Questões de Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF do ano 2017

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A respeito de despesa pública, assinale a opção correta.

  • A. Restos a pagar são despesas pendentes de empenho e pagamento quando do encerramento do exercício financeiro.
  • B. A despesa com inscrição em restos a pagar cancelada constitui uma despesa de exercício anterior se o direito do credor ainda estiver em vigor.
  • C. Os restos a pagar e os serviços da dívida são exemplos de dívida fundada.
  • D. Obras públicas, subvenções econômicas e juros da dívida pública são despesas de capital.
  • E. Empenho é ato contábil que registra a obrigação do Estado de efetuar pagamento a terceiro, pendente ou não de implemento de condições.

A despesa total com pessoal, de determinado órgão federal, referente ao segundo quadrimestre de 2016, excedeu em R$ 70.000 o limite máximo estabelecido no artigo 20 da Lei Complementar no 101/2000. Considerando-se que o limite máximo da despesa total com pessoal é de R$ 680.000, o limite prudencial, segundo a Lei Complementar no 101/2000, corresponde, em R$, a

  • A. 612.000.
  • B. 712.500.
  • C. 340.000.
  • D. 675.000.
  • E. 646.000.

No ciclo de execução orçamentária, o controle de ingressos e desembolsos faz-se mister para cumprir os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Uma das regras importantes se refere ao registro da receita orçamentária no momento da arrecadação, que tem como justificativa:

  • A. acompanhar a meta de resultado primário definida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);
  • B. definir fonte de recursos para abertura de créditos adicionais;
  • C. evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva;
  • D. impedir o uso indevido de recursos para cobertura de restos a pagar;
  • E. propiciar informações relativas à variação do patrimônio público.

Considere as despesas descritas no quadro a seguir:

 As despesas que, no momento da execução, NÃO representam redução do saldo patrimonial, por serem despesas de capital, totalizam:

  • A. 134.600;
  • B. 160.300;
  • C. 176.500;
  • D. 192.700;
  • E. 294.900.

Ao final de um exercício foram obtidas as seguintes informações da execução orçamentária de um ente público:

 Considerando as disposições legais para inscrição em restos a pagar, e sabendo-se que a disponibilidade financeira líquida do ente ao final do exercício era de 20.000, é correto afirmar que:

  • A. a disponibilidade financeira não afetará a inscrição de restos a pagar;
  • B. despesas processadas e não processadas serão canceladas;
  • C. do valor das despesas empenhadas, 1.600 serão cancelados;
  • D. haverá cancelamento de despesas não processadas no valor de 9.600;
  • E. o valor total de restos a pagar não processados pode ser inscrito.

A Lei Orçamentária, para o exercício de 2017, de determinado ente da federação fixou despesas correntes e de capital, respectivamente, nos valores de R$ 1.649.677.500 e R$ 988.780.000. São classificadas, respectivamente, como despesas correntes e de capital, os empenhos que se referirem

  • A. aos juros de operações de crédito internas de longo prazo; e aos serviços de manutenção em imóveis públicos.
  • B. à aquisição de pneus para veículos; e à alienação de bens imóveis.
  • C. ao uso de material de almoxarifado; e aos serviços de manutenção de escolas públicas.
  • D. à depreciação de bens móveis; e à aquisição de equipamentos de informática.
  • E. aos serviços de conservação de rodovias; e à amortização de dívidas de longo prazo.

Conforme estabelece o artigo 16, da Lei nº 101, de maio de 2000, a criação, a expansão ou o aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa

  • A. Conforme estabelece o artigo 16, da Lei nº 101, de maio de 2000, a criação, a expansão ou o aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa
  • B. deverá passar por prévia análise e aprovação de comissão legislativa.
  • C. será acompanhado de estimativa do impacto orçamentário e financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes.
  • D. não poderá ser implementado no exercício de sua aprovação, visto que deverá passar por análise da viabilidade da ação que provocar tal aumento de despesa.

A Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados: União: 50% (cinquenta por cento); Estados e Municípios: 60% (sessenta por cento). Na verificação do atendimento dos limites, serão computadas as despesas:

  • A. De indenização por demissão de servidores ou empregados.
  • B. Proventos da aposentadoria, reformas e pensões.
  • C. Relativas a incentivos à demissão voluntária.
  • D. Decorrentes de decisão judicial e da competência de período anterior ao da apuração.
  • E. Com inativos, ainda que por intermédio de fundo específico, custeadas por recursos provenientes da arrecadação de contribuições dos segurados.

Considerando o demonstrativo a seguir e o que estabelece a Lei Complementar nº 101/2000 ou Lei de Responsabilidade Fiscal, pode-se afirmar que o valor das despesas com pessoal da administração pública considerado para efeito do limite estabelecido pela legislação é de:

  • A. $ 35.500.
  • B. $ 37.500.
  • C. $ 38.000.
  • D. $ 39.500.
  • E. $ 43.500.

Tendo por base o artigo 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa

  • A. corrente, independente de normativo legal que fixe para o ente a obrigação legal da execução dessa despesa por um período superior a um exercício.
  • B. de capital derivada de lei, de medida provisória ou de ato administrativo normativo que fixe para o ente a obrigação legal da execução dessa despesa por um período superior a três exercícios.
  • C. corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixe para o ente a obrigação legal da execução dessa despesa por um período superior a dois exercícios.
  • D. de custeio de programa de governo, independente de origem legal, porém já estabelecida no cotidiano da população atendida.
  • E. de capital, vinculada a programa de governo, independentemente de lei na origem, sem prazo de execução.
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