Questões de Língua Portuguesa

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Assinale a alternativa em que há uma palavra que NÃO segue a mesma regra de acentuação gráfica que as demais.

  • A. Além – têm – também.
  • B. Universitária – docência – língua.
  • C. Altruístas – saíram – amiúde.
  • D. Auxiliá-los – inglês – até.
  • E. Pública – artísticos – rápida.

As alternativas a seguir apresentam sinônimos, previstos no dicionário, para os vocábulos “consolidando” (l. 01) e “elencados” (l. 10), respectivamente. Assinale a alternativa INCORRETA, do ponto de vista semântico, considerando o contexto em que essas palavras se encontram no texto.

  • A. Estabelecendo – enumerados.
  • B. Firmando – referidos.
  • C. Moldando – listados.
  • D. Solidificando – catalogados.
  • E. Formando – arrolados.

Assinale a alternativa que NÃO poderia preencher, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 17 e 19.

  • A. a – às
  • B. às – às
  • C. as – nas
  • D. de – para as
  • E. às – para as

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 08 e 12.

  • A. vem – se vê
  • B. veem – vê-se
  • C. vêm – vê-se
  • D. vem – vê se
  • E. veem – se vê

Analise estas afirmativas sobre aspectos gerais da redação oficial, contidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos, não se deve empregar, em nenhuma circunstância, a linguagem técnica, pois ela só é inteligível àqueles que com ela estejam familiarizados.

( ) O Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: “Respeitosamente” para autoridades superiores, inclusive o presidente da República; e “Atenciosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

( ) O memorando é a modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de órgãos diferentes e que estejam hierarquicamente dispostas em um mesmo nível.

( ) Tanto o aviso quanto o ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V V F
  • B. V V F V
  • C. F V F V
  • D. F F V F

Releia o trecho a seguir.

 “‘Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério’, lembra Zeman, que tratou do caso.”

Em relação ao tempo verbal da palavra destacada no trecho, ele indica um fato:

  • A. passado já concluído.
  • B. atual duvidoso.
  • C. passado não terminado.
  • D. atual hipotético.

Releia o trecho a seguir.

 “São essas regiões que estão ligadas a nossa habilidade de recordar o passado e projetarmos o futuro, a pensar em si e nos outros, bem como às decisões morais”[...]

Em relação ao acento indicador de crase, de acordo com a norma padrão, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. As duas palavras destacadas (“a” e “às”) são regidas pelo verbo “ligar”, porém o uso do acento indicativo de crase é facultativo nos dois casos, tendo o autor optado por usá-lo em apenas uma das ocorrências.
  • B. A primeira palavra destacada (“a”) é regida pela palavra “habilidade” e por isso não se usa o acento indicativo de crase; na segunda (“às”), a palavra regente é “decisões”, por isso o acento é obrigatório.
  • C. As duas palavras destacadas (“a” e “às”) são regidas pelo verbo “ligar”, porém, no primeiro caso, o acento indicativo de crase é facultativo, no segundo, obrigatório.
  • D. A primeira palavra destacada (“a”) é regida pela palavra “habilidade” e por isso o acento indicativo de crase é facultativo; na segunda (“às”), a palavra regente é “decisões”, e o acento também é facultativo.

Releia o trecho a seguir.

“A doença mexe com nossa intuição mais básica: a consciência de que existimos.”

Assinale a alternativa cuja palavra não pertence à mesma classe gramatical das outras.

  • A. Doença
  • B. Intuição
  • C. Básica
  • D. Consciência

Releia o trecho a seguir.

 “Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério[...].”

Esse trecho pode, de acordo com a norma padrão e sem prejuízo de seu sentido original, ser reescrito das seguintes formas, EXCETO:

  • A. Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, todavia não sofreu nenhum dano físico sério.
  • B. Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, portanto não sofreu nenhum dano físico sério.
  • C. Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, entretanto não sofreu nenhum dano físico sério.
  • D. Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, contudo não sofreu nenhum dano físico sério.

Releia o trecho a seguir.

“‘Está em todas as partes e em nenhuma’ [...]”

Leia as definições a seguir, retiradas do Aurélio versão 7.0 – eletrônica, e assinale aquela pertinente a esse trecho.

  • A. Paradoxo: “Conceito que é ou parece contrário ao comum; contrassenso, absurdo, disparate”.
  • B. Tautologia: “vício de linguagem que consiste em dizer, por formas diversas, sempre a mesma coisa”.
  • C. Metáfora: “tropo que consiste na transferência de uma palavra para um âmbito semântico que não é o do objeto que ela designa, e que se fundamenta numa relação de semelhança subentendida entre o sentido próprio e o figurado; translação”.
  • D. Ambiguidade: “que se pode tomar em mais de um sentido; equívoco”.
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