Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011

No que se refere à estrutura textual e a aspectos gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 10, o pronome lhes poderia ser substituído por os, sem prejuízo da correção gramatical do texto, dada a possibilidade de dupla regência do verbo oferecer.
A redação de documentos oficiais deve pautar-se por impessoalidade, clareza, concisão e pelo uso correto da norma culta. Todas essas qualidades são respeitadas no seguinte trecho:
Este setor do Governo Estadual, responsável pelo atendimento a vítimas de desastres naturais, elaborou um plano geral de assistência a ser encaminhado às entidades que colaboram nesse atendimento, para a adequada efetivação dos trabalhos nas ocasiões de calamidade pública.
O Instituto Benefício para Todos deverá estar sendo convidado para fazer parte de uma campanha destinada a angariar donativos, que se espera seja suficiente para atender a todos os desabrigados da enchente; conforme estipulado pela Coordenadoria, que foi considerada de relevante interesse social.
Como Deputado da Bancada Estadual, sintome avexado por que não estou podendo atender com mais prontidão e benefícios as vítimas dessa implacável seca, que teve motivos alheios à minha vontade para não conseguir isso.
Membros da Comissão Técnica destinada a averiguar a distribuição de favores em troca de votos, apurou que o Presidente do Conselho de Agricultores do Estado afirmou ao seu Vice de que ele poderia estar sendo investigado por desvio de verbas.
O critério metodológico de escolha dos participantes das equipes de atendimento à vítimas de desastres naturais estão sendo preparados, tendo em vista que é importante observar a correspondência entre tais desastres e o atingimento de pessoas nessa situação.
Assinale a alternativa correta:

Em palavras compostas, existe hífen se a segunda delas começa por h (anti-horário) ou pela mesma letra com que a primeira termina (anti-imediato).
Assinale a alternativa com as palavras em que os dois elementos devem seguir essa norma.
anti + cárie ; auto + elogio
anti + vírus ; auto + afirmação
anti + caspa ; anti + econômico
hidro + ginástica ; sono + terapia
contra + ataque ; micro + ônibus
Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.

É correta a seguinte consideração sobre um dos estilos referidos por Alfredo Bosi:
O estilo de lenda, épico, lírico, solene intensificou-se nas crônicas urbanas do século XX.
O estilo de crônica, solto, despachado exemplifica-se na linguagem intimista de Álvares de Azevedo.
A informalidade é um traço característico do estilo de escritores como Coelho Neto e Rui Barbosa.
A expressão herói de nossa gente alude a um componente típico da literatura épica.
As expressões já de menino e Ai! que preguiça! são reveladoras da linguagem de um parnasiano.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Texto II, para responder às questões 5 e 6.

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
A eliminação da primeira vírgula na sentença Bem, na era medieval, o hospital funcionava (linha 49) alteraria o sentido do enunciado.
O termo Por quê? (linha 2) poderia corretamente ser grafado em uma única palavra.
O trecho O uso de encantamentos, simpatias e poções mágicas (em geral, chás de ervas e unguentos) foi classificado como paganismo e uma afronta às leis de Deus (linhas de 11 a 14) estaria correto substituindo-se poções por porções e passando-se foi classificado para o plural.
No fragmento o hospital funcionava mais como um depósito de doentes, onde monges e freiras providenciavam (linhas de 49 a 51), o pronome onde ficaria correto, se substituído por nos quais.
O texto, para garantir maior credibilidade às ideias nele defendidas, busca distanciamento do leitor.

Nos trechos: contribuinte e eleitor (l.10) e Posso ser paralítico, preguiçoso, morar fora, e tenho o direito de saber o que é que se lê nas câmaras (l.13-14), percebe-se o uso do recurso estilístico denominado
analogia.
personificação.
comparação.
conotação.
Marque a opção que o gerúndio está corretamente empregado conforme o padrão culto:
Ele tinha refazido todo o trabalho antes do chefe chegar.
Os diretores tinham chego antes dos funcionários.
As cartas foram impressas sem a autorização do chefe.
Ele foi pego adulterando os documentos.
Analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Em pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo [...], o que é um pronome relativo.
II. Em pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo [...], o que introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.
III.Em aquelas que se dedicam menos à escola., o que é uma conjunção integrante.
IV. Em aquelas que se dedicam menos à escola., o que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Assinale a alternativa correta, quanto ao emprego de sc, como em imprescindível.
acréscimo, fascínio
aparênscia, nescessário
cóscegas, vascilar
disfarsce, morscego
demiscão, interesce
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...