas as regras para gastos com pessoal. Entretanto, na verificação do atendimento a esses limites, NÃO serão computadas as despesas relativas a

  • A. pensionistas.
  • B. mandatos eletivos.
  • C. cargos militares.
  • D. horas extras.
  • E. incentivos à demissão voluntária.

De acordo com a Lei de responsabilidade Fiscal, os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária devem ser elaborados a cada

  • A. anual.
  • B. quadrimestre.
  • C. trimestre.
  • D. semestre.
  • E. bimestre.
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