Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em face da linguagem objeto do texto, julgue os itens subseqüentes, acerca da linguagem em contexto de comunicação oficial.
Em um relatório, a frase 'pois tem grupos muito radicais' (L.24-25) ficaria mais adequada às normas formais da língua portuguesa se fosse redigida do seguinte modo: pois há grupos muito radicais.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:
Implícito na simplificação sistemática da realidade, está o desrespeito aos eleitores, que são o alvo costumeiro, da retórica eleitoral.
É lamentável que candidatos socialistas, a exemplo de Mitterrand, se deixem levar pela convicção de que, em nosso mundo tão complexo, o messianismo faça sentido.
As fórmulas simplificadoras são: se eu estou certo o senhor está errado; somente eu, tenho a solução, entusiasmem-se pois comigo.
Quando se reúnem, os moradores de vila costumam discutir, tanto os problemas que os afligem como as soluções que devem brotar, dessa discussão.
No caso da mãe da criança asmática e da velha senhora, que defende seu cachorrinho, há o dilema, de se saber qual delas sairá da reunião, profundamente compungida.
Com base nas estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Não se altera a estrutura sintática do texto ao se substituir "em que" (l.12) por na qual.
As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O agronegócio tem criado novos pólos de desenvolvimento no Brasil. (final do 2o parágrafo)
Transpondo essa frase para a voz passiva, a forma verbal passa a ser, corretamente,
criaram.
está criando.
seriam criados.
têm sido criados.
tinha sido criado.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Ultrapassamos o tamanho das comunas medievais, e hoje um governo democrático só pode ser representativo: as eleições são inevitáveis.
Mantém-se o sentido da frase acima caso se substitua a expressão sublinhada por
ainda que.
a fim de que.
a partir do que.
muito embora.
tendo em vista que.
Em face da linguagem objeto do texto, julgue os itens subseqüentes, acerca da linguagem em contexto de comunicação oficial.
O memorando, por se tratar de um documento de comunicação interna no âmbito institucional, permite o uso de expressões da escrita cifrada, como vc em lugar de você, por exemplo.
Considere as seguintes frases:
I. Tenho sempre saudades dos tios, que tanto fizeram por mim.
II. Ela me passou as informações, apenas, necessárias para a inscrição no concurso.
III. Durante o dia todo, ela ficou se lastimando por não haver cumprido a promessa.
A supressão de vírgula(s) altera o sentido do que está em
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Não é possível o exercício da advocacia se o cliente não tiver confiança em que as informações passadas a seu advogado sejam invioláveis.
A frase continuará formalmente correta caso se substituam as expressões sublinhadas, respectivamente, por:
alimentar a desconfiança em que − compartilhadas de seu
presumir de que − confiadas ao seu
suspeitar de cujas − confidenciadas com seu
não supuser que − reveladas a seu
não confiar de que − transmitidas a seu
A alternativa em que a pontuação está CORRETA é:
O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade, constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação. Ou seja: em situações em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
O padrão culto do idioma – além de ser uma espécie de marca de identidade –, constitui recurso, imprescindível, para uma boa argumentação. Ou seja: em situações, em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade, constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação, ou seja, em situações em que a norma culta, se impõe transgressões, podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação; ou seja: em situações em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e, até mesmo, desacreditar o autor...
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...