Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e da organização das estruturas linguísticas no texto acima.
O uso do sinal indicativo de crase em à transformação (l.7) e em à participação (l.8) evidencia que o verbo visar está sendo empregado em uma relação sintático-semântica que exige complemento regido pela preposição a.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A justificativa para o emprego do acento indicador de crase, em pagar pensão à ex-esposa (14), valeria também para fazer uma fortuna (13), se uma fosse substituída por a.
Em Implica menos dinheiro, fama e projeção social (7) o verbo é transitivo direto; assim, é errado empregá-lo com preposição (Implica em).
A regência do verbo lembrar (9) é a mesma de fazer (13) e conhecer (16).
A palavra imprescindível (2) faz o plural como inevitáveis (3) e a regra de acentuação gráfica é a mesma para as duas palavras.
Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens de 7 a 13.
O desenvolvimento da argumentação permite a substituição do termo "em que" (l.13) tanto por na qual, quanto por no qual, sem prejudicar a correção gramatical, nem a coerência textual, apesar de resultar em diferentes relações semânticas para "deliberar" (l.13).

Desconsiderando o tamanho dos espaços e tomando, no modelo de memorando acima, Fulano de Tal como assinatura, julgue os seguintes itens, a respeito desse modelo de documento e da elaboração de documentos oficiais.
Para que o documento atenda plenamente ao padrão, será necessário deslocar a identificação de local e data para imediatamente antes da assinatura.
Língua Portuguesa - Redação oficial - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos tradicionais para fecho foram regulados por uma Portaria do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, estabelece o emprego de apenas
dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Atenciosamente e Cordialmente.
três fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente, Atenciosamente e Sem mais.
três fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Atenciosamente, Cordialmente e Sem mais.
um fecho para todas as modalidades de comunicação oficial: Cordiais saudações.
dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente e Atenciosamente.

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 21, o sinal de dois-pontos introduz sequência em que se estabelece relação de oposição entre Línguas não existem sozinhas e só há línguas porque há pessoas que as falam.

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e da organização das estruturas linguísticas no texto acima.
Com os devidos ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas, o deslocamento da expressão no início dos anos 60 do século XX (l.1-2) para o começo do período e do texto preservaria sua coerência e correção gramatical, desde que a vírgula que segue essa expressão a acompanhasse.

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e da organização do texto acima.
Na linha 15, o emprego do sinal indicativo de crase em a essa alienação preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.

Com base no uso das estruturas linguísticas desse texto, julgue os itens subsequentes.
O tempo verbal empregado em ocupar-se-ia (l.2) indica que se trata de uma afirmação condicionada pelos argumentos a respeito da ação de ocupar-se, para sugerir que, de fato, não se realizam esses objetivos da ciência (l.1).
Assinale a opção correta com relação às estruturas linguísticas do texto.
No trecho 'cansar-se bobamente' (l.2), o pronome 'se' indica reciprocidade.
Obedecem à mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos "pérola", "derruída" e "visível".
No trecho "mas por fraqueza" (l.6), a conjunção "mas" estabelece uma relação de causalidade com a oração que a antecede.
No trecho "Até o esqueço" (l.9), o pronome "o" se refere ao antecedente "meu molar de parede derruída" (l.8).
No trecho "Como ele disse, aconteceu" (l.13-14), a conjunção "como" estabelece uma comparação entre o que foi dito e o que aconteceu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...