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Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 14 a 20 baseiam-se na história em quadrinhos de Hagar.
Considerando a regência do verbo e o emprego de pronomes, a frase Vou virar você pelo avesso! pode ser substituída por
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2006
Assinale a alternativa em que as palavras seguem as mesmas regras de acentuação tônica de ideológicas, já e saída, respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta um predicado verbal.
A parede lateral da casa está rachada.
Os pais consideraram a leitura imprópria.
As crianças entraram na sala de aula contentes.
Os assistentes permaneceram em pé.
Os motoristas prudentes obedecem aos sinais de trânsito.
Texto para as questões de 01 a 10.
Analise as proposições.
I. Os termos "estádios" e "vídeos" são acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongos.
II. Os termos "técnica" e "física" são acentuados por serem proparoxítonos.
III. Os termos "dará" e "até" são acentuados por serem oxítonos terminados em "a" e "e", respectivamente.
Está(ão) correta(s)
I apenas.
II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I, II e III.
As palavras que não têm seu acento gráfico justificado pela mesma norma são:
genética – único;
história – abundância;
é – também;
até – chimpanzé;
características – mamíferos.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Aponte a alternativa gramaticalmente correta:
O texto, O Brasil vai para o espaço, servirá de apoio para as questões 1 a 6.
"Os experimentos que Pontes pretende realizar no espaço sideral – e que confeririam à missão um caráter de pesquisa e inovação científica são questionáveis." Assinale a alternativa em que a justificativa do emprego da crase é a mesma do exemplo do período acima.
A Rússia estava à procura de um cientista brasileiro.
Minha tia é apaixonada por mobiliários à Luís XV.
Às vezes, precisamos ser duros com os adolescentes.
Entregaram à secretária a medalha de grande dedicação.
À chegada dos heróis, todos aplaudiram.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
As questões 04 e 05 tomam o seguinte texto como base:
Os seres humanos diferem dos animais principalmente
pela capacidade de acumular conhecimento. Mas não
são capazes de controlar seu destino nem de utilizar a
sabedoria acumulada para viver melhor. Nesses aspectos
somos como os demais seres. Através dos séculos, o ser
humano não foi capaz de evoluir em termos de ética ou de
uma lógica política. Não conseguiu eliminar seu instinto
destruidor, predatório. No século XVIII, o Iluminismo
imaginou que seria possível uma evolução através do
conhecimento e da razão. Mas a alternância de períodos
de avanços com declínios prosseguiu inalterada. Regimes
tirânicos se sucederam. A história humana é como um
ciclo que se repete, sem evoluir.
(John Gray,
Contagem regressiva, Época, 26 de dezembro de 2005, com adaptações)Assinale a opção em que a retirada do termo sublinhado no texto resulta em erro gramatical ou em incoerência textual.
de
uma lógica
que seria
períodos de
se
A alternativa em que o vocábulo QUE apresenta classe diferente da que apresenta nos demais segmentos do texto é:
"Bush ameaçou vetar projetos que fossem aprovados pelo Congresso";
"para derrubar um projeto que...tinha amplo apoio popular";
"a destruição dos embriões, o que seria eticamente inaceitável";
"A argumentação de Bush...é que a investigação científica implica destruição";
"O projeto, que há tempos seria impensável".
Leio o texto com atenção e responda às perguntas que seguem.
A frase em que ocorre forma verbal empregada para expressar, não a noção de tempo, mas a de hipótese ou possibilidade é:
"Sem entrar na discussão substantiva do tema, eu diria que a surpresa do resultado do referendo provém exatamente do fato de que tais argumentos tenham encontrado recepção tão positiva." (4º §);
"A surpresa vem, sobretudo, do eco encontrado pela defesa de um direito civil clássico, a proteção da própria vida." (5º §);
"O referendo veio mostrar que, colocados diante de um problema concreto de direitos, os eleitores identificaram com clareza um direito civil clássico." (6º §);
"É sintomático também que, na pesquisa, a consciência de direitos variava na proporção direta da escolaridade." (6º §);
"É o óbvio ululante que nossos governos, nos três níveis de administração, com ou sem contingenciamento de verbas, têm falhado miseravelmente em proteger o cidadão." (8º §).
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