Questões de Língua Portuguesa

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Acerca dos aspectos linguísticos e das ideias do texto acima, julgue os itens seguintes.

No trecho “Com esse trabalho nós estamos garantindo seu acesso à justiça e aos direitos para que consigam se beneficiar de outras políticas públicas, explica a coordenadora do Departamento de Atividade Psicossocial”, a forma verbal “garantindo” introduz uma oração reduzida de gerúndio de caráter adverbial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às informações e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Sem prejuízo para a correção gramatical do texto nem para seu sentido original, o trecho “a Defensoria Pública fez intervenção judicial” poderia ser reescrito da seguinte forma: a Defensoria Pública interviu judicialmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às informações e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho “Em todos os casos, a Defensoria Pública fez intervenção judicial para suprir a negativa ou a má prestação do serviço público de saúde na localidade. Em um dos casos, atendeu uma gestante com histórico de abortos decorrentes de doença trombofílica e que necessitava de uma medicação diária de alto custo”, o sujeito da forma verbal “atendeu”, que está elíptico, refere-se a “serviço público de saúde na localidade”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Releia o trecho retirado do texto 1, a seguir.

 “A histeria, a gritaria, as falácias e falsos argumentos fazem muito sucesso, são livremente imitados e soam como absurdos apenas a quem se nega a comprar a lógica da distorção em alta no mercado da linguagem.”

Nesse fragmento, a vírgula foi empregada para separar

  • A. termos e orações.
  • B. orações adversativas.
  • C. partículas explicativas.
  • D. advérbios e conjunções.

O uso de próclise só não é obrigatório em

  • A. Se a linguagem foi o que nos tornou seres políticos, a sua destruição nos tornará o quê?
  • B. Não me refiro a nenhum tipo de violência essencial própria ao discurso enquanto contrário ao diálogo, nem à violência casual de falas esporádicas [...]”.
  • C. Meios de comunicação em geral, inclusas as redes sociais e grande parte da imprensa, onde ideologias e indivíduos podem se expressar livremente sem limites de responsabilidade ética e legal [...]”.
  • D. No processo de rebaixamento dos discursos, do debate e do diálogo que presenciamos em escala nacional, surgem maledicências e mal-entendidos que se entrelaçam, formando o processo que venho chamando de “consumismo da linguagem”.

No trecho: “É, pois, a imbricação das condições extradiscursivas e das realizações intradiscursivas que produzem sentido.”, a conjunção grifada tem o valor semântico de

  • A. causa.
  • B. conclusão.
  • C. explicação.
  • D. consequência.

No trecho, “A violência verbal é distributiva e não estamos sabendo contê-la.”, o vocábulo grifado pode ser substituído, sem perdas semânticas, por

  • A. ocultada.
  • B. eclipsada.
  • C. propalada.
  • D. dissimulada.

Assinale a alternativa em que os elementos de substituição e encadeamento preechem corretamente os espaços do trecho abaixo.

“Com o universo _______ envolve a educação, instituições, professores, educadores e alunos, _______ estarão sujeitos a mudanças oriundas da convergência digital. _______ que está acontecendo com os bancos, a virtualização fará parte do mundo educacional. Não consigo imaginar a educação na Sociedade de Informação com problemas de vagas para alunos da rede pública _______ os espaços físicos não comportam a demanda. As escolas virtuais serão uma realidade, por uma questão de tempo, espaço, abrangência e custo. _______ já está acontecendo. Escolas _______ oferecem ensino a distância não são nenhuma novidade. Se refletirmos um pouco mais sobre essa situação, veremos que a escola conseguiu oferecer seus serviços para uma comunidade distante, na qual ela não tinha presença física. _______, tudo se torna virtual: o professor, o educador, a administração, o ‘giz’, o quadro, o caderno, o lápis, a caneta, o diário de classe.” João Thomaz Pereira.

  • A. Cujo – todos – assim – portanto – isso – que – embora.
  • B. O qual – alguns – como – portanto – assim – a qual – embora.
  • C. Que – todos – da mesma forma – porque – isso – que – nesse caso.
  • D. O qual – alguns – embora – pois – assim – que – nesse caso.
  • E. Que – todos – como – pois – assim – a qual – como.

Encadeie os trechos abaixo de modo a formar um texto coerente. Em seguida, assinale a sequência correta.

( ) Esse novo ambiente tecnológico tem importância fundamental para a educação e para a formação, embora as escolas não estejam suficientemente equipadas de computadores e ligadas à Internet.

( ) A sociedade tem que utilizar, da melhor maneira, as tecnologias disponíveis.

( ) Numa economia global, cada vez mais baseada no conhecimento, a exclusão digital põe em risco o futuro do país.

( ) O pessoal docente, em especial educadores e professores, precisa melhorar sua qualificação em termos de tecnologia.

( ) O impacto da tecnologia e comunicação está provocando mudanças graduais, porém, muitas vezes, radicais no trabalho, na educação e, de um modo mais geral, em nosso estilo de vida.

  • A. 3 – 2 – 5 – 4 – 1.
  • B. 1 – 5 – 4 – 3 – 2.
  • C. 2 – 4 – 5 – 2 – 1.
  • D. 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
  • E. 4– 5 – 1 – 3 – 2.

Assinale a alternativa correta quanto ao uso da pontuação.

  • A. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial: como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • B. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • C. O livro, “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente mas também, fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • D. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • E. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é, apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
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