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Para responder às questões de números 5 a 9, assinale, na folha de respostas, a letra da alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Ainda ...... bastante ...... os índices de devastação da floresta amazônica, apesar das medidas de proteção ...... pelas autoridades responsáveis.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.
Assinale a frase correta quanto à regência, de acordo com a norma culta escrita.
A filha adentra no escritório do pai e lhe encontra sarcástico.
O pai manda a filha perguntar o pessoal da funerária sobre sua dúvida.
A filha aspira o marido o cargo do sócio falecido do pai.
O marido chega com a esposa no escritório do sogro para conseguir uma vaga.
A filha vai ao escritório do pai para pedir-lhe uma vaga para o marido.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No trecho narro-lhe; não uma aventura, mas experiência, a que me induziram, alternadamente, séries de raciocínios e intuições (l.1-3), mantém-se a correção gramatical do texto com a substituição de a que por
de que.
em que.
que.
as quais.
à qual.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Considerando-se a regência, o emprego e a colocação pronominal, assinale a alternativa em que as orações em destaque no trecho – lá ficam quietos, guardados, disponíveis para o momento no qual precisamos deles e queremos reencontrálos.– estão corretamente reescritas.
... no qual buscamo-los e queremos rever-lhes.
... no qual buscamos-lhes e queremos rever-lhes.
... no qual lhes buscamos e queremos revê-los.
... no qual buscamo-los e queremo-los rever.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2006
Relacione a primeira coluna dos documentos utilizados na redação oficial a seus respectivos significados.
Assinale a alternativa CORRETA:
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.
A expressão muito hierarquizada e bastante simples (l.2) está no singular para concordar com A economia colonial brasileira (l.1).
Assinale a opção em que a alteração proposta para o texto prejudica sua coerência ou resulta em incorreção gramatical.
Inserção de duas vírgulas, na linha 1: depois de "separarmos" e depois de "civilização".
Substituição de "restituirmos a ela" (L.5) por lhe restituirmos.
Retirada da vírgula que antecede a oração iniciada por "podemos" (L.7).
Inserção da preposição a antes de "eficácia" (L.12).
As palavras que se acentuam de acordo com as mesmas regras por que são acentuadas "difícil" e "através" são, respectivamente:
análise e também
família e diagnóstico
satélite e líder.
crítico e convés
fácil e transformá-lo.
"É que, salvo se houvesse cabeleireiros em abundância nas savanas (e, claro, facas e tesouras que só seriam inventados muito tempo depois), como nossos ancestrais lidariam com essas cabeleiras que crescem de forma quase ininterrupta?"; a palavra abaixo que apresenta uma forma errada na estrutura do texto é:
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 24 a 39, leia o texto.
Para responder às questões de números 33 e 34, leia a frase:
Ricos e pobres, debaixo da mesma lei, experimentam de maneira diferenciada o rigor da Justiça.
Pelas informações, fica claro que as pessoas que _______ de classes sociais pobres parecem não ter as mesmas regalias que as oriundas de classes ricas. Se se _______ um estudo e _______ os dados em confronto, ver-se-á que isso é verdadeiro. Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com
provêem ... fizer ... porem
provem ... fazer ... pôr
provêm ... fizer ... puserem
provém ... fazer ... puser
provêem ... fizer ... puser
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