Questões de Língua Portuguesa

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Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

Presentes no último parágrafo do texto, os vocábulos “qualidade”, “perspectiva”, “essas”, “conjunto” e “chamada” contêm grupos de duas letras que representam um só fonema, constituindo o que se denomina dígrafo ou digrama.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique a alternativa em que há um erro de separação silábica.

  • A. I-ne-le-gi-bi-li-da-de, ex-ce-ção.
  • B. P-te-ro-dác-ti-lo, re-tân-gu-lo.
  • C. Cons-ti-tu-ci-o-nal-men-te, as-cen-so-ris-ta.
  • D. A-qua-pla-na-gem, pro-jé-teis.

Assim como a palavra “essencial” está corretamente grafada com “SS”, assinale a alternativa que contenha outra em que se apresente correto o emprego desse dígrafo.

  • A. Excessão.
  • B. Missanga.
  • C. Remissão.
  • D. Assafrão.

Nos trechos “Os guardas vermelhos da Revolução Cultural devastaram os monumentos históricos da China.”, “Sentado no escuro do cinema, penso que nós não somos o navio, somos os contêineres que ele carrega [...]” e “Será que, carregados de tantas coisas que nos parecem belas, seremos capazes de produzir menos feiura?”, em relação às palavras em destaque, é correto afirmar que

  • A. há ditongo em contêineres e feiura, há encontro consonantal em vermelhos, China e sentado e há dígrafo em produzir.
  • B. há ditongo crescente em contêineres e feiura, dígrafo em vermelhos e China e encontro consonantal em sentado e produzir.
  • C. há ditongo decrescente em contêineres, dígrafo em vermelhos, China e sentado, encontro consonantal em produzir e hiato em feiura.
  • D. há hiato em contêineres e feiura, dígrafo em vermelhos, China e produzir e encontro consonantal em sentado.
  • E. há tritongo em feiura, ditongo decrescente em contêineres, dígrafo em vermelhos, China e encontro consonantal em sentado e produzir.

Em relação às palavras “feiura”, “admissível”, “complexidade” e “ideológica” , retiradas do texto, assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica delas.

  • A. fei.u.ra – ad.mi.ssí.vel – com.plex.i.da.de – i.de.o.ló.gi.ca.
  • B. fe.iu.ra – ad.mis.sí.vel – com.ple.xi.da.de – i.de.o.ló.gi.ca.
  • C. fei.u.ra – ad.mi.ssí.vel – com.ple.xi.da.de – i.deo. ló.gi.ca.
  • D. fei.u.ra – ad.mis.sí.vel – com.ple.xi.da.de – i.de.o.ló.gi.ca.
  • E. fe.iu.ra – ad.mis.sí.vel – com.plex.i.da.de – i.deo. ló.gica.

Com relação aos ditongos ÉI/ÓI, o Novo Acordo Ortográfico retirou o acento gráfico do seguinte par de palavras:

  • A. destróier/caracóis;
  • B. jibóia/odisséia;
  • C. méier/alcalóide;
  • D. constrói/colméia;
  • E. pastéis/ovóide.

No primeiro quadrinho, há o emprego da seguinte figura de linguagem

  • A. metonímia.
  • B. comparação.
  • C. personificação.
  • D. metáfora.
  • E. antítese.

A figura de linguagem em destaque no trecho “(...) a gema era um veneno para o colesterol” (linha 8) é a

  • A. prosopopeia.
  • B. metáfora.
  • C. antítese.
  • D. catacrese.
  • E. sinestesia.

A linguagem utilizada no texto tende

  • A. à variedade formal e à conotação, com interferências significativas da coloquialidade.
  • B. à variedade informal e à conotação, com interferências significativas da formalidade.
  • C. à variedade informal e à denotação, sem interferências significativas da formalidade.
  • D. à variedade formal e à denotação, sem interferências significativas da coloquialidade.

Os elementos linguísticos 1 e 2, destacados, pertencem

  • A. à mesma classe de palavra e exercem a mesma função.
  • B. a classes de palavra diferentes e exercem funções diferentes.
  • C. a classes de palavra diferentes e exercem a mesma função.
  • D. à mesma classe de palavra e exercem funções diferentes.
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