Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia atentamente o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A ilusão é a percepção deformada de um objeto real e presente. Por si mesma, a ilusão não constitui sintoma de doença mental. Em determinadas condições, entre as quais se incluem os estados emocionais mais ou menos intensos e a falta de atenção, podem ser observadas ilusões até mesmo em pessoas normais. A emoção tem o poder de transformar ilusoriamente nossas percepções. Diz-se comumente que não há lobos pequenos, todos são enormes, porque o medo intervém na apreciação das dimensões. Um estado emocional patológico pode intensificar ao máximo a tendência às ilusões. Nos doentes mentais, as ilusões são devidas à perturbação da atenção, a influências emocionais e a alterações da consciência. No meio hospitalar, observase que certos pacientes têm uma tendência acentuada para apresentar fenômenos ilusórios. Exemplos: às vezes, um cobertor abandonado sobre o leito, uma toalha pendurada são percebidos como figuras humanas. O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador. Muitos enfermos angustiados não permitem que se tome a pressão arterial, porque vêem no tensiômetro um instrumento perigoso, que pode ocasionar a morte. Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, pois nelas vêem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos. Entre os equívocos sensoriais relacionados com o aparelho auditivo, observa se com freqüência o seguinte: numa conversação entre pessoas que se encontram próximas do doente, especialmente se realizada em voz baixa, este ouve frases relacionadas com a sua pessoa; também é comum que, no ruído da rua, o doente ouça injúrias e ameaças.
(Adaptado de PAIM, Isaias. Curso de psicopatologia. 3 ed. São Paulo, Editora Grijalbo, 1976, p. 31.)
"Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, pois nelas vêem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos."
Reescreve-se essa frase do texto em cada alternativa abaixo mediante inclusão de um pronome relativo. A nova redação não é bem sucedida do ponto de vista gramatical em:
Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, com que confundem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos.
Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, a que se referem como olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos.
Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, em que encontram olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos.
Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, de que imaginam olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos.
A respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 2, a substituição da vírgula que se segue a "Constituição" por ponto final exige a supressão da conjunção "e" e o conseqüente emprego do artigo "o" em letra maiúscula, para que seja preservada a correção do texto.
Relacione as ações (1), (2), (3) e (4) com o advérbio semanticamente adequado, conforme mostra o modelo, e assinale, a seguir, a seqüência correta.
4 3 2 1
1 2 3 4
3 4 1 2
4 2 1 3
3 2 1 4
As questões de números 21 a 30 referem-se ao texto que segue.
A grafia de todas as palavras está correta em:
Há quem assista com displiscência as peças de teatro interativo, sem levar para casa nenhuma masela.
A protagonisação de uma peça de Shakespere exige um ator bem forgeado em inúmeras representações trágicas.
O que o autor do texto teme é a promiscuidade entre palco e público, difundida no teatro moderno à guisa de interação.
Não é prazeiroso ser conduzido à força ao palco, ao menos para as espectativas de um espectador comum, que prefere manter-se sijiloso, na escuridão.
Antigamente o procênio reservava-se aos grandes atores; hoje, ocupa-o um cidadão qualquer, transvestido de estrela da companhia.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito da organização das idéias no texto acima.
Prejudica-se a coerência textual e provoca-se erro sintático ao se mudar o sentido do trecho inicial do último parágrafo para a voz passiva: A economia da opulência é possibilitada pela riqueza e pela fama, e também pelo poder.
Acerca da comunicação hipotética acima e considerando a linguagem pertinente a esse tipo de correspondência, julgue o item a seguir.
A linguagem usada no texto da comunicação não atende às exigências da escrita culta padrão.
Assinale a proposta de redação gramaticalmente correta.
Seguiram o mesmo padrão, combinando de maneira perversa baixo crescimento e aumento das desigualdades sociais, o comportamento de todas as economias latino-americanas que aderiram ao Consenso de Washington, é o que mostra estudos recentes da Cepal.
(Adaptado de Plínio de Arruda Sampaio Jr. O Impasse do Desenvolvimento Nacional)
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Na oração "...mesmo estando ainda em sua puberdade..." (linhas 16-17), o termo em destaque indica uma
causa.
condição.
finalidade.
concessão.
conseqüência.
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se substituir o travessão, à linha 7, por vírgula ou por ponto-e-vírgula.
"Todos podem conseguir um viver melhor desde que haja uma firme decisão de se cuidar." (l. 36-37)
A segunda oração do período acima estabelece com a anterior uma relação de:
causa.
tempo.
conclusão.
concessão.
condição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...