Questões de Língua Portuguesa

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Formam-se grupos de alunos nas escolas. O que determina esses grupos não é uma orientação formal; o que constitui esses grupos, o que traça os contornos desses grupos, são as afinidades individuais.

Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por

  • A. lhes determina − lhes constitui − traça-lhes os contornos
  • B. os determina − constitui-lhes − os traça seus contornos
  • C. os determina − os constitui − lhes traça os contornos
  • D. determina-lhes − os constitui − traça a seus contornos
  • E. determina-os − constitui-os − os traça contornos

... pois é claro que não o são... (4º parágrafo)

... banalizando-os. (4º parágrafo)

... que se inscrevem no tempo e no espaço. (6º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:

  • A. simulacros − a identidade do lugar, sua história e modo de vida − gerações
  • B. pacote turístico − modo de vida − tábula rasa
  • C. cidades − os pacotes turísticos − gerações
  • D. simulacros − os pacotes turísticos − história
  • E. pacote turístico − a identidade do lugar, sua história e modo de vida − tábula rasa

Estão adequadas ambas as construções pronominais indicadas entre parênteses, como alternativas válidas, no contexto, para as expressões sublinhadas em:

  • A. Voltaire atribui aos grosseiros (atribui-lhes) a responsabilidade por aplaudirem a barbárie (lhe aplaudirem).
  • B. As velhas acusam a vítima (acusam-lhe) de herege e os bárbaros seguem as velhas (seguem-nas) em seu preconceito.
  • C. Os poetas idealistas louvam os campesinos (lhes louvam), ignorando os defeitos deles (ignorando-lhes os defeitos).
  • D. Muitos homens querem agradar as massas (as agradar), não hesitando em cortejar as mesmas (cortejar-lhes).
  • E. Para que aprimoremos a civilização (a aprimoremos), é preciso prestigiar os pensantes (prestigiá-los).

As leis? Ora, como são os homens que elaboram as leis, eles usam essas leis a seu favor, dão a essas leis um caráter coercitivo, tornam essas leis um instrumento de penalização das mulheres adúlteras.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A. elaboram-nas − usam-lhes − dão-lhes − tornam-lhes
  • B. as elaboram − usam-nas − dão-nas − as tornam
  • C. elaboram-lhes − as usam − lhes dão − lhes tornam
  • D. elaboram-nas − lhes usam − dão a elas − tornam-lhes
  • E. as elaboram − usam-nas − dão-lhes − tornam-nas

Em “a partir do momento em que se tem um aparelho”, quanto à correção gramatical, é correto afirmar que, no trecho citado, há o emprego:

  • A. correto da próclise, pois o pronome “que” atrai o “se”.
  • B. correto da ênclise, pois o pronome “que” atrai o “se”.
  • C. incorreto da próclise, pois o pronome “se” deve situar-se após o “que”.
  • D. incorreto da ênclise, pois o pronome “se” deve situar-se após o “que”.
  • E. incorreto da mesóclise, pois o pronome “se” deve situar-se após o “que”.

“Esquece-se dos outros porteiros; parece-lhe que o porteiro é o único [...]”. O uso do termo destacado sugere que:

  • A. a próclise revela a natureza informal do texto.
  • B. a ênclise revela a natureza informal do texto.
  • C. a ênclise revela o caráter normativo gramatical da construção frasal.
  • D. o pronome oblíquo antes do verbo é facultativo na variedade padrão.
  • E. o pronome oblíquo depois do verbo é facultativo na variedade padrão.

“Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes.

A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é:

  • A. Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo;
  • B. Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força;
  • C. Está bem alimentado, mas não comeu bem;
  • D. Bem feito!, disse ela bem alto;
  • E. Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido.

“A Metamorfose”, por exemplo, teve de esperar até 1929 para ser traduzida ao tcheco, o idioma oficial da então Tchecoslováquia. (3º parágrafo)

No contexto, o termo então, em destaque, expressa circunstância de

  • A. qualidade.
  • B. modo.
  • C. lugar.
  • D. dúvida.
  • E. tempo.

Ambas as palavras têm certa equivalência no tocante ao seu sentido intermediário... (último parágrafo)

Mantendo-se o sentido e a correção gramatical, o segmento destacado acima pode ser substituído, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, por:

  • A. quanto à
  • B. com relação a
  • C. já que
  • D. uma vez que
  • E. salvo

“...novas fontes alternativas de energia, como hidrogênio e biomassa”.

Nesse segmento do texto 1, o vocábulo “como” introduz uma:

  • A. enumeração de todas as fontes alternativas;
  • B. exemplificação de alguns tipos de fontes alternativas;
  • C. comparação com algumas outras fontes de energia;
  • D. explicação do que são fontes alternativas de energia;
  • E. interrogação sobre novas fontes de energia.
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