Questões de Língua Portuguesa

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Considere as orientações da gramática para a composição de um texto, em consonância com a norma-padrão escrita, e as assertivas abaixo.

I. Levando em conta a condição mencionada em “...costuma ocorrer também a forma flexionada, quando entre o auxiliar e o infinitivo se insere o sujeito deste, expresso por substantivo ou equivalente” [Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Luís F. Lindley Cintra], a presença da forma "revisitarem", na frase O propósito do livro é claro: instigar os leitores a revisitar o conhecimento dominante acerca da história jurídica do Brasil, não poderia ser considerada correta.

II. Se, em vez de Trata-se de argumento desafiador, o autor tivesse escolhido a formulação "Me parece que trata-se de argumento desafiador", haveria incompatibilidade entre os registros linguísticos (formal/informal) adotados no prefácio e na hipotética construção, incompatibilidade no nível das estruturas sintáticas (Me parece e que trata-se), mas não no nível do léxico (o emprego de “parece” não compromete a formalidade).

III. A substituição da forma simples do gerúndio, em Nesse quadro, cumprindo tal tarefa de forma primorosa, vem à balha a obra do historiador e etnolinguista Amílcar D´Ávila de Mello, pela forma composta “havendo cumprido” não afeta qualquer traço semântico do original: mantém-se a ideia de ação em curso, ação contemporânea à expressa pelo verbo da oração principal.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Considere:

Afirma-se com correção sobre o emprego de como em I:

  • A. é ocorrência do que se vê indicado no segundo exemplo de 1.1.
  • B. é ocorrência idêntica à descrita em 3.1.1.
  • C. tem o mesmo valor semântico indicado em 4.2.
  • D. tem o mesmo valor semântico indicado em 5.
  • E. é outro exemplo do que se detalha em 6.2.

Considerados o contexto e a norma-padrão,

  • A. (linha 13) resulta em incorreção o acréscimo de vírgula entre Spinoza e segundo.
  • B. (linha 24) o emprego de aspas em "apenas" empresta ironia à palavra, tal como em: "Ele foi "apenas" assaltado, sem muita violência".
  • C. (linha 21) em O rubor pode subir às faces de alguém, está correto o emprego do sinal de crase, assim como o está em “O sentimento de vergonha é comum à qualquer pessoa”.
  • D. (linha 2) as palavras opróbrio e ignomínia estão corretamente grafadas e acentuadas, assim como o estão as palavras desta frase: "A ausência de rúbrica nos documentos é mais um deslise para o qual ela tem o intuíto de reinvindicar tratamento de excessão."
  • E. (linha 18) em a vergonha pressupõe um controle interno: quem [...], os dois-pontos introduzem consequência.

Afirma-se com correção:

  • A. (linhas 4 e 5) Convertida para a voz passiva, a frase O Dicionário Larousse traz aproximadamente as mesmas definições apresentará a forma “é trazida”.
  • B. (linha 21) Em pelo simples fato de estarem sendo observadas, ocorre o deslize gramatical denominado “gerundismo”, caracterizado como o emprego indevido de formas no gerúndio.
  • C. (linhas 17 e 18) Em quando é ridicularizado abertamente, ou quando criar a fantasia para si mesmo de que o tenha sido, os tempos das formas verbais destacadas obedecem à correlação privilegiada na norma-padrão.
  • D. (linha 23) A substituição do segmento não deixa de ser por “é” mantém plenamente o sentido original do período.
  • E. (linhas 22 e 23) O fragmento portanto acompanhada de um juízo positivo pressupõe a forma verbal “seja”, que está elíptica.

Consideradas definições da palavra vergonha retiradas do Dicionário Aurélio, a alternativa que contém exemplificação correta é:

  • A. sentimento da própria dignidade, brio, honra (linha 4): “Durante severa discussão, o mais sincero dos amigos indagou-lhe se não tinha ética e vergonha na cara.”
  • B. sentimento penoso de desonra, humilhação ou rebaixamento diante de outrem (linhas 2 e 3): “Se tiverem vergonha, honrarão a confiança neles depositada e trabalharão com mais lisura.”
  • C. desonra humilhante; opróbrio, ignomínia (linha 2): “Artista talentoso, o jovem pianista contornou a explícita vergonha apresentando vários números antes de dirigir a palavra à audiência”.
  • D. sentimento de insegurança provocada pelo medo do ridículo, por escrúpulos etc.; timidez, acanhamento (linhas 3 e 4): “Todos ficaram constrangidos com o comportamento indecoroso do magistrado; foi de fato uma vergonha.”
  • E. desonra humilhante; opróbrio, ignomínia (linha 2): “Um profundo sentimento de vergonha o impedia de aceitar elogios sem negar ou diminuir o que nele viam de bom.”

Em nenhum momento da história a sociedade, como um todo, conseguiu sustentar facilmente os custos exorbitantes da ópera.

Na frase acima, a locução verbal está empregada com regência idêntica à presente em:

  • A. O crítico elegeu o jovem cantor o maior artista da temporada.
  • B. Apresentou-nos currículo repleto de menções honrosas.
  • C. Sem falsa modéstia, recebeu a ovação com elegância e alegria.
  • D. Tentou cantar de modo condizente com as recomendações do maestro.
  • E. Jamais se afastou daquele velho conselho do pai.

Considere a frase abaixo e as assertivas I, II e III. E por que a ópera é a única forma de música erudita que ainda desenvolve de modo significativo novas audiências, apesar de que, no último século ou por volta disso, o fluxo de novas obras, que uma vez foi seu sangue vital, secou até se reduzir a um débil gotejar?

I. O segmento apesar de que introduz ideia naturalmente compatível com a expressa na primeira parte do enunciado, de modo que a expectativa criada na porção inicial se harmoniza com o que vem a seguir na frase.

II. A palavra até, que usualmente sinaliza o ápice de uma ação, tem esse sentido prejudicado em virtude de vir associada à ideia expressa por débil.

III. Se uma vírgula fosse introduzida antes da palavra ou, não haveria prejuízo para a correção original.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. II.
  • E. III.

Segmentos do texto estão, abaixo, associados a outras formulações. A que NÃO prejudica o sentido e a correção originais é:

  • A. (linha 1) no qual a maioria ou todos os personagens cantam / cujos personagens, a maioria ou todos, cantam.
  • B. (linhas 4 e 5) conseguiu sustentar facilmente os custos exorbitantes da ópera / obteve facilmente recursos para custear os gastos excessivos da ópera.
  • C. (linhas 5 e 6) Por que dedicam suas vidas a apresentá-la, escrever sobre ela, assistir a ela? / Qual a causa de dedicarem suas vidas a apresentar, escrever e assistir a ela.
  • D. (linha 7) pagando imensas quantias por esse fugaz privilégio / se forem pagar imensas quantias por esse privilégio instantâneo
  • E. (linha 8) que ainda desenvolve de modo significativo novas audiências / que desenvolve, ainda que de maneira significativa, novas audiências.

Queremos investigar por quê. (final do texto)

Ficarão preservadas a correção e a clareza da frase acima, sem prejuízo do sentido original, com a substituição do segmento destacado por

  • A. suas razões.
  • B. o seu porquê.
  • C. por que motivos.
  • D. porque ela nos transforma.
  • E. seja qual for as motivações disso.

Considerando os aspectos estruturais e linguísticos das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República. Comunicações oficiais cujo remetente é o presidente da República caracterizam-se pelo emprego da forma Respeitosamente como fecho, pela ausência de assinatura e pela presença da identificação do signatário como forma de se evitarem equívocos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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