Questões sobre Interpretação de Texto

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Considere a sequência didática abaixo.

1. Apresentação de um diálogo no qual dois amigos combinam um encontro, depois de considerar dois horários e locais diferentes.

2. Repetição do diálogo pela sala toda. Correção de erros.

3. Repetição do diálogo por duplas. Correção de erros.

4. Focalização das formas usadas para estabelecer lugar e horário: quedamos en ... quedamos a las ...

5. Exposição de outros exemplos variando locais e momentos.

6. Produção de novos exemplos pelos alunos, criando diálogos em duplas marcando um encontro em outro local e horário.

Essa sequência didática está relacionada a uma visão de linguagem como

  • A.

    atividade dialógica, que embasa uma abordagem sociointeracional.

  • B.

    conjunto de hábitos, que embasa uma abordagem comportamentalista.

  • C.

    código estruturado, que embasa uma abordagem gramatical.

  • D.

    instrumento prático, que embasa uma abordagem comunicativa.

  • E.

    repertório léxico, que embasa uma abordagem por campos vocabulares.

Atenção: As questões de números 51 e 52 referem-se ao texto abaixo.

Segundo o texto, a percepção do espanhol como uma língua correta e formal está relacionada

  • A.

    ao histórico de relações entre o Brasil e os países vizinhos de fala hispânica.

  • B.

    ao fato de haver variação e heterogeneidade tanto no espanhol quanto no português.

  • C.

    à conjuntura histórica na qual se desenvolve o processo de aprendizagem.

  • D.

    às metodologias que hegemonizam as práticas de ensino de espanhol no mundo.

  • E.

    às semelhanças com o português oferecido como modelo pela tradição escolar.

Atenção: As questões de números 51 e 52 referem-se ao texto abaixo.

A falsa crença que se relaciona mais diretamente à memoria de un portugués europeo, como lengua del colonizador, sublinhada no texto acima, é a

  • A.

    existência de um espanhol internacional.

  • B.

    prioridade mercadológica para o espanhol.

  • C.

    urgência para a aprendizagem do espanhol.

  • D.

    superioridade do espanhol peninsular.

  • E.

    homogeneidade da língua espanhola.

Leia o texto abaixo.

No conjunto do texto, as autoras negam que "el gran problema" seja:

  • A.

    as diferenças culturais.

  • B.

    os fonemas em variação.

  • C.

    os falsos amigos.

  • D.

    os modos de pedir e sugerir.

  • E.

    os tipos de orações.

Leia o texto abaixo.

Uma premissa estabelecida nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Conhecimentos de Línguas Estrangeiras que se relaciona diretamente ao fragmento acima é:

  • A.

    As variedades do espanhol como um leque de opções para o professor e o aluno.

  • B.

    Os diferentes papéis que a língua estrangeira assume no ensino regular e no livre.

  • C.

    A proximidade tipológica e genética entre o português e o espanhol.

  • D.

    A tentativa de que a aula se desenvolva preferentemente na língua alvo.

  • E.

    A não linearidade do processo de aprendizagem da língua estrangeira.

Considere a atividade abaixo.

O foco da atividade acima está na

  • A.

    escrita de uma sequência descritiva.

  • B.

    expressão de acordo e desacordo.

  • C.

    articulação oral de informações recebidas.

  • D.

    produção de uma argumentação.

  • E.

    diferenciação entre informação e opinião.

Leia a atividade abaixo, inspirada em práticas frequentes em materiais didáticos.

1. O enunciado diz: Presta atención a estos anuncios clasificados. Observa las características indicadas con flechas.

2. São reproduzidos três classificados de imóveis, contendo: Localización: ciudad, área, barrio; Superficie del inmueble; Precio del alquiler; Características especiales del inmueble; Correo electrónico y teléfono de la inmobiliaria; Informaciones abreviadas para aprovechar el espacio.

3. É dada a instrução: Produce, según los modelos dados, un anuncio de alquiler a partir de la siguiente descripción de un inmueble. Segue uma descrição relativamente extensa de um apartamento de aluguel temporário na praia, da qual o aluno deve extrair as informações necessárias para compor o anúncio.

O fator organizador da atividade acima é

  • A.

    a situação pontual de comunicação.

  • B.

    o campo lexical sobre a moradia.

  • C.

    o contexto sociocultural do aviso.

  • D.

    o tema transversal da habitação urbana.

  • E.

    a estrutura composicional do gênero.

Leia o texto abaixo.

Um material didático que se propõe a ensinar léxico, em espanhol, para etapas e momentos da vida combina dois componentes: um áudio em que alguém relata episódios autobiográficos (nascimento, entrada na escola, formatura, mudança, casamento, etc.) e desenhos que correspondem a esses diferentes momentos, para que o aluno os relacione ao ouvir.

Uma pergunta adequada para trabalhar com esta proposta de atividade a partir da perspectiva do letramento crítico, conforme explicada nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Conhecimentos de Línguas Estrangeiras, é:

  • A.

    Que objetos simbolizam cada episódio mostrado?

  • B.

    Qual termo poderia generalizar os acontecimentos selecionados?

  • C.

    Que grupos socioculturais não estão representados?

  • D.

    Que figuras se repetem nos diferentes desenhos?

  • E.

    Qual episódio foi mais emocionante para o narrador?

Atenção: As questões de números 58 e 59 referem-se ao texto abaixo.

Considerando o uso de elementos modalizadores, a questão que permanece incerta até o final do relato é se

  • A.

    a criança ficou com os índios depois de perder-se.

  • B.

    os pais encontraram o mesmo filho que tinham perdido.

  • C.

    o rapaz achado lembrou alguma coisa do passado.

  • D.

    o homem encontrado morreu ao chegar à casa.

  • E.

    o homem se reconheceu como o filho perdido.

Considere os diálogos abaixo, produzidos como exercício de uma prova.

Caso 04: Josefina: -¡Hola Paulo! Necesito que le pidas a mi madre que cuides al nene en el martes próximo. ¿Puedes hacerme el favor? Paulo: -¡Sí! ¿Pero, que se pasa con usted?

Caso 09: Josefina: -Paulo ya que va ver su madre. Dime a ella que venga el martes próximo para que cuide de Víctor. Paulo: -Es verdad, me olvidei que tiene una entrevista de trabajo. Josefina: -Sí, es verdad, no puedo perder esta oportunidad.

Caso 12: Inés: -Le voy a cuidar de Víctor, pero que seas la última vez, no pienses que le serviré como niñera de tu hijo, ¡soy la abuela solamente!.

(Extraído de Fanjul, Adrián: Ecos de mercado en docentes-alumnos de E/LE em Brasil. Repeticiones y ausências. Em: revista eletrônica Signos ELE, abril de 2008)

De acordo com o autor do texto, a principal deficiência revelada por essas produções diz respeito

  • A.

    às funções pragmáticas na conversação.

  • B.

    aos modos e tempos verbais.

  • C.

    ao vocabulário e as expressões idiomáticas.

  • D.

    às formas para a referência a pessoas.

  • E.

    aos conetivos e marcadores discursivos.

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