Questões de Língua Portuguesa

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TEXTO I para as questões de 11 a 14.

O texto de Adélia Maria Prado apresenta algumas dificuldades em relação à compreensão, mas isso não significa que não existam questões complexas a serem exploradas. Portanto, pode-se dizer que o texto adota

  • A.

    uma linguagem extremamente culta.

  • B.

    um tom coloquial, por ocupar-se de detalhes banais ou corriqueiros.

  • C.

    uma linguagem objetiva e precisa.

  • D.

    um relato pessoal de uma empregada e sua vizinha.

  • E.

    um exagero de efeitos poéticos, sem metáforas.

Texto I – itens de 1 a 6 e 12

Em relação às estruturas do texto I, julgue os itens que se seguem.

Pelos sentidos do texto, a forma verbal "servirão" (L.17) está no futuro do indicativo para indicar que a informação subseqüente a que se refere ainda não tinha acontecido no momento em que o ensaio foi produzido.

  • C. Certo
  • E. Errado

O plano irreal da visita do Imperador à casa de Bentinho é caracterizado principalmente pelo emprego do seguinte tempo verbal:

  • A.

    imperativo afirmativo: mande, faça

  • B.

    pretérito imperfeito: beijava,chegava,parava,apeava- se,entrava,etc

  • C.

    pretérito perfeito: vi, achei, ouvi, entrou, foi, morreu, etc

  • D.

    presente do indicativo:é,manda,temos,podem,basta, etc

  • E.

    futuro do presente e do pretérito:será,iria.

Estão corretos o emprego e a flexão dos verbos na seguinte frase:

  • A.

    Quando eles virem a receber o suficiente para a aquisição desses bens e serviços, situar-se-ão acima da linha de pobreza.

  • B.

    Quem se provém apenas do estritamente necessário para não morrer de fome inclui-se na chamada linha de indigência.

  • C.

    Se alguém se contrapor a esse método de quantificação dos pobres, os acadêmicos refutarão demonstrando o rigor de seus critérios.

  • D.

    Caso tal metodologia não conviesse aos acadêmicos, eles tê-la-iam abandonado e substituído por outra.

  • E.

    Os acadêmicos há muito comporam uma cesta de bens e serviços em cujo valor monetário se baseiam para fixar a linha de pobreza.

Texto I – itens de 1 a 15

Julgue os itens a seguir, que se referem à compreensão, à interpretação e aos aspectos gramaticais do texto

As rees crituras de " a que chamou" (L.7-8) e de " de que dispomos" (L.13) como, respectivamente, que chamou de e que dispomos estão ambas de acordo com a modalidade escrita padrão da língua portuguesa e preservam o senti d o original do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.

Como as expressões “a maioria dos” (l.11) e quase todos podem ser consideradas sinônimos textuais, a substituição daquela expressão por esta preserva a coerência textual e a correção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue se os trechos a seguir apresentam linguagem gramaticalmente correta e adequada à redação de correspondências, expedientes e documentos oficiais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou R$ 57 milhões em recursos adicionais para solucionar os gargalos do setor portuário brasileiro que vivia na penúria e vinha capengando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias e das estruturas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

O pronome relativo “que” (l.13) poderia ser substituído, sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto, por os manguezais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a aspectos gramaticais e às idéias do parágrafo contido na janela do Word 2000 mostrada na figura acima, julgue os itens subseqüentes.

As formas pronominais enclíticas "-los" (L.9) e "-la" (L.14) referem-se, respectivamente, à segunda ocorrência de "idosos" (L.8) e a "senhora idosa" (L.12).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.

O trecho “os calendários também serviam — e até hoje servem” (l.25-26) pode perder todas as marcas de plural sem se tornar incorreto ou inadequado para o contexto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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