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"Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos"; a forma abaixo que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:
quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;
no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;
afora a veracidade dos fatos, havia controvérsias;
quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de sinal de dois-pontos após seria (l.4) justifica-se para introduzir uma enumeração de termos com a mesma função sintática.
Sobre as estruturas morfossintáticas e semânticas do texto, observe as afirmações a seguir:
INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 19, TOME COMO BASE O TEXTO ABAIXO.
Sobre a pontuação do texto, é feita a seguinte afirmação:
Para obedecer corretamente às regras de pontuação, deveria ser colocada um vírgula depois de
I."período histórico"(linha 06).
II."expressivo"(linha 09).
III."planeta"(linha 13).
Qual(is) está(ão) correta(s)?
"estratégia e soberania nacional"; a maneira adequada ao sentido do texto, de reescrever-se esse mesmo segmento do texto de forma correta é:
estratégia e soberania nacionais;
estratégia nacional e soberania;
soberania nacional e estratégia;
soberania e estratégia nacional;
nacional estratégia e soberania.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 12.
"mais", em "a mais perigosamente infundada" (linha 1) e "mais", em "há mais de duas décadas no poder" (linhas 12 e 13).
"como", em "como regime de governo contemporâneo por excelência" (linha 2) e "como", em "Eis como o neoconservadorismo" (linha 26).
"ainda", em "cerca de 3,5 bilhões de pessoas [ ] ainda vivem" (linha 5) e "ainda", em "Há ainda regiões" (linha 16).
"para", em "pouco alvissareiras para os preceitos democráticos consagrados." (linha 9) e "para", em "para substituí-los por outros similares." (linha 18).
"que", em "disseminando uma cantilena pseudolibertária que utiliza os poderios militar e financeiro" (linha 23) e "que", em "Carente de ameaças que a corroborem" (linha 24).
Assinale a alternativa que explica a ausência e a presença da crase nos termos sublinhados dos fragmentos acima.
Em 1, a crase é desnecessária diante de palavra masculina; em 2, a crase não se justifica pela locução conjuntiva; em 3, a crase é exigida considerando-se a locução adverbial.
Em 1, inexiste a crase por estar diante de pronome interrogativo; em 2, a crase deixa de ser utilizada, considerando-se o verbo; em 3, a crase está correta por se tratar de palavra feminina que admite o artigo a, além de exigir a preposição a.
Em 1, a crase é desnecessária por se tratar de um pronome; em 2, a locução prepositiva impede a presença da crase; em 3, a crase está correta, tendo em vista a locução formada por palavras repetidas.
Em 1, a crase é desnecessária por vir antes de artigo indefinido; em 2, a crase não se justifica por se tratar de pronome demonstrativo; em 3, a crase é necessária, quando a palavra moda estiver subentendida.
Em 1, a crase é desnecessária por se tratar de pronome possessivo; em 2, a crase não pode ser utilizada antes de nome próprio; em 3, a crase está corretamente utilizada por causa da locução adverbial.
Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto acima, julgue os próximos itens.
Sem interferência no sentido e na correção gramatical do texto, o trecho não há registros de ataques de jacaretinga (l.18-19) poderia assim ser reescrito: inexiste ocorrências de agressões de jacaretinga.
As questões de números 9 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... o Sudeste está descortinando sua vocação para os serviços. (final do 1° parágrafo)
Transpondo a frase acima para a voz passiva, a forma verbal passa a ser, corretamente:
estão descortinando.
serão descortinados.
vai ser descortinada.
está sendo descortinada.
estão para ser descortinados.
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Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.
Somos muito jovens quando escolhemos nossa profissão, por isso é difícil que, ao eleger a nossa profissão, sejamos capazes de avaliar a nossa profissão como uma escolha que resulte da nossa autêntica vocação.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os segmentos sublinhados, respectivamente, por
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