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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Ao texto original, foram feitas alterações morfossintáticas. Assinale a opção que apresenta o único trecho que restou inteiramente correto, quanto aos ditames da norma padrão da língua escrita e às exigências textuais de coesão e coerência.
No crescimento do PIB, no ano de 2004, teve significativa importância a expansão do consumo interno e do investimento, e não apenas o das exportações, como em surtos de crescimento anteriores.
Foram responsáveis, internamente, por essa expansão: o consumo das famílias que cresceu 4,3% ao ano e o crescimento do investimento da ordem da mais alta taxa desde o final de 1997, bem como das exportações de bens e serviços.
A resposta à indagação sobre é viável sustentar taxas de crescimento do PIB real em torno dos 5% ao ano é a de um sim. Mas temos de torcer para que não ocorrem acidentes externos com fortes impactos negativos.
Ademais, é fundamental que se atue para elevar nossas taxas de poupança e de investimento a níveis compatíveis com a sustentação do crescimento – o que exige a criação de um ambiente favorável ao investimento e pela ampliação da capacidade de mobilizar poupança, especialmente a doméstica.
A poupança doméstica necessita de ser estimulada para assegurar um crescimento elevado e duradouro do PIB real. A poupança privada requer políticas que lhe estimulem.
(Charles C. Mueller, UnB Revista, Ano IV, n. 11, mai/jun/jul 2005, com modificações)
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Considerando o TEXTO I, observe as afirmações e analise o que se propõe.
I. "Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: nada do que humano é alheio." (Linhas 5 a 7) A forma sublinhada pode ser considerada um adjunto adverbial, uma vez que indica uma circunstância, modificando o verbo.
II. "Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos"." (Linhas 4 e 5) O segmento sublinhado é o sujeito da oração principal, já que o período é composto por subordinação.
III. Se o tal livro for fraquinho, o desprezar pode significar um precipitado mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação. (Linhas 1 e 2) O termo grifado não é um substantivo, e, sim, verbo.
IV. (...) nada do que humano é alheio (linhas 6 e 7). A palavra grifada não é um substantivo, uma vez que qualifica o ser humano. Sua função sintática, no texto, é um predicativo.
Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.
Considerando-se a ortografia e a flexão verbal, os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 12.
São formadas por processos diferentes as palavras
"perigosamente" (linha 1) / "totalitarismo" (linha 5).
"desautoriza" (linha 16) / "internacional" (linha 21).
"pseudolibertária" (linha 23) / "neoconservadorismo" (linha 26).
As questões de números 8 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Até o fim do século, dizia-se, seria preciso usar máscaras de oxigênio nas cidades... (último parágrafo)
O emprego da forma verbal grifada acima denota, no contexto,
prolongamento de um fato que se realiza até o momento presente.
declaração real com um limite determinado de tempo.
idéia aproximada da realização de um fato atual.
possibilidade de realização de um fato a partir de certa condição.
afirmação categórica a partir de uma situação anterior.
A alternativa cuja palavra em destaque tem seu significado ERRADAMENTE apontado é:
"pois vivia da COLETA, da caça e da pesca" – atividade de apanhar ou colher frutos, raízes etc.
"em geral era NÔMADE" – que não tem habitação fixa;
"com o surgimento da agricultura e da PECUÁRIA" – arte e indústria da criação de gado;
"e assim tornou-se SEDENTÁRIO" – que tem habitação fixa;
"aterra ENSEADAS e constrói cidades" – terreno pantanoso e improdutivo.
Assinale a inserção que mantém a correção gramatical e a coerência de argumentação do texto abaixo. 5 Nos últimos 40 anos, a Sibéria esquentou mais rápido que o restante do mundo, com um aumento de 30C. Uma área do tamanho da França e da Alemanha juntas (um milhão de quilômetros quadrados) está derretendo. Isso acelera o aquecimento global ao liberar na atmosfera bilhões de toneladas de metano, poderoso gás causador do efeito estufa.
(Adaptado de NI, 15/2/2006)
de antes de "que" (L.2).
Com antes de "Uma área" (L.3), fazendo os devidos ajustes nas letras maiúsculas.
Vírgulas depois de "juntas" (L.4) e antes de "está" (l.4).
Vírgula depois de "liberar" (L.6).
O antes de "poderoso" (L.7).
Com base nas idéias e nas estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
As duas ocorrências da preposição sobre (l.1 e l.4) iniciam termos que complementam a idéia de se debruçou (l.1).
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o trecho a seguir, para responder às questões de números 21 a 25.
Assinale a frase correta quanto à pontuação.
Trinta ônibus em São Paulo, arderam em chamas na segunda- feira.
Trinta ônibus na segunda-feira, arderam em chamas em São Paulo.
Na segunda-feira arderam em chamas, trinta ônibus em São Paulo.
Em São Paulo, trinta ônibus, na segunda-feira, arderam em chamas.
Arderam em chamas, trinta ônibus, na segunda-feira, em São Paulo.
Leia o texto a seguir, para responder às questões de 16 a 19.
Texto I
A propósito da pontuação do texto I, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V).
I - Na linha 1, o uso da vírgula é obrigatório depois de "No Brasil", para indicar o deslocamento da expressão para o início da oração.
II- Na linha 5, o emprego de parênteses isola a sigla da instituição realizadora de pesquisa descrita no texto.
III - Nas linhas 7 e 9, o emprego de aspas marca o discurso direto, isto é, a citação literal das palavras do presidente do Instituto.
IV -Na linha 14, o emprego da vírgula é obrigatório porque a oração seguinte, iniciada por "que", tem sentido restritivo.
V - Na linha 17, o uso de travessão serve para destacar, enfaticamente, a parte final do enunciado.
A seqüência correta é
F V F F F.
F V F V F.
V F V V F.
F F V V V.
V V V F V.
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