Questões de Língua Portuguesa

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Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1

  

 

No contexto discursivo, o verbo auxiliar empregado em: "O mesmo time pode aparecer com a camisa branca num jogo, listrada no seguinte" (linhas 23-25) revela que o autor entende o que enuncia como:

  • A. duvidoso;
  • B. certo;
  • C. necessário;
  • D. possível;
  • E. obrigatório.

Há três orações no período: "O certo é que hoje se torna cada vez mais aceita a idéia de que a preocupação com a oralidade deve ser também partilhada pelos responsáveis pelo ensino da língua" (linhas 50-53), as quais, na ordem em que ocorrem, serão numeradas como 01, 02 e 03. Observando-se as relações entre elas, pode-se afirmar que está correta a análise feita em:

  • A. A) a oração 01 está coordenada à oração 02 e esta principal em relação à oração 03;
  • B.

    a oração 01 é principal em relação à oração 02 e oração 03 e estas últimas estão coordenadas entre si;

  • C.

    a oração 01 é principal em relação à oração 02 e esta principal em relação à oração 03;

  • D.

    a oração 01 é principal em relação à oração 02 e oração 03;

  • E.

    a oração 01 é coordenada à oração 03 e esta é principa em relação à oração 02.

Entre as substituições sugeridas, assinale a que prejudica o texto.

  • A.

    "aquela"(l.3)> a

  • B.

    "impostos. E que também"(l.3 e 4) > impostos e também

  • C.

    "tamanha"(l.7) >exceciva

  • D.

    "esse problema"(l.11) > essa complicação

  • E.

    "se agravou"(l.11 e 12) > agravou-se

Com respeito às idéias do texto acima e às palavras e expressões nele utilizadas, julgue os itens a seguir.

A pontuação do texto permanecerá correta caso se substituam os travessões por vírgulas em ambos os parágrafos.

  • C. Certo
  • E. Errado

"A língua (no sentido sociolingüístico do termo) não está de antemão pronta, dada como um sistema de que o sujeito se apropria para usá-la segundo suas necessidades específicas do momento da interação, mas que o próprio processo interlocutivo, na atividade de linguagem, a cada vez a (re)constrói." (Geraldi, 1991: 6). Do enunciado dado acima, que coloca o sujeito no centro da ação lingüística, pode-se aferir que:

  • A.

    A linguagem é forma de expressão do pensamento e, como tal, importa ao seu usuário o domínio de um conjunto de regras gramaticais categóricas que determinam como se deve falar e escrever.

  • B.

    A linguagem é forma de comunicação e seu sucesso depende do conhecimento que o emissor e seu(s) receptor(es) possuem do código lingüístico por meio do qual se expressam.

  • C.

    A linguagem é forma de interação e se constrói a todo momento, nas situações de uso da língua.

  • D.

    No ensino da língua, é importante que se considere a gramática, conforme Cegalla (1989), como um meio posto a nosso alcance para disciplinar a linguagem e atingir a forma ideal da expressão oral e escrita.

Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

"Os alunos da UA provêm de todas as faixas etárias, profissões e níveis sociais(...)"

O verbo provir, empregado na frase acima, não está bem conjugado na seguinte alternativa:

  • A.

    Apenas poderíamos aceitar alunos que proviessem de faixas sociais mais baixas.

  • B.

    Teremos prazer em aceitar os alunos que provirem de qualquer faixa social.

  • C.

    Eram muitos os alunos que provinham de faixas sociais mais baixas.

  • D.

    Poucos alunos haviam provindo de faixas sociais mais baixas.

Julgue os itens a seguir, quanto à veracidade das afirmativas frente às idéias do texto acima e à correção gramatical.

Infere-se do texto que o técnico recusou-se a escalar treze jogadores, não por estar cometendo uma infração às normas e, sim, por julgar que, com 13 jogadores em campo, poderia "dar azar" e o time perder a partida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o sentido literal e contextual dos vocábulos e a estrutura sintática e semântica dos versículos acima, julgue os itens subseqüentes.

Em (17), substituindo-se o objeto direto pelo pronome oblíquo correspondente, é correta a construção: Deus não as ouve.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.

Nos itens abaixo, substituiu-se a vírgula por outro sinal de pontuação. A opção em que a substituição NÃO é cabível gramaticalmente é:

  • A. "Pode-se dizer que as batalhas históricas, ou os eventos em geral que envolvem conflitos, são travadas pelo menos duas vezes." (linhas 1-3) / Pode-se dizer que as batalhas históricas - ou os eventos em geral que envolvem conflitos - são travadas pelo menos duas vezes.
  • B. "O combate histórico feriu-se há cem anos, mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas (...)" (linhas 15-17) / O combate histórico feriu-se há cem anos; mas ele se prolonga até hoje nas batalhas acadêmicas e políticas (...)
  • C. "(...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a história da historiografia." (linhas 11-13) / (...) seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje; em que não se distingue a história da historiografia.
  • D. "A batalha de hoje se dá em duas frentes principais, a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais." (linhas 25-27) / A batalha de hoje se dá em duas frentes principais: a frente acadêmica e a frente do movimento pelo fim das discriminações raciais.
  • E. "Em se tratando de acontecimentos que marcaram profundamente a História, como a Revolução Francesa, seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a História da Historiografia." (linhas 9-13) / Em se tratando de acontecimentos que marcaram profundamente a História - como a Revolução Francesa - seria mesmo mais adequado dizer que são combates que continuam até hoje, em que não se distingue a História da Historiografia.

A grafia de palavras com h inicial, como hesitante, é um problema para quem alfabetiza e, conseqüentemente, para quem escreve em português, porque esta letra não tem valor fonético. O usuário é obrigado a memorizar as palavras com h inicial e o melhor procedimento para alcançar este objetivo é a prática da leitura. Em cada item abaixo, aparecem duas expressões das quais o segundo termo é sempre um adjetivo iniciado por h. A expressão em que o adjetivo não tem h inicial está em:

  • A.

    crise hepática / desenho humorístico;

  • B.

    tendências homossexuais / teoria hortodoxa;

  • C.

    substância hidrossolúvel / produtos hortigranjeiros;

  • D.

    decisão homologatória / paciente hemorroidoso;

  • E.

    medicamento hipotensor / doutrina herética.

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