Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sinal indicativo de crase deve ser usado somente no a presente em
Mas a dor de dente pode passar a ser um problema.
Os pais costumam levar a seus filhos a obrigação de serem felizes.
Não se deve dar importância a chamada da capa da revista.
Os livros publicados por universidades devem ser levados a sério.
O dinheiro não traz a felicidade que se imagina, quando se luta por ele.
Considerando os aspectos morfossintáticos do texto II, assinale a alternativa correta.
Atenção: Responda às questões 11 a 21 com base no texto 2.

O par gramatical que NÃO desempenha a mesma função sintática é a expressão
para nas linhas 3 e 8.
o nas linhas 2 (o primeiro) e 11.
o nas linhas 2 (o segundo) e 4.
e nas linhas 2 e 9.
a nas linhas 2 e 8.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010

Julgue os itens de 1 a 7 a respeito da organização das estruturas linguísticas no desenvolvimento do texto.
As relações de sentido estabelecidas no primeiro período do segundo parágrafo evidenciam que a forma de gerúndio em sendo responsável (l.14-15) remete a sucesso (l.14) e, por isso, o adjetivo está empregado no singular.

Com base no texto acima, julgue os itens de 5 a 8.
As escolhas lexicais e sintáticas do autor estariam adequadas a documentos da correspondência oficial, caso o texto compusesse um relatório, um ofício ou um parecer.

Considerando as ideias e aspectos linguísticos desse texto, julgue os itens que se seguem.
Não haveria prejuízo para o sentido original do texto nem para a correção gramatical caso a expressão a cada ano (l.17-18) fosse deslocada, com as vírgulas que a isolam, para imediatamente depois de e (l.16).
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de Cristina Spera, disponível em http://www1.ethos. org.br/EthosWeb/pt/4774/servicos_do_portal/noticias/ itens/(acesso em 2/11/2010).
Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta no que se refere ao uso dos sinais de pontuação.
Desde o século V a.c., na Pérsia, sabe-se que, os ventos podem gerar energia limpa e abundante. É de lá que vem o moinho de vento, invenção originalmente utilizada para mover água; e irrigar os campos de arroz e trigo.
Os mecanismos básicos que movimentam os moinhos não mudaram desde então; o vento atinge uma hélice que, ao movimentar-se, gira uma polia que, impulsiona outro equipamento. Na antiguidade um monjolo. No século XXI, um gerador de eletricidade.
O vento é o resultado da diferença de temperatura entre água e terra, planícies e montanhas, nas regiões tropicais, equatoriais e polares. A força do vento e a quantidade de energia nele contida depende da época do ano, da hora do dia e da vegetação e topografi a do local.
Os séculos que separam o moinho persa dos atuais parques eólicos foram marcados por grandes descobertas científicas. Elas, inclusive explicaram o que é vento. Não é, o sopro dos deuses, como os antigos imaginavam.
O litoral brasileiro, por suas características é considerado: um local abençoado por ventos que podem gerar milhões de quilowatts de energia elétrica. Desde os anos 1990 há empreendedores, fincando hastes e hélices em alguns locais especialmente beneficiados pelos regimes de ventos, como o litoral de Santa Catarina e o do Ceará.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010

A respeito da organização das ideias do texto acima e das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os próximos itens.
A substituição de se têm (l.1) por tem altera as relações entre os argumentos do texto, mas preserva sua coerência e correção gramatical.
Num dia cinzento de janeiro, Lawrence Summers - o presidente da Universidade Har vard - sugeriu que diferenças inatas na estrutura do cérebro masculino e do feminino poderiam ser um fator determinante para a relativa escassez de mulheres na ciência.
No trecho, o termo em destaque exerce função sintática de:
Sujeito;
Aposto;
Adjunto adverbial;
Vocativo.
Atenção: Responda às questões 11 a 21 com base no texto 2.

Em repetiu as suas preocupações de que ações militares somente iriam retardar − e não impedir − que o país obtenha essa capacidade (linhas 9 a 11), tem-se
I. falta de crase porque o verbo repetiu (linha 9) é transitivo indireto e a sua regência exige a preposição a, que faz fusão com o artigo as do substantivo preocupações (linha 9).
II. problema de regência entre retardar e que o país obtenha essa capacidade (linhas 10 e 11), provocado pela intercalação de − e não impedir − (linha 10).
III. problema de paralelismo verbal porque o conetivo e (linha 9) está ligando o verbo ser (linha 7) e o verbo repetiu, os dois flexionados diferentemente.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...