Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O sinal de ponto-e-vírgula (l.9) pode ser substituído pela vírgula sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Com a inserção de vírgulas antes e depois de "da Constituição da República" (L.1) e a substituição dos travessões por vírgulas nas linhas 19 e 20, mantém-se a correção gramatical do texto.
Quanto à necessidade ou não de utilização do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:
O processo correrá às expensas do denunciante, a menos que a isto se oponha a autoridade do Ministro, de cuja decisão nenhuma parte poderá vir a recorrer.
Em meio as atribulações do processo, uma das testemunhas recusou-se a comparecer a sessão, alegando à autoridade judicial, num simples bilhete à lápis, que estava acamada.
À despeito de haver provas contundentes, o juiz decidiu inocentar àquela velha senhora, a quem não falta malícia: viram quando se pôs à soluçar?
Sem advogado, o rapaz ficou à deriva, enquanto o juiz designava como sua defensora à jovem bacharel, que ainda não se submetera à uma prova de fogo, como aquela.
Ele ficou à distância, em meio as profundas hesitações que a ausência da testemunha lhe provocou: se ela não chegasse, poderia ele aspirar à que fosse adiada a sessão?
Assinale a asserção que reproduz corretamente as idéias do texto (ou parte delas) e que respeita, além disso, a clareza na formulação lingüística e a fidelidade ao sentido original do texto.
Depreende-se do texto que a concessão do interesse público constitui, indubitavelmente, a finalidade que disciplina e orienta os atos do agente público.
Segundo as idéias expostas no texto, o agente público, ao formular as hipóteses de ocorrência, deve ajustar o ato administrativo à situação fática que o originou.
O texto conduz à inferência de que a intenção do agente público, ao praticar atos administrativos, deve estar vinculada ao propósito de atingir o bem comum.
De acordo com o texto, afigura-se admissível ato administrativo praticado em dissonância ao sistema normativo, mas que manifeste a exteriorização do elemento volitivo do agente administrativo.
Compreensão profunda do texto permite afirmar que os elementos que conferem licitude ao ato administrativo são, em essência, a consecução do interesse público e a intenção manifesta do agente em praticá-lo.
Julgue os itens seguintes, a respeito das idéias e estruturas do texto acima.
No trecho "às necessidades" (L.3), o termo sublinhado pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por a.
As questões de números 12 a 20 referem-se ao texto que segue.
Está correta a articulação entre os tempos verbais na seguinte frase:
Afirma o autor que as reflexões que desenvolveu ao longo do texto haveriam de lhe ocorrer à época do último carnaval.
Se o carnaval pagão pudesse ter mantido todas as suas primitivas características, talvez tenhamos um exemplo de liberdade absoluta.
É preciso que, tão logo surjam ameaças à nossa liberdade, nos valhamos das leis para garantir nosso direito ao pleno exercício dela.
Se não houvesse qualquer autoridade, mesmo os anarquistas mais convictos acabarão por constituir alguma forma de ordenação.
As normas serão rigorosamente seguidas pelos participantes do desfile, mas nem por isso empanaram o brilho do espetáculo.
As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A natureza das fábulas é universalista e elas são, no fundo, iguais em todos os lugares. (início do 4o parágrafo)
A mesma função sintática do termo grifado acima se repete no termo
a natureza.
das fábulas.
no fundo.
em todos os lugares.
iguais.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Texto I – questões 1 e 2
A respeito das estruturas e dos sentidos do texto I, assinale a opção correta.
A palavra "reiteradas" (L.6) poderia ser substituída por iteradas, sem prejuízo para a informação original do texto.
Caso a forma verbal "configuram" (L.7) estivesse no singular para concordar com "a maioria", haveria prejuízo para a correção gramatical do período.
A expressão "que não dura muito mais do que as promessas de uma manhã" (L.9) constitui uma figura de estilo com base nos efeitos da transgressão e da inversão de estruturas sintáticas.
A expressão "estatuto radicalmente histórico" (L.10) está em oposição à idéia expressa pela palavra "historicidade" (L.11).
A palavra "avassaladora" (L.11) está sendo empregada no sentido de destruidora.
Todas as abreviaturas dos pronomes de tratamento correspondem ao título. EXCETO:
Vossa Eminência – V. Ema.
Vossas Senhorias – Vs. Sas.
Vossas Altezas – VV. AA.
Vossas Majestades – VV. MM.
Quanto às idéias e à estrutura do texto acima, bem como ao tema nele focalizado, julgue os itens subseqüentes.
A inserção de sinal de dois-pontos imediatamente após a palavra sugerem (l.12) não acarreta prejuízo sintático ao período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...