Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.

 

Preservam-se a coerência da argumentação e a correção gramatical do texto ao se substituir "Apesar de" (l.10) por Embora.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Assinale a opção que apresenta ERRO de concordância verbal, segundo o registro culto e formal da língua.

  • A. Necessita-se de novos programas de qualidade de vida.
  • B. A pressão, a ansiedade e a tensão muscular, tudo prejudicava a saúde do trabalhador.
  • C. Os Estados Unidos contrataram profissionais especializados em comunicação
  • D. Já fazem três meses que ele se adaptou a uma nova realidade profissional.
  • E. Cada um dos profissionais do RH deve saber administrar o seu estresse.

 

Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A ausência do sinal indicativo de crase em "a teses" (l.10) indica que o substantivo está sendo usado em sentido generalizado, sem a determinação marcada pelo artigo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.

As palavras “panamenha” (l.14) e “reaganiana” (l.25) são palavras estrangeiras adaptadas à língua portuguesa por derivação com o acréscimo de sufixos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos gramaticais e estilísticos do texto, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A complementação da forma verbal "assistiram" (l.2) pelo pronome pessoal o, na modalidade no, manteria a correção gramatical do período.

  • C.

  • E.

Considerando as normas da redação oficial, assinale a opção correta

  • A.

    Com a finalidade de evitar equívocos, o cargo da autoridade que expede o documento oficial, o nome e sua assinatura devem ser apresentados em página isolada do expediente.

  • B.

    No fechamento de um aviso, o signatário deve usar o termo Respeitosamente, devido às formalidades legais da petição.

  • C.

    Por ser um documento oficial que circula entre unidades administrativas de um mesmo órgão, o memorando é considerado uma forma de comunicação interna.

  • D.

    Em ofícios, memorandos e requerimentos, os comentários de solicitação e os encaminhamentos a respeito do assunto tratado devem ser apresentados na parte denominada assunto, de forma sucinta.

  • E.

    Por se tratar de um documento oficial que visa tramitar rapidamente, é facultativo ao memorando o registro do local e da data em que foi expedido.

Na elaboração de textos oficiais, a observância de determinadas características gerais — tais como objetividade, clareza, concisão, correção gramatical, impessoalidade, polidez e ausência de ambiguidade —, além do respeito a particularidades de cada documento, processo e correspondência afetos à administração pública, garante a funcionalidade e a adequação do expediente de um órgão. Acerca do processo de redação de textos oficiais e das especificidades concernentes aos documentos oficiais, julgue os itens a seguir.

Senhor Fulano e Prezados Senhores são formas de tratamento adequadas no vocativo de uma ata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em “É aí que fico fascinado com o que me parece ser uma das principais...” a palavra destacada possui o mesmo significado contextual que:

  • A. Tumultuado.
  • B. Encantado.
  • C. Provocado.
  • D. Inestimado.
  • E. Motivado.

A alternativa na qual a expressão colocada entre parênteses substitui o termo destacado na frase, em negrito, sem prejuízo do sentido é:

  • A. "Apesar de incluir o aspecto da legalida-de, a missão do Ministério Público vai muito além desse campo.” (visto que inclui)
  • B. “Prevalece na região o esquema de parce-rias, no qual a maioria dos pequenos proprietá-rios é apenas responsável pela terminação (en-gorda) dos suínos.” (onde)
  • C. “Embora algumas instituições locais auxi-liem os proprietários na definição de sistemas de manejo dos dejetos e alternativas econômi-cas à criação de suínos, falta ainda uma política mais eficiente de incentivos financeiros e contro-le da poluição para que as responsabilidades não recaiam exclusivamente aos proprietários.” (também)
  • D. Trabalhos como o corte de cana devem ser reservados àqueles que já se encontram com sua estrutura física consolidada, porquanto as agressões ao corpo são mais facilmente suportadas.” (uma vez que)
  • E. “O processo de representação política pa-dece de grave vício, pois os eleitos não estão efetivamente vinculados nem aos partidos pelos quais se elegeram nem aos compromissos de campanha, nem há recall.” (desde que)

 

Julgue os itens de 12 a 15, a respeito da organização das ideias no texto acima.

O desenvolvimento da argumentação permitiria usar os termos "esse jogo" (l.15) e "essa oscilação" (l.16) no plural, sem prejudicar a coerência entre os argumentos e o respeito às regras gramaticais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...