Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2004
TEXTO I para as questões de 11 a 14.
O texto de Adélia Maria Prado apresenta algumas dificuldades em relação à compreensão, mas isso não significa que não existam questões complexas a serem exploradas. Portanto, pode-se dizer que o texto adota
uma linguagem extremamente culta.
um tom coloquial, por ocupar-se de detalhes banais ou corriqueiros.
uma linguagem objetiva e precisa.
um relato pessoal de uma empregada e sua vizinha.
um exagero de efeitos poéticos, sem metáforas.
Texto I – itens de 1 a 6 e 12
Em relação às estruturas do texto I, julgue os itens que se seguem.
Pelos sentidos do texto, a forma verbal "servirão" (L.17) está no futuro do indicativo para indicar que a informação subseqüente a que se refere ainda não tinha acontecido no momento em que o ensaio foi produzido.
O plano irreal da visita do Imperador à casa de Bentinho é caracterizado principalmente pelo emprego do seguinte tempo verbal:
imperativo afirmativo: mande, faça
pretérito imperfeito: beijava,chegava,parava,apeava- se,entrava,etc
pretérito perfeito: vi, achei, ouvi, entrou, foi, morreu, etc
presente do indicativo:é,manda,temos,podem,basta, etc
futuro do presente e do pretérito:será,iria.
Estão corretos o emprego e a flexão dos verbos na seguinte frase:
Quando eles virem a receber o suficiente para a aquisição desses bens e serviços, situar-se-ão acima da linha de pobreza.
Quem se provém apenas do estritamente necessário para não morrer de fome inclui-se na chamada linha de indigência.
Se alguém se contrapor a esse método de quantificação dos pobres, os acadêmicos refutarão demonstrando o rigor de seus critérios.
Caso tal metodologia não conviesse aos acadêmicos, eles tê-la-iam abandonado e substituído por outra.
Os acadêmicos há muito comporam uma cesta de bens e serviços em cujo valor monetário se baseiam para fixar a linha de pobreza.
Texto I – itens de 1 a 15
Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto
As rees crituras de " a que chamou" (L.7-8) e de " de que dispomos" (L.13) como, respectivamente, que chamou de e que dispomos estão ambas de acordo com a modalidade escrita padrão da língua portuguesa e preservam o senti d o original do texto.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
Como as expressões a maioria dos (l.11) e quase todos podem ser consideradas sinônimos textuais, a substituição daquela expressão por esta preserva a coerência textual e a correção gramatical.
Julgue se os trechos a seguir apresentam linguagem gramaticalmente correta e adequada à redação de correspondências, expedientes e documentos oficiais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou R$ 57 milhões em recursos adicionais para solucionar os gargalos do setor portuário brasileiro que vivia na penúria e vinha capengando.
Acerca das idéias e das estruturas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O pronome relativo que (l.13) poderia ser substituído, sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto, por os manguezais.
Em relação a aspectos gramaticais e às idéias do parágrafo contido na janela do Word 2000 mostrada na figura acima, julgue os itens subseqüentes.
As formas pronominais enclíticas "-los" (L.9) e "-la" (L.14) referem-se, respectivamente, à segunda ocorrência de "idosos" (L.8) e a "senhora idosa" (L.12).
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.
O trecho os calendários também serviam e até hoje servem (l.25-26) pode perder todas as marcas de plural sem se tornar incorreto ou inadequado para o contexto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...