Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Chamada do jornal O Tempo informa: A edição número 10 da Revista Mais destaca o papel que a música exerce para além da arte ou do lazer. Ela pode fazer uma perfeita harmonização dos sentimentos e ser utilizada como terapia. Os dois períodos foram redigidos sem a presença de nenhuma vírgula, o que pode ser considerado

Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas do texto.
A forma verbal pronominal se constrói (l.7) está na voz passiva e, portanto, corresponde, no texto, à locução verbal é construído.
A oração iniciada pelo conector que (l.1) restringe o sentido da expressão antecedente memória social, o que justifi ca o emprego da vírgula após este termo.
O emprego de itálico no substantivo extra-ordinário (l.15) deve-se à grafi a anômala, com hífen, recurso utilizado para ressaltar um dos elementos da formação desse vocábulo e coerente com o expresso no trecho subsequente: como o próprio nome indica.
Na linha 19, estaria igualmente correto o emprego da forma verbal permitem, visto que, conforme as regras de concordância, o verbo poderia, nessa construção, concordar com o núcleo do sujeito mais próximo: faces.
No trecho são modos que a sociedade tem de exprimir-se, de atualizar-se concretamente (l.20 e 21), após a forma verbal tem poderia ser usado que, em vez da preposição de, como faculta a norma gramatical.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012

Em : Se um homem era avaro ou pródigo, ia do mesmo modo para a Casa Verde; daí a alegação de que não havia regra para a completa sanidade mental.(...), a semântica do léxico PRÓDIGO está CORRETAMENTE identificada em
Bêbado.
Esbanjador.
Sovina.
Dogmático.
A relação circunstancial que se pode estabelecer entre as orações independentes TAMBÉM JÁ TENTEI DAR O GOLPE ANDAVA NO CHEQUE ESPECIAL, sem lhes alterar o sentido, é a de:
finalidade
causalidade.
proporcionalidade.
comparação.
conformidade.
Conforme o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Nesse sentido, cada um dos itens seguintes apresenta um fragmento de texto que deve ser julgado certo se, além de estar gramaticalmente correto, atender aos atributos descritos; em caso contrário, deve ser julgado errado.
Considerando o exposto pelo Chefe da Secretaria, submeto à sua autorização o pedido de aquisição de suprimentos de informática, mediante sistema de registro de preços.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O processo de formação do vocábulo destacado na expressão províncias EMPOEIRADAS é:
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à ocorrência ou não do acento indicativo da crase, assinale a alternativa incorreta.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Assinale a alternativa que contém exemplo de oração subordinada adverbial concessiva.

Com referência ao texto acima, julgue os próximos itens.
As aspas foram empregadas no vocábulo vínculos (l.16) para indicar que esse vocábulo foi utilizado no texto de forma irônica.

Assinale a alternativa na qual a supressão do acento gráfico NÃO acarreta mudança de classe gramatical do vocábulo.
têm (l. 08).
práticas (l. 19).
delícia (l. 33).
dá (l. 37).
referências (l. 38).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...