Questões de Língua Portuguesa

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Considere as seguintes afirmações sobre ocorrências da palavra se no texto.

I. Na linha 7, a palavra se integra um verbo pronominal.

II. Na linha 30, a palavra Se introduz uma oração interrogativa indireta.

III. Na linha 32, no segmento se vê, o se exerce a função de índice de indeterminação do sujeito.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. I, II e III.

A respeito das estruturas linguísticas do texto precedente, julgue os itens subsequentes.

O deslocamento da partícula “se”, em “Define-se” (l.24), para o início do período — escrevendo-se Se define — prejudicaria a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os itens seguintes.

Em “não se persegue” (l.31), a partícula “se” está empregada como um recurso para indeterminar o sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

... que os arqueólogos denominam de “engobe”... (3º parágrafo)

... onde escavou, destacando-se certas vasilhas... (3º parágrafo)

... que dispunha de diversas peças... (2º parágrafo)

Os pronomes sublinhados nas frases acima referem-se, respectivamente, a:

  • A. formas elegantes − formas − Vila do Serpa
  • B. fina camada de barro branco − sítios − mestiço
  • C. tigelas e pratos utilitários − sítios − mestiço
  • D. tigelas e pratos utilitários − sítios − Vila do Serpa
  • E. fina camada de barro branco − formas − mestiço

O segmento em que se encontra sublinhado um pronome está em:

  • A. é que todo mundo tem a minha idade.
  • B. deve ser por isso que, sem perceber...
  • C. é parte fundamental do software com que viemos ao mundo.
  • D. Agora é inegável que você ficou adulto.
  • E. me dei conta de que eu não sabia a minha idade.

No segmento

  • A. ... finalmente, que a liberdade era um dom de Deus, que os homens não podiam roubar sem pecado (3º parágrafo), os dois pronomes sublinhados possuem o mesmo referente.
  • B. ... e pediu à ilustre assembleia que correspondesse ao ato que acabava de publicar... (4º parágrafo), o pronome sublinhado refere-se a assembleia.
  • C. Um ordenado pequeno, mas que há de crescer... (8º parágrafo), a locução sublinhada pode ser substituída por "contanto que", sem prejuízo para a correção e o sentido.
  • D. ... tratei de alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos, mais ou menos (1º parágrafo), o pronome sublinhado refere-se ao termo imediatamente anterior.
  • E. ... ao meu escravo Pancrácio; que entendia que a nação inteira devia acompanhar as mesmas ideias... (3º parágrafo), o pronome sublinhado pode ser corretamente substituído por "o qual".

O termo que é empregado para estabelecer relação de comparação na seguinte passagem do texto:

  • A. Eu já fui um sujeito muito polêmico, daqueles que têm a última palavra. (1º parágrafo)
  • B. Minha chatice argumentativa era mais ingênua que beligerante. (1º parágrafo)
  • C. Mas comecei a perceber que as pessoas se irritavam. (2º parágrafo)
  • D. Decidi, então, limitar o número de vezes que argumento a respeito de qualquer coisa. (2º parágrafo)
  • E. E faço o possível para que a derradeira não seja provocativa. (2º parágrafo)

Assinale a alternativa em que a palavra que foi utilizada com o objetivo de se referir a um termo antecedente nas duas ocorrências sublinhadas.

  • A. “[...] Mas não é preciso pensar muito para notar que a essência das peças é a mesma das coisas que nos seduzem nas lojas. [...]”.
  • B. “As coisas que admiramos nos museus que conhecemos são objetos do desejo de gerações passadas [...]” / “[...] As mercadorias expostas (e a forma como são expostas) têm sempre muito a dizer a respeito do local, dos seus habitantes e das pessoas que os visitam [...]”.
  • C. “[...] Os museus provam que somos consumistas e exibicionistas há milhares de anos, e que distribuição de renda justa é uma utopia recente. [...]”.
  • D. “[...] A diferença, a favor do comércio, é que a gente pode levar para casa o que está exposto.” / ”[...] Quem poderia imaginar os 60 tipos de escovas de dentes que se encontram em qualquer drugstore americana? [...]”.
  • E. “[...] Ou as infinitas formas e cores que assumem os sapatos, sobretudo femininos? / Às vezes penso que o conteúdo de uma loja, qualquer loja, arrumado por um museólogo, com as devidas etiquetas, poderia ficar divertido.[...]”.

No uso popular e poético emprega-se o termo com frequência para exprimir a aspiração a estados ou objetos desconhecidos e apenas pressentidos ou vislumbrados, os quais, no entanto, se julgam mais perfeitos que os conhecidos e os quais se espera alcançar ou obter no futuro. (3º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima podem ser substituídos, sem prejuízo da clareza e da correção gramatical, respectivamente, por:

  • A. que - onde
  • B. que - que
  • C. onde - cujos
  • D. cujos - que
  • E. onde - de que

Observe os segmentos do texto:

I. “Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto...”

II. “... porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida”

III. “... aquela que atingiu alguém?”

Assinale a opção que indica as frases em que a palavra sublinhada pertence à mesma classe gramatical.

  • A. as classes são diferentes.
  • B. I e II, somente.
  • C. I e III, somente.
  • D. II e III, somente.
  • E. I, II e III.
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