Questões de Língua Inglesa do ano 2016

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Keith Chen

  • A. analisou algumas línguas e sua relação com o sucesso dos falantes nas transações financeiras.
  • B. concluiu que falantes de línguas que não apresentam uma forma para expressar o tempo futuro tendem a ser bem sucedidos nas operações financeiras.
  • C. levantou hipóteses sobre o uso adequado da língua estrangeira e a ascensão social e econômica.
  • D. argumentou que algumas culturas são bastante afetadas pela forma como expressam a noção de tempo.
  • E. tornou-se conhecido pelas suas pesquisas junto à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No texto, observa-se a recorrência de vocábulos terminados com o sufixo –ing que, de acordo com a sua posição na sentença, podem representar diferentes classes de palavras. Dessa forma, das sequências abaixo, a que contém apenas substantivos é

  • A. learning (1º §), following (2º§), feelings (1º§).
  • B. memorizing (2º§), gaining (2º§), following (2º§).
  • C. speaking (3º §), writing (3º §), phrasing (6º §).
  • D. being (2º§), describing (6º§), theorizing (11º§).
  • E. phrasing (6º §), feelings (1º§), beginning (7º §).

Analisando as relações de sentido entre as palavras em destaque no fragmento “ Thought, behaviour and language are so closely interrelated that.... a new one...”(13º§) pode-se afirmar que as palavras sublinhadas foram usadas para indicar

  • A. finalidade.
  • B. comparação.
  • C. causa-consequência
  • D. concessão.
  • E. temporalidade.

Os números 53, 96 e 80, presentes no 12º parágrafo representam o(a)s

  • A. multiplicidade de significados de uma mesma palavra nas duas línguas e dialeto citados.
  • B. quantidade de mudanças que ocorreram nas línguas em foco ao longo do tempo.
  • C. aspectos semelhantes da formação de palavras no sânscrito, persa e no dialeto Inuit.
  • D. formas mais conhecidas para escrever as palavras snow e love nas referidas línguas.
  • E. relação entre algumas palavras e o nível de dificuldade para compreendê-las em contextos diversos.

A partir do título do texto, percebe-se que há a predominância do uso do

  • A. presente contínuo, visto que o autor comenta sobre o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a aprendizagem de línguas estrangeiras.
  • B. presente perfeito, já que relata o resultado de estudos sobre ensino de línguas e cultura nos últimos anos.
  • C. presente simples, porque descreve o modo como a aprendizagem de uma língua pode modificar o nosso modo de pensar e agir.
  • D. passado simples, visto que mostra como a aprendizagem de línguas mudou a vida de algumas pessoas em um determinado período de tempo.
  • E. presente simples, porque define o processo de aprendizagem de algumas línguas estrangeiras e a opinião de alguns especialistas sobre o assunto.

Ao dizer “... from assigning gender to inanimate.... future” (2º§), o autor apresenta o(a)

  • A. comparação entre os aspectos mais difíceis na aquisição de uma língua estrangeira.
  • B. descrição de alguns conceitos básicos para a comunicação em língua estrangeira.
  • C. abrangência dos conteúdos a serem entendidos para o sucesso na aquisição de uma língua.
  • D. tempo mínimo para a aquisição de várias estruturas linguísticas e vocabulário (para a efetiva comunicação) em uma língua estrangeira.
  • E. sequência básica de conteúdos para se aprender uma língua estrangeira com mais eficácia.

Com relação ao conceito de tempo nas línguas em foco no texto, é correto afirmar que o(a)

  • A. grego e o inglês possuem formas distintas para expressar presente, passado e futuro.
  • B. noção de tempo no grego é expressa de acordo com a duração e a repetição da ação.
  • C. chinês define o tempo de uma ação utilizando uma mesma estrutura linguística, com a adição dos advérbios ontem, hoje e amanhã.
  • D. maior impacto para o aprendiz iniciante do indonésio é entender as várias formas de expressar o tempo.
  • E. inglês, assim como outras línguas, expressa a idéia de tempo através do uso de advérbios.

A expressão on the other hand (9º§) indica o(a)

  • A. adição de novas ideias sobre o uso do tempo passado pelos habitantes de Beijing.
  • B. introdução de ideias contrárias sobre a inexistência do tempo passado em algumas línguas.
  • C. opinião do autor sobre como os chineses expressam o passado.
  • D. explicação de algumas atitudes dos chineses com relação à sua cultura.
  • E. possibilidade de maior interesse dos chineses pela aprendizagem de línguas mais sintéticas.

O vocábulo AS pode ser usado em vários contextos na língua inglesa. Observando os excertos abaixo, pode-se constatar que a alternativa em essa partícula expressa causa é

  • A. “...as much as 5 percent higher on average...” (10º§)
  • B. “But even <>as a new language is being acquired…” (2º§)
  • C. “Some, such as Japanese, also have formal and familiar versions…” (3º§)
  • D. “ … as even a modicum of proficiency opens up new opportunities…”(1º§)
  • E. “And as one’s thoughts patterns change…” (2º§)

Para evitar a repetição de ideias em um texto, algumas palavras e termos são utilizados para antecipar ou retomar alguma informação. No texto, por exemplo, o pronome it (2º§) faz referência ao (à)

  • A. aprendizagem de línguas.
  • B. memorização de vocabulário.
  • C. aquisição da gramática.
  • D. uso de uma única forma verbal para expressar tempo.
  • E. atribuição da noção de gênero a objetos inanimados.
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