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As questões de números 31 a 35 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O texto apresenta linguagem
formal, por servir a uma exposição objetiva, didática e coerente sobre determinado assunto.
formal, misturada com elementos de informalidade, por apontar aspectos objetivos ao lado de um tratamento subjetivo do assunto.
formal, por basear-se em conceitos da classe dominante, letrada, sobre manifestaçãoes festivas de uma população iletrada.
informal, por limitar-se a reproduzir dados sobre certas manifestações de origem anterior ao surgimento da escrita.
informal, por tratar de um assunto reconhecidamente popular, cuja transmissão se baseia na oralidade.
Leia com atenção o texto O abridor de latas. As dez questões que se seguem, referem-se a seu conteúdo
O fragmento "Vamos comer alguma coisa enquanto ela não vem" (Texto, linha 24) encerra uma oração:
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com referência ao vocabulário e às estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Colocando a passagem situada na terceira estrofe em ordem direta, tem-se: Mas a árvore em fogo erguia-se tranqüila, iluminando a noite, forte como um gigante cansado à beira da morte; porém nobre em sua miséria.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Observando-se alguns dos recursos utilizados na construção do texto, verifica-se que
o emprego das aspas em "poderes" justifica-se do mesmo modo que em "provas".
a falta de marca pessoal na linguagem garante a objetividade da demonstração.
as expressões astronomia personalizada e basta repetir o experimento são manifestações da ironia do autor.
o emprego das aspas em "acreditar" deve-se à ênfase atribuída a uma ação afirmativa dos cientistas.
o emprego da palavra inspiração, no final do texto, revela que o autor reviu e retificou sua posição contrária ao esoterismo.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com referência ao vocabulário e às estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Subentende-se que o sujeito da oração situada no terceiro verso é "as chamas" (v.2).
Considerando a construção morfossintática, semântica e discursiva do texto II, julgue os itens a seguir.
Depreende-se das relações sintáticas e semânticas do período Elas serão (...) em casa (l.23-26) que as pessoas com princípios e valores só serão éticas caso tenham vivido relações harmoniosas e inclusivas, em família."Na televisão, o jornalismo transmite os acontecimentos como se fossem um show." Todas as funções sintáticas a seguir são encontradas no enunciado dado, EXCETO:
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Julgue os itens a seguir, a respeito do texto anterior.
Embora as oxítonas terminadas em "a" e seguidas de "s" devam ser acentuadas, a palavra "PETROBRAS" pode não apresentar acento na última sílaba por tratar-se de uma sigla.
As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A frase em que há palavras escritas de modo INCORRETO é:
A inspiração das fábulas nasce no imaginário de sociedades primitivas, na busca da compreensão do universo e dos conflitos existenciais.
Diferenças culturais, costumes inusitados ou estranhos aos da época moderna surgem no conteúdo das fábulas, assimilado espontaneamente pelos ouvintes.
O ritmo da vida moderna impossibilita o antigo e saudável hábito das sessões comunitárias destinadas a ouvir e a contar histórias.
Despertar a atenção do público infantil é um desafio para o contador de histórias, um ritual que utiliza recursos diversos, com a mímica e a entonação da voz.
A exatidão de conhecimentos e informações contidos nas fábulas, associados à vizão mágica do mundo, favorece o amadurescimento das crianças.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O sentido da palavra "paradigma"(l.2) está associado à idéia de modelo, ponto de vista teórico.
As vírgulas após "mecanicista"(l.2) e após "desmontável"(l.3 e 4) isolam uma expressão de caráter explicativo.
Pelos sentidos do texto, o sujeito sintático de "levou"(l.4) é "seu paradigma mecanicista" (l.2).
Ao se substituir a conjunção "porquanto"(l.5) pela conjunção porque, as relações sintáticas e semânticas do período são mantidas.
Em "se situe"(l.11) o pronome "se" indica indeterminação do sujeito e contribui para con- ferir impessoalidade ao texto.
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