Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006

A partir desse exemplo de circular, redigida por um empregado e ainda sem revisão, julgue os seguintes itens, a respeito das normas de redação oficial.
O emprego da flexão de singular em alínea (l.2) respeita as regras de concordância do padrão culto da língua portuguesa, mas também poderia ser empregada a flexão de plural: alíneas.
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 19, TOME COMO BASE O TEXTO ABAIXO.

Justifica-se a utilização de aspas na expressão caixa-preta da pré-história (linhas 15 e 16) porque assinalam
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
"A América Latina, tão viciada em ditadores, viu surgir na década de 80..."; nesse segmento do texto aparece um exemplo de linguagem figurada denominada:
Em relação ao memorando, analise as afirmativas a seguir:
I. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
II. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.
III. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
Assinale:
Assinale a substituição correta para a expressão grifada. Um mapeamento completo da Amazônia, distinguindo as áreas desmatadas do solo já em reflorestamento e a vegetação queimada. Este é o objetivo do Projeto Panamazônia II, que está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela divulgação anual do índice de desmatamento da Amazônia Legal. Este índice é resultado do Prodes ? Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite, que, junto com o Deter - Detecção de Desmatamento em Tempo Real, também do Inpe, viabilizou a criação do Panamazônia II, cujo objetivo é o de retomar o monitoramento global de toda a floresta tropical úmida da América do Sul.
(http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/not22.11.5)
estava em desenvolvimento
estaria em desenvolvimento
está em desenvolvimento
era desenvolvido
estaria sendo desenvolvido
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, no padrão ofício, os documentos:
não precisam conter numeração de página.
têm 2cm de distância da margem esquerda no início de cada parágrafo.
não podem ser impressos em ambas as faces do papel.
devem ser apresentados com fonte Times New Roman, corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações e 10 nas notas de rodapé.
devem ser impressos em papel de tamanho ofício.
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Atenção: As questões de 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Está correto o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:

Em relação ao texto, julgue os itens a seguir.
Mantém-se a correção gramatical do período com a eliminação de do (l.3) após sociedade civil (l. 2).
As questões de números 1 a 4 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... reflete com clareza duas variáveis que estão desajustadas na economia: o juro alto e o câmbio baixo. (final do texto)
O emprego dos dois pontos na frase acima assinala
reprodução exata das palavras de um diálogo.
condição que justifica a análise feita no parágrafo anterior.
finalidade de uma ação já prevista anteriormente.
ressalva que esclarece os dados indicados no parágrafo.
enumeração com intenção explicativa.
Língua Portuguesa - Ortografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada está grafada corretamente.
A tragetória da civilização humana tem sido marcada por violações aos Direitos Humanos.
Não é de admirar a ojeriza que têm os brasileiros ao tratamento que recebem dos policiais.
Estrupos e mortes inexplicáveis continuam ocorrendo nas prisões brasileiras.
A tortura pode ser aplicada ao cidadão comum, sem nenhuma descriminação de cor ou de status social.
Os presos políticos da Ditadura têm péssimas lembranças dos porões húmidos em que ficavam.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...