Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o texto acima, julgue os seguintes itens.
O pronome "Todos" (l.3) inclui, na frase, todos os microrganismos.

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no texto acima.
O emprego da preposição de separada do artigo que determina "sociedades", em "a capacidade de as sociedades" (L.5-6), indica que o termo "as sociedades" é o sujeito da oração subordinada.
Atenção: As questões de números 1 a 7 referem-se ao texto que segue.

Considere as seguintes afirmações:
I. Depreende-se da leitura do texto que, ao contrário das práticas esotéricas, as práticas científicas atêm-se ao limite do campo dos fenômenos naturais.
II. Não há como negar que a força da nossa psique terá efeito positivo sobre nossa existência se nos submetermos aos poderes da esfera do irracional.
III. "Poderes", "saber" e "provas" vêm entre aspas porque o autor deseja assinalar a impropriedade do sentido com que elas estão empregadas.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, somente.
II e III, somente.
I e III, somente.
II, somente.

Considerando as idéias e as estruturas lingüísticas do texto I, julgue os itens a seguir.
No trecho "Seus usuários (...) moda," (L.6-8), as vírgulas marcam a enumeração de áreas possíveis de uso das línguas de sinais.
Julgue os itens que se seguem, considerando as regras de pontuação prescritas pela gramática.
O Livro de Ouro da Amazônia além de enriquecer a consciência de muita gente, vai prestar amoroso serviço à vida da nossa querida floresta, disse o escritor Thiago de Mello.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente:
Qual a alternativa que corresponde às palavras que preenchem corretamente as lacunas?
"Nem uma _____ de café veio ao seu _____ durante o _____."Xícara - Aucílio - Ezame.
Chícara - Aussílio - Esame.
Chicara - Ausílio - Ezame.
Xícara - Auxílio - Exame.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
A verdadeira liderança
Uma organização prestadora de serviços foi contratada para realizar um trabalho que envolveria vários de seus integrantes. Um destes, a certa altura, deixou de participar das atividades programadas. Então, o líder do grupo decidiu visitálo. Era uma noite muito fria, e encontrou o seu liderado em casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde um fogo brilhante e acolhedor queimava as achas.
Sabendo o porquê da visita do líder, o liderado deu-lhe as boas-vindas, convidou-o a sentar-se em uma cadeira que estava perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente, porém não disse nada. Em silêncio, ambos contemplavam o estalar da lenha e a dança das chamas.
Quando passaram alguns minutos, o líder se levantou, foi para junto da lareira, examinou as brasas que se formaram e, cuidadosamente, selecionou a mais incandescente de todas, separando-a das demais e empurrando-a para o lado. Em seguida, sentou-se novamente, permanecendo silencioso.
O liderado quieto, porém fascinado, analisava todos os gestos do líder. Aos poucos, percebeu que a brasa, antes a mais viva de todas, ia perdendo, agora solitária, o brilho e o calor. Passados alguns minutos, apagou-se de vez.
O líder levantou-se, foi de novo para junto da lareira e manipulou novamente o carvão apagado, colocando-o de volta entre as brasas, no meio do fogo. Imediatamente o carvão voltou a incandescer, alimentado pelo calor dos outros carvões ardentes.
Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial. O líder levantou-se para ir embora. Quando se aproximou da porta, seu liderado lhe disse: "Você é um líder verdadeiro, obrigado por ter vindo e por me ensinar tanto por meio desse seu belíssimo sermão. Quero voltar ao convívio do nosso grupo."
(Ad
Cabe a um líder, ...... iniciativa costuma depender a orientação de um grupo de trabalho, incentivar aquele integrante ...... nota um declínio da auto-estima.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, respectivamente:Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o trecho para responder às questões de números 31 e 32.
Assinale a alternativa em que o conectivo em destaque estabelece entre as orações o mesmo sentido expresso pelo conectivo mas em - Excessivo orgulho por algo que uma pessoa enxerga nela mesma, mas que os demais não conseguem admirar com igual intensidade.
O ambicioso não enxerga o cume nem quando o atinge.
A pessoa ambiciosa move o mundo, a fim de conseguir o poder.
Há pessoas e pessoas, porém todas podem aprender a acender a chama interior do sucesso.
Quando alguém é tomado por uma ambição desmedida, acaba tornando-se infeliz.
A ambição não é uma qualidade superior, portanto, não há mérito no ambicioso.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Está corretamente entendida a seguinte expressão do texto:
único pressuposto histórico viável - singular e exeqüível conjectura histórica.
não no sentido preconizado - negando o caráter problematizado.
instaurar a inteireza do entendimento da questão - promover a compreensão do problema em sua totalidade.
se move dentro do âmbito de uma teoria geral - tem como parâmetro os rígidos preceitos da teoria universal.
solo em que medra - superfície em que míngua.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...