Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual das alternativas abaixo está escrita de forma incorreta?
Quanto ao uso das iniciais maiúsculas e minúsculas, qual alternativa abaixo apresenta palavra(s) sublinhada(s) grafada(s) CORRETAMENTE?
Em Arcoverde, o guarda de trânsito aplica Multas aos motoristas que desobedecem às leis.
Os Motoristas imprudentes são autuados diariamente, na cidade de Arcoverde.
No dia 25 de julho, dia de são cristóvão, comemora-se o Dia do Motorista.
Todo motorista de arcoverde tem papel importante no trânsito, por isso deve respeitar as leis.
Todo condutor de veículo deve conhecer o Código de Trânsito.

Julgue os itens a seguir, referentes ao emprego do sinal indicativo de crase no texto.
Em "Vieira a teria tomado diretamente às Escrituras" (l.7), a crase deve-se à regência do verbo tomar e ao emprego do artigo definido que precede "Escrituras".Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

A respeito das idéias e estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens de 17 a 29.
Em seu trabalho, o eletricista usa um equipamento. No texto, a palavra "equipamento" é um coletivo para

Com base na compreensão dos sentidos e na análise da estrutura lingüística do texto acima, que constitui um excerto da fala do narrador-personagem Brás Cubas, julgue os itens de 76 a 86.
Ao inverter a ordem sujeito + verbo, como fez o autor, no início do texto, em Tinha eu, obtém-se um efeito de estilo, sem prejuízo da gramaticalidade.

I. A comunicação é uma característica inerente ao ser humano.
II. As pessoas estão mergulhadas em processos comunicativos o tempo todo.
III. Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.
IV. Entre os diferentes tipos de comunicação, o mais importante é a comunicação interpessoal, que diz respeito à capacidade de dialogar, à troca de informações, seja por meio do contato físico direto, seja por intermédio de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão de mensagens.
V. Nas sociedades orais, aquelas que não dispunham de nenhum sistema de escrita, as mensagens eram recebidas no tempo e no lugar em que eram emitidas.
Com referência às assertivas e às figuras abaixo, julgue os itens de 16 a 25.
Estão implícitas, na assertiva V, circunstâncias de tempo e lugar da forma verbal "eram recebidas", mas não estão explícitas as de modo e intensidade.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A expressão como regra geral equivale semanticamente a:
de maneira ampla;
na maioria dos casos;
de forma simples;
como exceção;
com a exceção de.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Com relação às palavras e expressões empregadas no texto, julgue os itens seguintes.
O vocábulo "efetiva" (l
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Para responder às questões de números 05 e 06, leia a história em quadrinhos.
A palavra que tem o mesmo sentido da palavra raiva é
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Com relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego da vírgula logo após "choca" (R.1) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...