Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não só porque no mundo todo cresce a convicção da importância dos povos tradicionais para o futuro da humanidade, precisamente em virtude de sua relação específica com a terra e a natureza, mas também porque a sociedade do conhecimento, acelerada construção, não pode prescindir da diversidade cultural para seu próprio desenvolvimento. (L.45-51)
Assinale a alternativa que apresente pontuação igualmente correta para o trecho acima.
Não só porque no mundo todo cresce a convicção da importância dos povos tradicionais para o futuro da humanidade precisamente em virtude de sua relação específica com a terra e a natureza , mas também porque a sociedade do conhecimento, acelerada construção, não pode prescindir da diversidade cultural para seu próprio desenvolvimento.
Não só porque no mundo todo cresce a convicção da importância dos povos tradicionais para o futuro da humanidade precisamente em virtude de sua relação específica com a terra e a natureza, mas também porque a sociedade do conhecimento acelerada construção não pode prescindir da diversidade cultural para seu próprio desenvolvimento.
Não só porque, no mundo todo, cresce a convicção da importância dos povos tradicionais para o futuro da humanidade, precisamente em virtude de sua relação específica com a terra e a natureza mas também porque a sociedade do conhecimento acelerada construção , não pode prescindir da diversidade cultural para seu próprio desenvolvimento.
Não só porque, no mundo todo, cresce a convicção da importância dos povos tradicionais, para o futuro da humanidade, precisamente em virtude de sua relação específica com a terra e a natureza, mas, também, porque a sociedade do conhecimento acelerada construção, não pode prescindir da diversidade cultural, para seu próprio desenvolvimento.
Não só porque no mundo todo, cresce a convicção da importância dos povos tradicionais para o futuro da humanidade precisamente em virtude de sua relação específica com a terra e a natureza mas também porque a sociedade do conhecimento, acelerada construção, não pode prescindir da diversidade cultural para seu próprio desenvolvimento.
Analise as propostas de correção gramatical para o trecho de relatório abaixo e, a seguir, assinale a única opção que, em vez de corrigir, introduz erro ao trecho.
Acrescentar preposição ao verbo "Procedemos", escrevendo-o assim: Procedemos ao
Passar para o plural o verbo "deu", reescrevendo-o assim: deram
Reescrever o trecho das linhas 4 e 5 com acento grave no "as". Assim: aplicável às diversas áreas
Flexionar o adjetivo "examinados" no feminino. Assim: examinadas
Acentuar grafi camente a palavra "itens", escrevendo-a assim: ítens

Há ocorrências de incorreção ortográfica na frase:
Quando o poder econômico influi nas decisões governamentais, acaba por reservar-se privilégios inconcebíveis.
Mão-de-obra ociosa ou paralizada pode decorrer de uma incidiosa e frustrante concentração do poder econômico.
Embora tenha sido escrito há tantas décadas, o texto de Einstein mantém-se atualíssimo, dissipando assim uma possível alegação de anacronismo.
Os empreendimentos econômicos não podem obliterar os aspectos sociais intrínsecos a toda e qualquer mobilização de capital.
A arrogância inescrupulosa de alguns capitalistas presunçosos impede que haja não apenas distribuição das riquezas, mas acesso às informações.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.




É preciso corrigir o deslize na concordância verbal da frase:
A falta de medidas que imponham limites para as ações dos filhos atesta a insegurança e a desorientação dos pais.
O caso dos pais que não se determinam a impor limites aos filhos assemelham-se ao dos que efetivamente os abandonam.
Não falta ao livro de Philippe Jeammet um arrolamento de casos em que se demonstram os sofrimentos de nossos jovens.
Aos jovens que faltam às aulas e se entregam ao uso de drogas caberia proporcionar a assistência de um bom psicólogo.
Das convicções de alguns profissionais complacentes deriva, por vezes, a má orientação que imprimem os pais à educação dos filhos.
Texto para as questões 18 e 19

O texto é
uma definição.
uma narração.
um relatório.
um diálogo.
uma ordem.
"... as árvores que plantara riam dela". Identifique a seguir a oração em que o verbo sublinhado encontra-se no mesmo tempo e modo do verbo em destaque no trecho anterior:
"Os filhos de Ana eram...".
"Certa hora da tarde era mais perigosa...".
"Assim ela o quisera e escolhera...".
"... Como cortava blusas...".
"Sua precaução reduzia-se a tomar...".
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

A respeito das idéias e estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens de 17 a 29.
No parágrafo final, em "As sobrecargas geram calor excessivo nos circuitos", "excessivo" é sinônimo de
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Com base na organização do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
Preservam-se a correção gramatical do texto e as relações semânticas do período, reforçando-se a idéia de variedade, ao se substituir "vários povos" (L.2) por grande variedade de povos.
A vírgula é empregada para separar termos de uma enumeração no trecho
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.




Todas as formas verbais estão corretamente empregadas e flexionadas na frase:
Se não reverem sua conduta, muitos pais porão a perder a felicidade de seus filhos.
Quando lhes convir, os adultos deverão dizer não a seus filhos adolescentes.
Não se deprenda da leitura do texto que os pais devam assumir uma conduta tirânica.
Caso os pais não hajam em consonância com a carência dos filhos, muitos problemas virão.
Tudo o que advier de um excesso de benevolência resultará em desvio de conduta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...