Questões de Língua Portuguesa

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No título do texto, a palavra meio tem o seguinte significado:

  • A.

    ponto médio;

  • B.

    parte que fica eqüidistante de dois extremos;

  • C.

    condição intermediária;

  • D.

    esfera social;

  • E.

    metade de um todo.

A análise das relações lógico-semânticas presentes no Texto 1 nos permite afirmar que:

1. No trecho: "O descompasso entre as mudanças sociais e políticas e a prática policial produz uma crise nas polícias brasileiras" podemos reconhecer uma relação de causa.

2. No trecho: "a polícia passa a ser demandada para garantir não mais uma ordem pública determinada, mas sim os direitos, como está colocado na Constituição de 88.", podemos identificar uma relação de finalidade.

3. No trecho: "Porém essa polícia cidadã, sintonizada e apoiada pelos anseios da comunidade, só terá sucesso se estiver voltada para a recuperação de quem ela prende, pois, caso contrário, será simplesmente uma polícia formadora de bandido", o termo destacado torna explícita uma relação de causa.

4. No trecho: "No momento em que começa a existir essa transformação política e social e a compreensão da sociedade como um ambiente conflitivo, no qual os problemas da violência e da criminalidade são complexos, a polícia passa a ser demandada...", podemos reconhecer uma relação de tempo.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 3, apenas.

  • B.

    2, 3 e 4, apenas.

  • C.

    3 e 4, apenas

  • D.

    1, 2 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Na expressão "Os moradores se mobilizam...", a palavra destacada é:

  • A.

    substantivo relacionado aos moradores.

  • B.

    adjetivo que caracteriza o substantivo.

  • C.

    verbo conjugado no tempo pretérito.

  • D.

    verbo conjugado no presente.

Para comprovar seus argumentos, o autor do Texto 2 usa as seguintes estratégias:

1. diversas citações de autoridades no tema de que trata.

 2. exemplificação adequada àquilo que deseja defender.

3. referência a experiências de outras pessoas (no caso, Ênio).

4. linguagem simples e vocabulário acessível.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    1 e 4, apenas.

  • C.

    2, 3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 3 e 4, apenas.

  • E.

    2 e 3, apenas.

Observe abaixo a tira da Mafalda.

Sobre ela , assinale a alternativa cuja afirmativa não apresenta incorreção.

  • A.

    Na 2a. fala, o termo "por que" se classifica como uma palavra variável que exprime idéia de conformidade.

  • B.

    Na 3a fala, seria correto também escrever "por que", uma vez que se refere a um termo antecedente.

  • C.

    Se o termo "por que" da 2a fala fosse colocado ao final da pergunta, seria correto escrevê-lo assim: porquê.

  • D.

    Na 2a fala, a grafia do termo "por que" está correta, por se tratar de uma frase interrogativa.

  • E.

    Em ambas as falas, os termos "por que" e "porque" se classificam como conjunção coordenativa que exprime idéia de causa

Em que diminutivo destacado não apresenta a mesma função afetiva dos demais:

  • A.

    “Que a televisão prejudica o movimento da ‘pracinha’ Jerônimo Monteiro... não há dúvidas”;

  • B.

    “se pode ficar tomando ‘cervejinha’ e assistindo a um bom Fla-Flu”;

  • C.

    “Rádio, a gente pode ouvir ‘baixinho’, enquanto está lendo um livro”.

  • D.

    “Na grande cidade – num ‘apartamentinho’ de quarto e sala, num casebre de subúrbio...”

  • E.

    A ‘corujinha’ da madrugada não é apenas a companheira de gente importante...”

Preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se substituir

I "não há evidência confiável" (L.1-2) por: há previsão infundada.

II "se diz ou se escreve" (L.2) por: é dito ou escrito.

III "desmitologizar" (L.4) por: fantasiar.

IV "seja hora" (L.6) por: chegue o momento.

V "não pela rejeição" (L.9) por: pela aceitação.

Estão certos apenas os itens:

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e V.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

"A correspondência aproximativa com o oral é uma característica suplementar...". Nesse trecho, a palavra sublinhada significa:

  • A. elementar.
  • B. fundamental.
  • C. adicional.
  • D. básica.
  • E. relevante.

Está correto o uso do segmento sublinhado na frase:

  • A. Trata-se de um texto em cuja tese poucos devem mostrar-se contrários.
  • B. A natureza também tem seus princípios de violência, a cujos os homens precisam superar.
  • C. Nos ditames da lei mosaica, cujo o rigor é indiscutível, prevalece o princípio da interdição.
  • D. As normas da ética, de cujas ninguém devia se afastar, não são exatamente as mesmas ao longo do tempo.
  • E. Os braços da justiça, a cujo alcance deveriam estar todos, tornam-se inócuos quando desprestigiados.

Assinale a opção IMPROCEDENTE quanto à justificativa de emprego da(s) vírgula(s).

  • A.

    “Quando eu era criança, morava na Penha.” (l. 1) – separa oração subordinada adverbial deslocada.

  • B.

    “eu via estrelas, cometas, asteróides:” (l. 2-3) – separa termos coordenados.

  • C.

    “Em dia de lua cheia, via...” (l. 4) – separa adjunto adverbial deslocado.

  • D.

    “Criança, eu pensava:” (l. 19) – separa vocativo.

  • E.

    “honestas, que indicavam o caminho de suas choupanas,” (l. 27-28) – separa a oração adjetiva de valor explicativo.

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