Questões de Língua Portuguesa

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No texto, deu-se preferência à próclise do pronome se nas seguintes passagens:

I - "A mortandade de aves domésticas e casos isolados de pessoas infectadas com o H5N1 se espalharam pelo Oriente".

II - "O H se refere à hemaglutinina, envolvida na invasão".

III - "O H5N1 só se tornaria realmente perigoso se sofresse uma mutação que facilitasse sua transmissão entre pessoas".

IV - "do que ainda não se tem notícia".

V - "de que isso se torne uma realidade".

Segundo as gramáticas, seria também perfeitamente admissível a ênclise, isto é, a posposição do pronome ao verbo, nas seguintes passagens:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e III;

  • C.

    III e IV;

  • D.

    IV e V;

  • E.

    I e V.

As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A concordância está inteiramente correta na frase:

  • A.

    Ser feliz ou, pelo menos, parecer feliz, tornaram-se uma obrigação da vida moderna, tais como se observa nos comerciais divulgados na mídia.

  • B.

    Pessoas que, a exemplo dos comerciais exibidos na televisão, busca ser feliz o tempo todo sofre mais e se distancia das pequenas alegrias da vida.

  • C.

    Torna-se impossível quaisquer tentativas de só sentirmos alegria, pois sentimentos de tristeza aparece sempre como o outro lado da mesma moeda.

  • D.

    Em vários estudos, aponta-se efeitos benéficos em sentimentos negativos, como o de tristeza, para a sobrevivência da espécie humana.

  • E.

    Sentimentos de tristeza, assim como os que nos trazem alegria, fazem parte do cotidiano, pois são respostas naturais a determinadas situações vividas.

Analise as seguintes possibilidades de continuidade para o texto.

I. Finalmente, promover a dor por meio do labor tornou-se até uma dimensão social da própria atividade laborativa.

II. Viver simplesmente a vida passou a ter um custo que a simples atividade laborativa não consegue atender.

III. Com isso, pela tecnologia, até as mais privadas das atividades humanas, como beber e respirar, tornam-se públicas.

IV. Esse mascaramento da atividade laborativa, pela tecnologia, resulta na venda de uma força de trabalho pouco qualificada.

Estão gramaticalmente corretos e coerentes com a argumentação do texto apenas os itens

  • A.

    I e II

  • B.

    I e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    II e IV

  • E.

    III e IV

Assinale a alternativa na qual o uso do sinal indicativo de crase está adequado.

  • A. É preciso garantir à toda criança uma escola de qualidade.
  • B. Todo cidadão tem direito à uma escola de qualidade.
  • C. A escola pública precisa manter-se fiel à seus propósitos.
  • D. Não cabe à escola pública discriminar nenhuma criança.
  • E. Muitas crianças de 6 à 12 anos ainda estão fora da escola.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços no período abaixo. Quando ___ dez dias comunicou ___ ela que iria ___ França para concluir seu mestrado, pôs-se ___ chorar.

  • A.

    a/ a/ a/ a

  • B.

    há/ a/ à/ a

  • C.

    há/ à/ à/ a

  • D.

    a/ à/ a/ à

  • E.

    há/ a/ a/ à

Imagine o seguinte título jornalístico: " MST invade só 100 fazendas neste ano". Considere as afirmações e assinale a alternativa correta:

I. Se a palavra "só" fosse retirada, não haveria qualquer alteração no efeito de sentido.

II. O uso da palavra "só" expressa uma opinião.

  • A.

    somente I está correta

  • B.

    somente II está correta

  • C.

    ambas estão corretas

  • D.

    nenhuma está correta

Os dois hiatos das formas verbais devem ser acentuados apenas na alternativa:

  • A.

    refluir -intuindo

  • B.

    construindo -destruido

  • C.

    caida -saiste

  • D.

    instruido- intuir

  • E.

    refluira- saindo

Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 3.

Assinale a alternativa em que o significado do verbo pensar não está corretamente apresentado entre parênteses.

  • A. A mão abre a ferida e a pensa. Eriça o pêlo e o alisa. (cuidar)
  • B. Você nunca pensou em escrever versos? (cogitar)
  • C. Pensou muitas saídas e acabou recorrendo à pior delas: o sumiço. (executar)
  • D. Você pensa que vai fazer de mim o que quiser? (supor)

Acerca das relações lógico-sintáticas do texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    “-lo”, em “associá-lo” (l.5), refere-se a “poder” (l.2).

  • B.

    “deles” (l.8) refere-se a “comitês dos partidos” (l.7).

  • C.

    “isso” (l.7) refere-se a “discutem, dentro dos comitês dos partidos, mas também fora deles, suas idéias com os candidatos” (l.7-8).

  • D.

    “ao qual” (l.11) refere-se a “parlamentar escolhido” (l.10).

Sobre as afirmações abaixo, assinale a alternativa correta.

  • A. Sobre a maneira de apresentar enredo e personagem, o processo narrativo depende de quem conta a história. Nos trechos, a seguir, ocorrem os focos narrativos: narradorobservador e narrador-onisciente, respectivamente: “Baleia respirava depressa... Antes de deitar, Sinhá Vitória retirava dali os carvões e a cinza, varria com um molho de vassourinha o chão queimado e aquilo ficava um bom lugar para cachorro descansar. O calor afugentava as pulgas...” (G. Ramos) / “Curvado no guidão lá vai ele numa chispa. Na esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba – levanta vôo bem na cara do guarda crucificado...” (D. Trevisan)
  • B. A tira e a figura abaixo estão centradas na função metalingüística, pois a primeira procura esclarecer como é a justiça brasileira e a segunda esclarece sobre o coração.
  • C. O trecho - “Antecipando-se a Freud, Shakespeare dizia que o homem é feito da mesma matéria de seus sonhos. O medo, a angústia, o ciúme, o ódio, a luxúria, o amor assaltam nossas noites e se aferram à nossa alma, tornando-a frágil ou forte, má ou generosa. Em última instância, somos o que sonhamos, dizia o autor de Hamlet.” (Tudo – O livro do conhecimento, nº 165) - apresenta como processo lógico-expositivo apenas a definição.
  • D. A Língua Portuguesa está repleta de palavras polissêmicas. Dois bons exemplos são as palavras linha e ponto, que têm dezenas de acepções. Só que a polissemia desaparece quando ocorre a semântica contextual.
  • E. A distinção entre o discurso indireto e indireto-livre é que este interfere na fala da personagem. As palavras da personagem não são reproduzidas, mas traduzidas na linguagem do narrador. Naquele, o narrador está traduzindo, com suas palavras, a fala da personagem, em 3ª pessoa. Porém, sem aviso prévio,
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