Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011

Considerando palavras do texto, julgue os itens seguintes, com relação à estrutura e formação de palavras da língua portuguesa.
No processo de formação dos vocábulos integração (l.15), impulsiona (l.18), indefectivelmente (l.23) e imprudências (l.27), identifica-se o prefixo in-, que neles expressa a noção de mudança de estado.
Os termos sublinhados, em todas as alternativas, dão ideia de adição, EXCETO em:
Não se envolveu em drogas e nem em atividades ilícitas.
Não somente esteve no morro, mas também em outras favelas.
Queria estar atento ao fato e o cansaço chegou.
Não só aprecio a justiça como também a honestidade.

Considerando os mecanismos de coesão do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 7, a forma pronominal los é empregada como elemento anafórico de terceiros.
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 12, considere o texto abaixo.

Alterada a pontuação original, a frase que mantém a correção é:
Trata-se: de uma manifestação de intolerância difícil, de reconciliar com os valores que a nação francesa veio a representar no mundo.
A legislação adotada em 2010 entrou em vigor nesta semana; e já motivou a aplicação de uma multa de cerca de R$ 340.
Nesse grau de generalidade, a lei se aplicaria a qualquer acessório como máscaras, ou capacetes que oculte o rosto.
A própria legislação, admite: − que a identidade seja confirmada, em recinto policial.
A medida extrema só, encontra explicação, no sentimento xenófobo que se dissemina pela França.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011

Com referência à sintaxe dos períodos acima enumerados, julgue os itens que se seguem.
No período 3, o período é constituído de duas orações, exercendo a segunda oração que zombavam dele a função sintática de sujeito da primeira.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011

Considerando palavras do texto, julgue os itens seguintes, com relação à estrutura e formação de palavras da língua portuguesa.
O sufixo identificado na formação dos vocábulos representantes (l.4) e emergentes (l.5) expressa a noção de paciente das ações de representar e emergir, respectivamente.

Considerando os mecanismos de coesão do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O pronome destes (l.4), refere-se apenas a candidatos (l.3) e partidos (l.3), por serem ambos substantivos masculinos flexionados no plural.

Julgue os itens de 5 a 11, referentes aos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima.
A preposição para, em ambas as ocorrências, nas linhas 10 e 13, estabelece uma relação de consequência entre a oração de que faz parte e a oração que a antecede.
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 12, considere o texto abaixo.

É correto afirmar:
Os parênteses (linhas 9 e 10), nos dois casos, acolhem retificação do significado comumente atribuído às palavras niqab e burca.
Os termos separados por vírgulas e unidos pelo e (linhas 16 a 18) − Vale para ruas [...] e ginásios de esporte − formam sequência que vai do ambiente menor para o maior.
As aspas (linhas 25 e 26) indicam que o autor do segmento não é o editorialista.
O travessão depois da palavra não (linha 29) é exigência, pois ele sinaliza que a expressão podem cobrir foi suprimida.
Os travessões (linhas 34 e 35) isolam uma comparação, alojando os termos considerados superiores aos demais.

Atenção: As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto abaixo.
Leia as afirmações abaixo sobre a pontuação utilizada no texto.
I. Em − Maurício, Reunião e Rodriguez −, os travessões poderiam ser substituídos por parênteses, sem prejuízo para o sentido e a coesão da frase.
II. O travessão empregado imediatamente depois de voavam (1º parágrafo) pode ser substituído por dois pontos, sem prejuízo para o sentido e a coesão da frase.
III. Em o explorador francês Leguat, que passou vários meses no local, empenhou-se na procura dos dodôs, a retirada das vírgulas não implica prejuízo para o sentido e a correção da frase.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...