Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
Regidos pela preposição de, os termos "de realização" (l.15-16) e "da técnica" (l.16) não admitem a ligação pela conjunção e, como ocorre entre "do desenraizamento" (l.16-17) e "da perda de referências" (l.17), porque, no primeiro caso, "técnica" é um termo dependente de "realização".
Atenção: As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
Cada perfil incluído nos sites de relacionamento podem ser comparados a uma espécie de palco, em que o usuário se apresenta a uma plateia invisível.
É necessário certos cuidados com o uso dos sites de relacionamento para evitar-se até mesmo situações embaraçosas que põe em risco a imagem dos usuários.
De nada adianta estabelecer contatos com enorme número de participantes dos sites, pois existe um limite para as relações humanas, estabelecido pela biologia.
É preciso que os usuários permaneçam muito tempo conectados à internet, pois se tratam de sites que transmite informação instantânea.
Para os participantes de sites de relacionamento podem parecer estar sempre rodeado de pessoas, mas não existe real proximidade entre eles.

Julgue os itens a seguir, a respeito da organização do texto acima.
O desenvolvimento do texto mostra que o termo "suas palpitações" (l.10) é responsável pela flexão de plural em "acendem" (l.14).
Tomando por base a organização do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A correção gramatical do texto seria preservada se fosse empregada a forma verbal encontrássemos em lugar de "encontrarmos" (l.3), com a vantagem de se reforçar a ideia de condição expressa pela oração iniciada por "Se não" (l.3).Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Com relação à organização, à linguagem e aos aspectos gramaticais do texto, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.
No quinto parágrafo, o autor constrói, para a forma verbal "reduz" (l.17), um complemento verbal composto: "a tenacidade do esforço humano" (l.17) e "em centenas e centenas de séculos" (l.17).
A partir desse texto hipotético, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de correspondência oficial.
No corpo do documento, a redação do primeiro parágrafo respeita as normas de impessoalidade, formalidade, concisão, além do padrão culto da língua a que todos os documentos oficiais devem obedecer.
Língua Portuguesa - Pontuação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Em Ela, a mídia, pode e deve se manifestar quanto a suas preferências, as vírgulas servem para

Considerando os aspectos gramaticais, as estruturas linguísticas, as ideias e os sentidos do texto acima, julgue os itens seguintes.
O travessão (l.17), que antecede uma ideia de oposição ao que se afirma no último parágrafo, poderia ser substituído por ponto e vírgula, mantendo-se a correção gramatical.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

− partido político, condição econômica, seita religiosa etc. − (1º parágrafo)
O segmento isolado pelos travessões denota, no texto,
transcrição exata de informações obtidas em outros autores.
redundância intencional, para valorizar a descaracterização grupal.
enumeração esclarecedora de uma expressão anterior.
realce de uma ideia central, com a pausa maior inserida no contexto.
ressalva importante, de sentido explicativo, ao desenvolvimento anterior.
Considerando as relações de coesão textual, assinale a opção correta a respeito do uso de pronomes no texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...