Questões sobre Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais

Lista completa de Questões sobre Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os processos de criação de novos sinais na LIBRAS inclui-se a composição, processo no qual se juntam duas bases preexistentes para se criar um novo sinal, chamado de sinal composto. Assinale a opção em que todos os sinais apresentados são compostos na LIBRAS.

    A) BOM DIA; BOA TARDE; BOA NOITE

    B) GUARDA-ROUPA; GUARDA-CHUVA; GUARDA-COSTAS

    C) SEGUNDA-FEIRA; TERÇA-FEIRA; QUARTA-FEIRA

    D) PÉ DE MOLEQUE; PÉ-DE-CABRA; PÉ-DE-MEIA

    E) AUTOESTIMA; AUTORRETRATO; AUTOMÓVEL

Nas línguas de sinais, existem manifestações verbais que são chamadas de verbos manuais. Assinale a opção que apresenta verbos manuais na LIBRAS.

    A) CONHECER – AMAR

    B) PERGUNTAR – RESPONDER

    C) IR – CHEGAR

    D) DIRIGIR – ESCREVER

    E) ANDAR – CAIR

Com relação ao processo de flexão nas línguas de sinais, a marcação de reciprocidade na LIBRAS se dá por meio da

    A) duração do movimento.

    B) duplicação do sinal feito simultaneamente.

    C) repetição do movimento.

    D) incorporação.

    E) direção do olhar.

Os sinais manuais são acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais. Isso posto, tais expressões são chamadas de:

    A) Expressões visuais.

    B) Visuais-corporais.

    C) Marcações não manuais.

    D) Visuais-espaciais.

    E) Expressões faciais e corporais.

Supalla e Newport observaram que os pares de sinais que diferenciam nomes de verbos são identificados no/na:

    A) Configuração de mão.

    B) Expressão facial.

    C) Tipo de movimento.

    D) Orientação de palmas.

    E) Ponto de articulação.

Os possessivos na Língua Brasileira de Sinais apresentam-se nas três pessoas do discurso. Para a primeira pessoa, o possessivo pode ter três diferentes configurações de mão, as quais são:

    A) G, P, B.

    B) L, V, B.

    C) G, V, W.

    D) D, L, N.

    E) U, P, W.

A Língua Brasileira de Sinais Brasileira (Libras) possui estrutura gramatical própria. Essa estrutura é constituída a partir de cinco parâmetros fundamentais, sendo eles:

    A) Localização, orientação do corpo, movimento facial, ponto de articulação e configuração de mãos.

    B) Configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação e direcionalidade e expressão facial e/ou corporal.

    C) Ponto de localização, orientação de mãos, movimento do corpo, direção e expressão facial e movimento.

    D) Configuração de mãos, expressão facial e corporal, orientação do corpo, ponto de articulação e localização.

    E) Movimento corporal, configuração de mãos, expressão facial, ponto de localização e direção.

Assinale a opção FALSA.

    A) A língua brasileira de sinais é uma língua visualespacial articulada através das mãos, das expressões faciais e do corpo. É uma língua natural usada pela comunidade surda brasileira.

    B) Nas línguas de sinais, as configurações de mãos juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções são as unidades menores que formam as palavras.

    C) Os sinais são feitos em um espaço delimitado à frente do sinalizador.

    D) As línguas de sinais como a língua brasileira de sinais são a única instância das línguas que expressam a capacidade humana para a linguagem.

    E) Os sinais manuais são frequentemente acompanhados por expressões faciais. Tais expressões são chamadas de marcações não-manuais.

Marque a alternativa correta:

    A) A Libras é uma língua visual-motora

    B) A Libras é uma língua manual-auditiva

    C) A Libras é uma língua palato-facial

    D) A Libras é uma língua corporal-mímica

    E) A Libras é uma língua visual-oral

Em sua atuação, o Intérprete de LIBRAS faz uso de duas categorias/modalidades de sinais para que, se possível, os sentidos existentes na Língua Portuguesa (ou qualquer outra língua) possa ser interpretado/traduzido para a Língua Brasileira de Sinais. Há de se considerar o conhecimento técnico em áreas específicas quando se faz uma interpretação. Deste modo:

    A) A soletração manual é usada para apresentar às pessoas surdas palavras não sinalizadas e os sinais para interpretar a construção cultural provenientes das línguas oralizadas e sinalizadas ou vice-versa. Não somente palavras são interpretadas, mas o conteúdo do pensamento exposto, seu conjunto proveniente da cultura de uma língua para outra.

    B) A Libras é formada por meio de soletração manual e sinais e, em função disso, os intérpretes fazem uso de ambos os sinais para dar plenitude a interpretação. Questões culturais não precisam ser consideradas porque são modalidades diferentes de línguas.

    C) A Libras é soletração manual e os sinais também, e em função disso os intérpretes fazem uso de ambos para apresentarem uma comunicação mais facilitada e abrangente. Contudo, sempre haverá perdas entre a língua oralizada e às línguas sinalizadas e isso se dá porque a língua brasileira de sinais é recente.

    D) A soletração e a Libras, em função de suas origens, são meios comunicativos distintos, mas que possuem o mesmo valor em nível de linguagem, ou seja, soletrar ou sinalizar tem o mesmo valor e por isso, mesmo que o interprete não saiba sinais ele poderá fazer uso da soletração durante o processo.

    E) A Libras, assim como a soletração manual, são usadas como parte constituinte da sinalização oficial. Deste modo, ambas as formas são usadas no processo de interpretação, são oficiais e por isso, mesmo que o intérprete não saiba sinais ele poderá fazer uso da soletração durante o processo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...