Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os segmentos transcritos abaixo são partes seqüenciadas de um texto. Aponte o segmento inteiramente correto quanto à organização sintática, emprego dos sinais de pontuação e propriedade no uso dos vocábulos.
Ética dos políticos soa, para a maioria de nossos concidadãos, como um oxímoro. Seria uma ética com desconto, deficitária, complacente, ante à verdadeira ética: a da vida privada.
Esse é um fenômeno brasileiro (em nosso país, as virtudes são privadas, e os vícios, públicos), de Terceiro Mundo (idem) e, cada vez mais, mundial (ibidem). Vivemos a descrença na ágora, no espaço público.
Ao político depreciado, chama-se maquiavélico. No meio milênio que se passou desde ""O Príncipe"", Maquiavel simbolizou o político sem escrúpulos na expressão, que não é dele, segundo o qual os fins justificariam os meios.
Numa leitura "moderna" de Maquiavel, podem-se discernir uma ética com vistas a resultados de outra que respeita os valores. A primeira seria uma ética da responsabilidade; a segunda de princípios. Políticos consideram os resultados prováveis de suas ações. Cientistas estimam os valores.
Por extensão, passou-se a transferir o que se aplicam aos cientistas para os homens privados em geral: as exigências de respeito a valores incondicionais valem mais a indivíduos privados do que a homens públicos, do qual é axioma a famosa frase de Mandeville: ""Vícios privados, benefícios públicos"".
(Renato Janine Ribeiro, Folha de S. Paulo, 17/07/2005, com modificações)As questões de números 7 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... pode influir fortemente no PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas em um país)... (3º parágrafo)
O emprego dos parênteses isola, no contexto,
uma repetição desnecessária.
um juízo de valor.
um segmento explicativo.
a transcrição exata de uma citação.
a enumeração de fatos de relativa importância.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
A validade do seguro como instrumento de proteção é inquestionável. ___1___ não existisse o seguro, certamente muitos projetos não teriam seqüência, planos e sonhos não seriam retomados, ___2___muitas pessoas teriam de passar por momentos difíceis, experimentando sérias privações. O seguro é, sem dúvida, um agente do bem, que traz tranqüilidade ___3___possam se utilizar, considerando seu absoluto sentido reparador. ___4___validade do seguro, considerável parte da sociedade brasileira dele desconfia, e muitos dos que dele se utilizam entendem tratar-se de um produto que pode trazer lucro para o segurado – uma posição certamente equivocada, ___5___os cálculos atuariais que contemplam as operações de seguro são elaborados para repor perdas e não para gerar lucros para os tomadores do seguro. (Mauro César Batista, Gazeta Mercantil, 22/6/2005)
O texto emprega uma linguagem coloquial e na frase "A CAIXA tem uma linha de crédito tamanho família", está empregando o verbo TER em lugar de outro, de significado mais preciso; a alternativa abaixo que indica corretamente esse verbo é:
reserva;
dispõe de;
possui;
conserva;
contém.
As proposições abaixo obedecem à norma culta, quanto ao emprego dos pronomes, EXCETO:
Quero falar contigo para te contar a verdade.
Vossa excelência sabe que seus eleitores o apoiarão.
Tudo acabou entre eu e ela.
Eu assisti ao filme de que você falou.
Se, no segundo período do texto, transformarmos as cinco primeiras orações reduzidas de infinitivo em orações desenvolvidas na forma passiva pronominal (com o pronome SE), as formas verbais adequadas serão, respectivamente:
movimente – efetue – obtenha – receba – adquira;
movimentem – efetuem – obtenham – recebam – adquiram;
movimente – efetuem – obtenha – recebam – adquiram;
movimentem – efetue – obtenham – receba – adquira;
movimente – efetue – obtenha – receba – adquiram.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego dos pronomes pessoais:
O advogado trouxe o documento para mim.
Para mim, revisar o documento foi fácil.
O advogado trouxe o documento para eu revisar.
O advogado trouxe o documento para mim revisar.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando as idéias e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Se a expressão dos seus compatriotas (l.6) fosse empregada no singular, a coerência do texto seria preservada; mas, para que fosse respeitada a correção gramatical, seria necessário empregar, também, no singular, o pronome os (l.7).
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está inteiramente clara e correta a redação da seguinte frase:
Segundo a versão oficial, as entradas forçosas da polícia em escritórios de advocacia não constituem abuso de autoridade, uma vez que são determinadas por ordem judicial.
Os escritórios de advogado aonde funcionam sedes de empresas, não configuram um caso de sigilo profissional, uma vez que se prestam ao exercício de uma função estranha à sua finalidade.
Havendo constrangimento do advogado ao informar fatos que só dizem respeito aos seus clientes, traindo sua confiança, fica impossível exercerem a profissão que lhes compete.
A menos que seja previsto como um caso de exercício diverso da advocacia, as situações regulares dos escritórios de advogados impõem o respeito ao direito de sigilo.
Note-se que na jurisprudência, do âmbito do Supremo Tribunal Federal, tem sido resguardado o sigilo na apreensão de documentos, entendida como fraglante abuso de autoridade.
Se substituirmos as cinco primeiras construções com verbos no infinitivo no segundo período do texto por construções nominais, empregando substantivos no lugar dos verbos, os substantivos adequadamente empregados serão, respectivamente:
movimentação – efetuação – obtenção – recebimento - aquisição;
movimento – efetuamento – obtenção – recepção - adquirimento;
movimentação – efetuamento – obtenção – recepção - adquirimento;
movimento – efetuação – obtenção – recebimento - adquerência;
movimentação – efetuação – obtimento – recebimento – aquisição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...