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Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1
No contexto discursivo, o verbo auxiliar empregado em: "O mesmo time pode aparecer com a camisa branca num jogo, listrada no seguinte" (linhas 23-25) revela que o autor entende o que enuncia como:
Há três orações no período: "O certo é que hoje se torna cada vez mais aceita a idéia de que a preocupação com a oralidade deve ser também partilhada pelos responsáveis pelo ensino da língua" (linhas 50-53), as quais, na ordem em que ocorrem, serão numeradas como 01, 02 e 03. Observando-se as relações entre elas, pode-se afirmar que está correta a análise feita em:
a oração 01 é principal em relação à oração 02 e oração 03 e estas últimas estão coordenadas entre si;
a oração 01 é principal em relação à oração 02 e esta principal em relação à oração 03;
a oração 01 é principal em relação à oração 02 e oração 03;
a oração 01 é coordenada à oração 03 e esta é principa em relação à oração 02.
Entre as substituições sugeridas, assinale a que prejudica o texto.
"aquela"(l.3)> a
"impostos. E que também"(l.3 e 4) > impostos e também
"tamanha"(l.7) >exceciva
"esse problema"(l.11) > essa complicação
"se agravou"(l.11 e 12) > agravou-se
Com respeito às idéias do texto acima e às palavras e expressões nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
A pontuação do texto permanecerá correta caso se substituam os travessões por vírgulas em ambos os parágrafos.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2003
"A língua (no sentido sociolingüístico do termo) não está de antemão pronta, dada como um sistema de que o sujeito se apropria para usá-la segundo suas necessidades específicas do momento da interação, mas que o próprio processo interlocutivo, na atividade de linguagem, a cada vez a (re)constrói." (Geraldi, 1991: 6). Do enunciado dado acima, que coloca o sujeito no centro da ação lingüística, pode-se aferir que:
A linguagem é forma de expressão do pensamento e, como tal, importa ao seu usuário o domínio de um conjunto de regras gramaticais categóricas que determinam como se deve falar e escrever.
A linguagem é forma de comunicação e seu sucesso depende do conhecimento que o emissor e seu(s) receptor(es) possuem do código lingüístico por meio do qual se expressam.
A linguagem é forma de interação e se constrói a todo momento, nas situações de uso da língua.
No ensino da língua, é importante que se considere a gramática, conforme Cegalla (1989), como um meio posto a nosso alcance para disciplinar a linguagem e atingir a forma ideal da expressão oral e escrita.
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Os alunos da UA provêm de todas as faixas etárias, profissões e níveis sociais(...)"
O verbo provir, empregado na frase acima, não está bem conjugado na seguinte alternativa:
Apenas poderíamos aceitar alunos que proviessem de faixas sociais mais baixas.
Teremos prazer em aceitar os alunos que provirem de qualquer faixa social.
Eram muitos os alunos que provinham de faixas sociais mais baixas.
Poucos alunos haviam provindo de faixas sociais mais baixas.
Julgue os itens a seguir, quanto à veracidade das afirmativas frente às idéias do texto acima e à correção gramatical.
Infere-se do texto que o técnico recusou-se a escalar treze jogadores, não por estar cometendo uma infração às normas e, sim, por julgar que, com 13 jogadores em campo, poderia "dar azar" e o time perder a partida.
Considerando o sentido literal e contextual dos vocábulos e a estrutura sintática e semântica dos versículos acima, julgue os itens subseqüentes.
Em (17), substituindo-se o objeto direto pelo pronome oblíquo correspondente, é correta a construção: Deus não as ouve.
Leia atentamente o texto abaixo e responda às questões a seguir.
A grafia de palavras com h inicial, como hesitante, é um problema para quem alfabetiza e, conseqüentemente, para quem escreve em português, porque esta letra não tem valor fonético. O usuário é obrigado a memorizar as palavras com h inicial e o melhor procedimento para alcançar este objetivo é a prática da leitura. Em cada item abaixo, aparecem duas expressões das quais o segundo termo é sempre um adjetivo iniciado por h. A expressão em que o adjetivo não tem h inicial está em:
crise hepática / desenho humorístico;
tendências homossexuais / teoria hortodoxa;
substância hidrossolúvel / produtos hortigranjeiros;
decisão homologatória / paciente hemorroidoso;
medicamento hipotensor / doutrina herética.
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