Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os itens seguintes, na seqüência em que se apresentam, constituem partes adaptadas de uma reportagem extraída na revista Céu Azul (n.º 15 A, p. 7). Julgue-os quanto à pontuação, à concordância e à regência. O descuido com a saúde e o desmazelo pessoal não melhora a qualidade de vida e o estresse, palavra da moda, este sim inferniza a vida da maioria das pessoas em decorrência do sedentarismo, da pressão alta e de outras doenças.
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto que segue.
... eles foram ícones de uma onda que varreu o país na virada da década: a febre dos importados. (último parágrafo)
O emprego dos dois pontos assinala, no contexto, a introdução de
uma restrição à afirmativa anterior.
uma repetição para realçar o assunto desenvolvido.
um segmento que explica a frase anterior.
a enumeração dos fatos mais importantes da época.
a citação exata de uma opinião exposta anteriormente.
Com base na leitura do texto II responda às questões de 23 a 30.
TEXTO II
O fazendeiro para o caipira:
- Nesta terra dá arroz?
- Num dá não, sinhô.
- E feijão, dá?
- De jeito ninhum!
- Dá frutas e verduras?
- Também não dá não, sinhô.
- Soja, café, amendoim, não dá nada?
- Já disse dotô, num dá nada.
- Quer dizer que não adianta eu plantar, que não dá nada mesmo?
- Bom, prantando é outra coisa.
Seleção de Antônio Wilson Rigolin Salto/SP
A resposta do caipira: "De jeito ninhum!", em ortografia oficial fica:
- De geito nenhum!
- De jeito nem hum!
- De jeito nem um!
- De jeito nenhum!
- De geito nem hum!
Em "Toda arrumada" (verso 14), a palavra toda pode sofrer flexão, embora alguns gramáticos a considerem como advérbio, devendo permanecer invariável (todo).
Assinale a alternativa em que uma palavra foi flexionada indevidamente.
Atenção: As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância permanece correta se a forma verbal grifada estiver no singular na frase:
... somente metade dos alunos que entravam no primário...
Os "selecionados" para ser cidadãos eram poucos.
Mas as mudanças sociais, econômicas e políticas aconteceram no mundo todo ...
O problema é que os conteúdos foram esquecidos ...
... como se competências para ser cidadão fossem constituídas no vazio ...
Em "Crítico não crê" (verso 30), ocorre aliteração do fonema /k/, representado pela consoante c. Analisando o modo de articulação e o ponto de articulação dessa consoante, é correto afirmar que ela é:
oclusiva palatal.
constritiva vibrante alveolar.
constritiva fricativa palatal.
oclusiva alveolar.
oclusiva velar.
Os termos das alternativas a seguir exercem função de sujeito, com exceção de um. Assinale-o.
A preocupação com as condições do trabalho assalariado levou ...... elaboração de leis que se destinavam ...... preservar os direitos dos trabalhadores e o respeito ...... essa mão-de-obra.
a - a - a
à - a - a
à - à - a
à - à - à
a - a - à
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Fazendo-se os ajustes necessários nas letras maiúsculas e minúsculas, mantêm-se a argumentação textual e a correção gramatical ao substituir o sinal de ponto depois de turismo (l.2) pelo sinal de ponto-e-vírgula ou pelo sinal de dois-pontos.
Na tirinha, a palavra barata se classifica no primeiro e no terceiro quadrinho, respectivamente, como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...