Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A alternativa que desobedece à norma culta padrão é:
Ao meu ver, todas as pessoas andam desequilibradas.
Nos aplaudiram de forma gratuíta.
Temos bastantes desentendimentos em minha família.
Esqueçam-se da felicidade sem saúde mental.
Língua Portuguesa - Semântica - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011

Analise os termos sublinhados dos fragmentos abaixo:
I ...ou não que tenham relevância para a cultura pernambucana...
II. ...nossas publicações são concebidas dentro de um planejamento...
III. ...de modo a proporcionar uma leitura tão agradável quanto proveitosa.
Estes podem ser substituídos, sem causar qualquer prejuízo de sentido, respectivamente, por:
importância, elaboradas, delegar.
prestígio, organizadas, expressar.
essência, exportadas, propor.
importância, geradas, ofertar.
essencialidade, importadas, oferecer.

Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.
No trecho Os tiques costumam ser precedidos por sensações premonitórias incômodas (l.25-26), a substituição da preposição por pela preposição de não acarretaria prejuízo gramatical para o texto.

Com base no trecho acima, no qual Antonio Candido expõe a lógica histórico-literária segundo a qual se desenvolveu a literatura brasileira, e na dinâmica dos períodos literários brasileiros, julgue os itens a seguir.
Apesar das tendências universalistas do Arcadismo brasileiro, formulou-se, nesse período, de forma consistente, o que o autor, na penúltima linha do texto, chama de expressão literária diferente, especialmente se se consideram as obras de Claudio Manuel da Costa e Tomaz Antonio Gonzaga.
Está adequado o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
Os recursos da internet, dos quais podemos nos valer a qualquer momento, permitem veicular mensagens por cujo conteúdo seremos responsáveis.
Artistas plásticos, que suas obras lhes interessa divulgar, frequentam os espaços da internet, mediante aos quais promovem a divulgação de seu trabalho.
Jornalistas veteranos, de cujas colunas tantos leitores já frequentaram, passaram a criar seus próprios blogs, pelos quais acrescentam uma dose de subjetivismo.
É comum que, num blog, os assuntos públicos, a cujo interesse social ninguém duvida, coabitem aos assuntos particulares, que a poucos interessará.
As múltiplas formas de linguagem com que o autor de um blog pode lançar mão obrigam-no a se familiarizar com técnicas de que jamais cogitou dominar.
Assinale (V) quando a afirmação estiver correta e (F) quando estiver incorreta em relação ao uso da crase.
I. ( ) Eis a lei à qual obedeço.
II. ( ) Não me refiro àquele jovem.
III. ( ) Redigi à mensagem.
IV. ( ) Venceu à custa de muito empenho.
Marque a sequência correta:
V F F - V
F V - F - F
V F V - V
V V F - V

Com base no trecho acima, no qual Antonio Candido expõe a lógica histórico-literária segundo a qual se desenvolveu a literatura brasileira, e na dinâmica dos períodos literários brasileiros, julgue os itens a seguir.
Considerando-se o progressivo amadurecimento da literatura brasileira aludido no texto, é correto afirmar que o Barroco literário é, no Brasil, o primeiro estilo de época fruto de deliberada organização programática de autores com o intuito de fundar uma literatura nacional.

Em certas passagens do primeiro parágrafo, os autores referem-se a certas ações pretéritas que consideravam contínuas. A forma verbal que demonstra essa atitude é
(linha 2) criaram.
(linha 5) alcançou.
(linha 5) continua.
(linha 13) anunciavam.
(linha 15) vê triunfar.
Assinale a sentença que está de acordo com as regras normativas.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011

Assinale a alternativa na qual os termos destacados e os termos dados entre parênteses estão em relação de sinonímia, no contexto em que se inserem.
Os conflitos territoriais podem se resumir, em várias situações, à tentativa de expandir ou confirmar (retificar) a soberania estatal sobre determinados espaços.
De fato, não se pode conceber (entrever) crescimento sem água.
A crise da água, no entanto, ultrapassa (extrapola) os limites territoriais.
Por isso, nenhum Estado pode se eximir (se precaver) da tarefa de garantir, através da conservação e preservação dos recursos hídricos, a qualidade de vida de seus povos e das futuras gerações.
Outra maneira de atuação é através da formação de grupo de pressão, composto por outros expressivos países em desenvolvimento engajados (aviltados) com a questão da água.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...