Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima.

As formas adjetivas "único" (L.13) e "única" (L.17) apresentam diferente flexão de gênero para concordar com o substantivo a que se referem, mas apresentam significado semelhante: próprio, singular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

O Estado, constituído como sistema coercitivo de autoridade ____(1)_____o monopólio da violência institucionalizada, forma um princípio organizador ____(2)____ a classe dominante pode tentar impor sua vontade não somente aos seus oponentes, mas também ao fluxo, à mudança e à incerteza anárquicos ____(3)____ a modernidade capitalista sempre está exposta. Os instrumentos vão da regulação do dinheiro e das garantias legais de contratos de mercado alheias às intervenções fiscais, à criação do crédito e às redistribuições de impostos, ____(4)____ pelo fornecimento de infra-estruturas sociais e físicas.

(Adaptado de David Harvey, A condição Pós-moderna , p. 104)

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As opções seguintes apresentam fragmentos sucessivos de um texto. Assinale a opção em que o fragmento apresenta erro de concordância.

  • A. No mesmo espaço do Centro Sócio-Cultural funcionará o Grupo de Ação Social do Judiciário (GAS), criado neste ano para colocarem em prática projetos sociais do Judiciário roraimense, bem como trabalharem a questão da responsabilidade social.
  • B. Além de ser enfocada a humanização de todos aqueles que trabalham no Poder Judiciário, incluindo prestadores de serviços e os que têm cargos comissionados, a juíza Graciete explicou que o GAS trabalhará em eixos como saúde, formação e incentivo à cultura, ao lazer e ao esporte.
  • C. Segundo a juíza Graciete, a maioria das empresas hoje tem algumas atividades focadas na busca de melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, e isso tem melhorado a produtividade dos setores.
  • D. A juíza defendeu que apesar de o Judiciário ser órgão governamental, não poderia ficar de fora desse contexto de atuação.

"O osco acabou sendo suplantado pelo latim.". Neste contexto, o termo sublinhado tem o sentido de:

  • A.

    suprimido

  • B.

    superado

  • C.

    implantado

  • D.

    preferido

  • E.

    reconhecido.

Nos próximos itens, são apresentados trechos de correspondências oficiais. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem.

Tenho a satisfação de me dirigir a Vossa Senhoria para solicitar-lhe a gentileza de autorizar seja posto à disposição desta Secretaria dois computadores, necessários para a execução das tarefas administrativas de recebimento e acompanhamento de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Considerando-se o contexto, a substituição dos segmentos grifados pelo pronome correspondente está INCORRETA somente em:

  • A.

    elabora e amadurece a emoção =labora e amadurece- a.

  • B.

    não levar tão a sério os comerciais =não levá-los tão a sério.

  • C.

    a ponto de causar angústia =de causá-la.

  • D.

    podemos buscar atividades =buscar-lhes.

  • E.

    se não tivéssemos dor =se não a tivéssemos.

Em relação às palavras "biquíni"" e "bônus"", é correto afirmar que:

  • A.

    Apenas a palavra "bônus" está acentuada corretamente.

  • B. São acentuadas pelo mesmo motivo.
  • C. Não estão acentuadas corretamente.
  • D.

    Apenas a palavra "biquíni" está acentuada corretamente.

Na frase, "Contudo a questão envolvendo os impostos é muito mais ampla" o único conector é:

  • A.

    muito.

  • B.

    contudo.

  • C.

    mais.

  • D.

    envolvendo.

  • E.

    a.

O texto apresentará erro gramatical, caso se substitua

  • A. “juntamente” (l.2) por em conjunto.
  • B. “vai funcionar” (l.4) por funcionará.
  • C. “atenderᔠ(l.9) por vai atender.
  • D. “no qual” (l.14) por em cujo.

Uma "analogia" (l. 15) é um tipo de:

  • A.

    alteração.

  • B.

    comparação.

  • C.

    exemplo.

  • D.

    explicação.

  • E.

    hierarquização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...