Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em que sentenças as orações adjetivas estão corretamente pontuadas?
I. José Pinto da Silva quer repetir o feito do seu pai que foi eleito prefeito da capital.
II. A atual presidente do Brasil que foi ministra, é bastante exigente e firme nas suas decisões.
III. Os cupins, que causam prejuízos em muitas residências, sobreviveriam a uma explosão nuclear.

Da glória, própria dos homens ilustres da Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente da grande cultura clássica, passou-se às estrelas - forma ainda heroicizada pela sublimação de que eram portadoras - , depois, com a rapidez de duas ou três décadas de hipermodernidade, às pessoas célebres, às personalidades conhecidas, às pessoas. Deslocamento progressivo que não é mais que o sinal de um novo triunfo da formamoda, conseguindo tornar efêmeras e consumíveis as próprias estrelas da notoriedade.
Levando em conta o acima transcrito, em seu contexto, assinale a afirmação correta.
No segmento que se encontra entre vírgulas, imediatamente depois de Da glória, somente uma das declarações destina-se a caracterizar glória.
É legítimo entender-se do fragmento: as estrelas ostentavam, e pelas mesmas razões, a aura de heroísmo que representava a glória dos homens ilustres da Antiguidade.
No segmento que descreve a segunda parte do processo de deslocamento, introduzida por depois, a expressão que está subentendida é Da glória.
As aspas, em pessoas, chamam a atenção para o particular sentido em que a palavra foi usada: como sinônimo das duas expressões imediatamente anteriores.
A forma efêmeras e consumíveis obtém sua força expressiva pela repetição de uma mesma ideia, repetição que se dá sem acréscimo de traço de sentido.
Observa-se na linha 14 o emprego de uma forma pouco usada no português atual, a mesóclise ver-se-ão. Essa forma poderia ser substituída, respeitando as normas do português padrão escrito, por:
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
A justificativa utilizada para grafar a palavra enfatizar com |Z | é:
um substantivo com sufixo grego izar.
um termo derivado de outro grafado com |Z|
um verbo formado pelo sufixo izar.
um substantivo abstrato formado a partir do sufixo ez.
um verbo derivado de um adjetivo terminado em osa.
Considere o fragmento abaixo transcrito, extraído da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Língua Portuguesa − Ensino Fundamental − Ciclo II e Ensino Médio.

É correto afirmar que uma proposição de trabalho com os gêneros textuais como essa tem como pressuposto a ideia de que o estudo
de gêneros como o curriculum vitae deve ter prioridade sobre o de outros gêneros que não se vinculam diretamente às necessidades mais prementes dos alunos.
de um texto independe do gênero a que ele pertence, pois sempre será possível associá-lo a outros textos de diferentes gêneros textuais.
das características estruturais de um texto deve ficar em segundo plano diante da fundamental análise da conjuntura de sua produção.
de um texto só tem sentido quando se consideram, entre outras coisas, o contexto em que é produzido, sua finalidade e as circunstâncias de sua recepção.
de gêneros menores como entrevista de emprego e anúncio de jornal só tem sentido quando estes são comparados a gêneros mais importantes, como o curriculum vitae.
Analise as afirmativas abaixo, de acordo com as regras normativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O Congresso aprovará o novo imposto apesar da população não apoiar a ideia.
II. Minha professora é a pessoa mais inteligente que eu já conversei.
III. A maioria dos brasileiros é a favor das pesquisas com células-tronco.

Em relação ao texto, julgue os itens de 16 a 20.
Na linha 17, estaria gramaticalmente correta a inserção de sinal de dois-pontos imediatamente após a palavra como.
Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.

Pode-se associar esses três estilos de que trata Alfredo Bosi a diferentes obras ou autores da Literatura Brasileira. Nessa associação, não teríamos dificuldade em encontrar exemplos do
estilo de lenda, épico-lírico, solene nos textos em que Gregório de Matos, valendo-se de sua verve como autor barroco, investe contra o que julga ser os males da Bahia.
estilo de crônica, cômico, despachado nas páginas de O Ateneu, de Raul Pompeia, em que o autor rememora sua vida de interno no severo colégio do Prof. Aristarco.
estilo de paródia em textos consagrados de José de Alencar e Gonçalves Dias, quando relevam a carência de recursos expressivos das nossas línguas indígenas.
estilo de lenda, épico, solene nos romances maduros de Machado de Assis, em que este se nutre da memória individual para reconstituir uma época auspiciosa da vida nacional.
estilo de paródia em muitas páginas da poesia e da prosa de Oswald de Andrade, sobretudo as produzidas ao longo da década de 20 do século passado.

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas da forma adequada, seguindo o padrão normativo da língua.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...