Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das relações entre as idéias e as estruturas lingüísticas do texto V, julgue os itens a seguir.
I As duas ocorrências do verbo significar, nas linhas 2 e 4, estão flexionadas no singular por concordarem com um sujeito oracional.
II O período iniciado por "Assim" (L.6) explicita e ilustra como devem ser entendidas as afirmações dos três períodos anteriores.
III Os períodos iniciados por "Veríamos" (L.13-20) mostram o que seria o resultado do exame nas "frases" (L.10) do cotidiano.
IV A retirada da pergunta "Por quê?" (L.20) prejudicaria a clareza da argumentação e a estruturação sintática das frases do texto.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
A respeito de aspectos lingüísticos do trecho abaixo, assinale a opção correta.
Os dois primeiros quês do texto, em ''que a inteligência''( L.1 e 2) e em ''que confundem''(L.3) são ambos pronomes relativos.
Em ''que confundem''(L.3), o pronome que é o sujeito gramatical de confundem. Tendo por sujeito um pronome, deve o verbo permanecer na forma neutra, ou seja, o singular.
Compreende-se a seqüência ''que os quer resolver'' (L.4) como: que quer resolver os problemas religiosos.
A preposição de, que antecede a conjunção que(L.7), é exigência do verbo transitivo indireto da oração iniciada por essa conjunção.
O substantivo ''perspicuidade'' tem o sentido de ''qualidade de perspectiva''.
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto que segue.
O futebol reflete mudanças na sociedade.
Em várias ocasiões, em diversos países, futebol e política se misturaram.
O futebol é parte da comunidade, da economia, da estrutura política.
As três frases acima estruturam-se num único período, com lógica, clareza e correção, da seguinte maneira:
O futebol, por ser parte da comunidade, da economia e da estrutura política, reflete mudanças na sociedade, tendo havido várias ocasiões, em diversos países, em que futebol e política se misturaram
O futebol reflete mudanças na sociedade, onde em muitas ocasiões, sendo no entanto parte da comunidade, da economia, da estrutura política nos diversos países, futebol e política se misturaram.
O futebol que em várias ocasiões, em diversos países, se misturaram com a política, ele é reflexo de mudanças na sociedade, cujo futebol é parte da comunidade, da economia, da estrutura política.
O futebol, cuja parte da comunidade, da economia, da estrutura política, reflete mudanças na sociedade em várias ocasiões, em diversos países, que futebol e política misturaram-se.
Em várias ocasiões, em diversos países, que futebol e política se misturaram, ele vem sendo parte da comunidade, da economia, da estrutura política, conquanto que reflete mudanças na sociedade.
Na frase "Ou vai ou racha!", a conjunção OU tem o mesmo valor significativo que apresenta na seguinte frase:
O turista compreendia inglês ou francês com facilidade;
As vaias ou os aplausos não perturbaram o presidente;
O empregado faz o que deve ou perde o emprego;
Na hora da premiação, chorava ou ria;
Morávamos no segundo ou no terceiro andar.
As questões de números 9 a 13 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O segmento grifado está empregado corretamente na frase:
Levantamentos estatísticos reconhecem em que está ocorrendo uma recuperação da atividade econômica, atualmente.
São várias as opiniões de especialistas que deve haver maior qualificação da mão-de-obra para as exigências atuais do mercado.
A recuperação salarial, a que se referem os pesquisadores, é ainda parcial, porém demonstra a reativação da economia.
O crescimento da economia, do qual se esperava há muito, fez aumentarem os investimentos em modernização da indústria.
Foram concedidos os reajustes salariais com que batalhavam especialmente os trabalhadores da indústria.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
(...) que carregamos sem saber por que, apenas porque nos deram para carregar.
As formas sublinhadas preencherão corretamente, na mesma ordem, as lacunas da frase:
Queria saber o ...... de os filhos se esquecerem dos pais; será ...... é uma lei da natureza?
Não se sabe ...... razão se esquecem os filhos dos pais, qual o ...... de os deixarem de lado.
A mãe é mais importante ...... ela é absolutamente necessária nos primeiros anos do filho, não há ...... o pai ficar enciumado.
...... o cronista não explica seu ceticismo? o leitor fica se perguntando, sem atinar com o ...... de tamanha melancolia.
Embora o cronista não diga ...... se tornou tão melancólico, o leitor deixa-se abater um pouco, ...... suspeita quais sejam as razões.
Julgue os itens a seguir, com relação às estruturas gramaticais e às idéias do texto acima.
A vírgula é empregada sempre para demarcar orações justapostas no trecho "Discos rígidos não suportam (...) diante" (L.21-25).
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a frase CORRETA quanto à concordância verbal.
Conversar, rir, chorar, brigar, conquistar faz parte dos relacionamentos humanos.
Fazem vinte anos que estamos morando nesta casa.
Mário e eu se conhecemos há quatro anos.
Devem haver poucos casais completando bodas de ouro atualmente.
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a alternativa em que os vocábulos formem o plural como interpretação e general, respectivamente.
cidadão/mal
questão/girassol
cristão/cônsul
órfão/ funil
Quanto às estruturas gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.
A estrutura "lhe é, na verdade, exterior" (L.10-11) pode, sem prejuízo para as informações e para a correção do período, ser substituída por: é, na verdade, exterior a ele.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...