Questões de Libras

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A tradução intersemiótica é classificada como:

    A) Interpretação dos signos verbais, por meio de sistemas de signos não verbais.

    B) Interpretação dos signos verbais, por meio de alguma outra língua.

    C) Interpretação dos signos verbais, por meio de outros signos da mesma língua.

    D) Interpretação dos signos não verbais, por meio de outros signos da mesma língua.

    E) Interpretação dos signos não verbais, por meio de outros signos não verbais.

Supalla e Newport observaram que os pares de sinais que diferenciam nomes de verbos são identificados no/na:

    A) Configuração de mão.

    B) Expressão facial.

    C) Tipo de movimento.

    D) Orientação de palmas.

    E) Ponto de articulação.

Os possessivos na Língua Brasileira de Sinais apresentam-se nas três pessoas do discurso. Para a primeira pessoa, o possessivo pode ter três diferentes configurações de mão, as quais são:

    A) G, P, B.

    B) L, V, B.

    C) G, V, W.

    D) D, L, N.

    E) U, P, W.

A Norma Brasileira (NBR) 15.2901 aprovada e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta orientações sobre atuação do tradutor e do intérprete de Libras. No que diz respeito à edição da janela, deve respeitar os seguintes parâmetros:

    A) O espaço suficiente para que o intérprete não fique colado ao fundo, evitando assim o aparecimento de sombras; iluminação suficiente e adequada para que a câmera de vídeo possa captar, com qualidade, o intérprete e o fundo; câmera de vídeo apoiada ou fixada sobre tripé fixo; marcação no solo para delimitar o espaço de movimentação do intérprete.

    B) A altura da janela de interpretação deve medir 15 cm; a largura da janela deve medir 7 cm; sempre que possível, o recorte deve estar localizado de modo a não ser encoberto pela tarja preta da legenda oculta; quando houver necessidade de deslocamento do recorte na tela do televisor, deve haver continuidade na imagem da janela.

    C) A vestimenta, a pele e o cabelo do intérprete devem ser contrastantes entre si e entre o fundo. Devem ser evitados fundo e vestimenta em tons próximos ao tom da pele do intérprete; na transmissão de telejornais e outros programas, com o intérprete da Libras em cena, devem ser tomadas medidas para a boa visualização da Libras; no recorte, não devem ser incluídas ou sobrepostas quaisquer outras imagens.

    D) Os contrastes devem ser nítidos, quer em cores, quer em preto e branco; deve haver contraste entre o pano de fundo e os elementos do intérprete; o foco deve abranger toda a movimentação e gesticulação do intérprete; a iluminação adequada deve evitar o aparecimento de sombras nos olhos e/ou seu ofuscamento.

    E) A altura da janela deve ser no mínimo metade da altura da tela do televisor; a largura da janela deve ocupar no mínimo a quarta parte da largura da tela do televisor; sempre que possível, o recorte deve estar localizado de modo a não ser encoberto pela tarja preta da legenda oculta; quando houver necessidade de deslocamento do recorte na tela do televisor, deve haver continuidade na imagem da janela.

As apontações na língua de sinais, usadas no sintagma nominal, com um nome com referência ausente, é dêitica, pois esses sinais localizam o sinalizante fora da localização do referente. Portanto, há uma relação de correferência com o nome que nomeia a localização apontada. Desse modo, também é considerada:

    A) Dêixis.

    B) Fonológica.

    C) Referência nominal.

    D) Anafórica.

    E) Ponto de referência.

A Educação de Surdos no Brasil teve início em 1855 com a chegada de um professor surdo que utilizava a Língua de Sinais Francesa. Esse professor foi também diretor do Imperial Instituto de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro, permanecendo no cargo de 1857 até 1862.
Assinale abaixo a alternativa que corresponde ao nome desse professor.

    A) Abade l’Epée.

    B) Samuel Heinicke.

    C) Álvaro Marchesi.

    D) Eduard Miner Gallaudet.

    E) Hernest Huet.

Qual a Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação legal, bem como garante a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação dos professores?

    A) Lei nº 10.436/2002.

    B) Lei nº 12.319/2010.

    C) Lei nº 39.956/2001.

    D) Lei nº 56.626/2005.

    E) Lei nº 65.525/2002.

No Congresso de Milão (1880) a Língua de Sinais foi banida dando lugar a um método que restringia a comunicação apenas a fala. Esse método passou a ser referência para a Educação de Surdos, sendo ele(a) o(a):

    A) Bilinguismo.

    B) Comunicação total.

    C) Oralismo.

    D) Leitura labial.

    E) Português sinalizado.

A Língua Brasileira de Sinais Brasileira (Libras) possui estrutura gramatical própria. Essa estrutura é constituída a partir de cinco parâmetros fundamentais, sendo eles:

    A) Localização, orientação do corpo, movimento facial, ponto de articulação e configuração de mãos.

    B) Configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação e direcionalidade e expressão facial e/ou corporal.

    C) Ponto de localização, orientação de mãos, movimento do corpo, direção e expressão facial e movimento.

    D) Configuração de mãos, expressão facial e corporal, orientação do corpo, ponto de articulação e localização.

    E) Movimento corporal, configuração de mãos, expressão facial, ponto de localização e direção.

Segundo Quadros (2012), o bilinguismo tem por objetivo tornar acessível o contexto escolar para a criança surda por meio de duas línguas.
Que línguas são essas?

    A) ASL e Língua Portuguesa.

    B) Língua Brasileira de Sinais e Escrita de Sinais.

    C) Escrita de Sinais e ASL.

    D) Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa.

    E) Língua Portuguesa e Escrita de Sinais.

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