Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Para responder às questões de números 21 a 23, leia os textos de cartas de leitores, publicadas em O Estado de S.Paulo, de 03.08.2007.
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
A leitora pergunta: – Até quando o cidadão contribuinte honesto, terá de agüentar o caos do trânsito, do serviço aéreo?
A leitora pergunta até quando o cidadão, contribuinte honesto, terá de agüentar, o caos do trânsito, do serviço aéreo?
A leitora, pergunta: Até quando, o cidadão, contribuinte honesto, terá de agüentar o caos, do trânsito, do serviço aéreo?
A leitora pergunta: – Até quando o cidadão, contribuinte honesto, terá de agüentar o caos do trânsito, do serviço aéreo?
A leitora pergunta, até quando, o cidadão contribuinte, honesto, terá de agüentar, o caos, do trânsito do serviço aéreo?
"As fórmulas à base de unhas não constituem uma terapia comprovada". Qual das frases abaixo está de acordo com a norma padrão do português escrito?
A fórmula à base de unhas não constituem uma terapia comprovada.
A fórmula à base de unhas não constitui uma terapia comprovada.
Fórmulas à base de unha não constitue uma terapia comprovada
As fórmulas à base de unha não constitue uma terapia comprovada
As fórmulas à base de unha não constitui terapias comprovadas.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007

Considerando a estrutura e a formação das palavras do texto, analise os itens abaixo para responder às questões 05 e 06.
I Administradores
II Antigamente
III Executava
IV Administrar
Está correta a afirmação da alternativa
O item I contém derivação parassintética.
Todos os itens apresentam prefixo.
Os itens I e II possuem derivação sufixal.
O item III contém desinência nominal.
Está ausente, no item I, a desinência de número.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.


Na construção do texto, o autor valeu-se de
relações de oposição, como a que ocorre entre soluções únicas e suprimir possibilidades.
relações de causa e efeito, como a que ocorre entre assunto para economistas e engenheiros e construir pessoas.
relações de equivalência de sentido, como a que ocorre entre descoberta de problemas e enfoque nas soluções únicas.
relações de oposição, como a que ocorre entre tratar enigmas como soluções e métodos "corretos".
relações de causa e efeito, como a que ocorre entre dogmas confundidos com idéias e formulações alternativas.
Sobre ACENTUAÇÃO GRÁFICA, analise as proposições abaixo.
I. "Uma prática arriscada, que permite a sobrevivência da empresa..." – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba.
II. "Mas é comum ouvirmos pequenos e microempresários argumentarem..." – a tonicidade do termo sublinhado recai na penúltima sílaba, e o acento se justifica por ser paroxítona terminada em ditongo.
III. "Porém, profissionalizar a gestão não significa anular ..." – a tonicidade do termo sublinhado recai na última sílaba.
IV. "No ambiente empresarial, é preciso quebrar o tabu..." – a tonicidade dos termos sublinhados recai, respectivamente, na antepenúltima e na última sílabas.
Estão corretas apenas
Assinale a opção que apresenta reescrita dos dois primeiros períodos do texto (L.1-8) que preserva a informação nele contida e se apresenta com correção gramatical.
Os tempos do Grande Irmão chegaram, visto que foram os atentados de 11 de setembro de 2001 que originaram a vigilância do Estado, apesar de George Orwell não os ter previsto.
A previsão feita por George Orwell da existência, em 1984, do Grande Irmão consumou-se após os atentados de 11 de setembro de 2001, que motivaram a vigilância radical do Estado.
George Orwell propôs o estabelecimento da era do Grande Irmão para 1984, todavia as manifestações terroristas, sem precedentes na história, é que a impulsionaram e caracterizaram como a era da ostensiva vigilância do Estado.
A vigilância do Estado, sem precedentes na história, iniciou após os atentados de 11 de setembro de 2001, pretexto que a justificam. Assim, chegou a época do Grande Irmão, nos moldes previstos, em 1984, por George Orwell.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.

Quanto às relações semânticas estabelecidas no texto, é correto afirmar que
a palavra artísticas pode substituir, como síntese perfeitamente adequada, os adjetivos do segmento imagens visuais e verbais (linha 2).
o segmento valores objetivos e subjetivos (linha 11) foi empregado com o mesmo sentido manifesto pelo fragmento realidade psíquica profunda da sociedade (linha 17).
as expressões somatória de imaginações (linhas 7 e 8) e denominador comum das imaginações (linha 12), tal como no uso corrente da língua portuguesa, têm igual sentido.
há um conjunto de palavras e expressões (faz intermediação, leva, trânsito, entrecruzamento, estabelece pontes) que reforça a idéia de que o imaginário perpassa por diferentes esferas da vivência humana.
limites... movediços (linhas 37 e 38) e recortes conceituais problemáticos (linha 43) são expressões que se opõem.
No texto existem algumas palavras ligadas ao sentimento de raiva. Aponte o grupo em que todas possuem este significado:
Detestava, desprotegida.
Ódio, desprotegida.
Distraídos, encolerizados.
Ódio, defesa.
Detestava, ódio.
Considerando as estruturas lingüísticas do texto acima, sua tipologia e os princípios de redação oficial, julgue os itens a seguir.
A afirmação 'Esses já são os lugares mais quentes do mundo' (L.17) refere-se inclusive às florestas da Amazônia e da Indonésia.
Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:
Quem presta uma homenagem à curiosidade das crianças, não faz mais do que homenagear a ânsia de conhecimento, que está nos cientistas.
Embora tenha preparado uma palestra, para dar na escola do filho, o autor resolveu substituí-la, por um diálogo com os alunos que se mostraram todos interessados.
Confessou o autor que, aquela experiência na escola do filho, foi uma das melhores de sua carreira de professor, pois, com ela reforçou o valor que cabe dar à curiosidade humana.
Além de alimentarmos nossa curiosidade, em conhecer o sentido de nossa presença e atuação, no universo, está também na hora de nos preocuparmos com a sobrevivência do nosso planeta.
Qualquer um de nós que tenha contato permanente com crianças e jovens sabe que, a todo instante, somos alvo de perguntas complexas, para as quais os cientistas, mesmo os maiores, não estão preparados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...