Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das estruturas lingüísticas do texto I, julgue os itens a seguir.
De acordo com as relações semânticas do texto, a "época de implementação dos direitos sociais" (L.5) é a presente.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 1, o pronome aquele pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por o.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Quanto aos nossos atos, os atos que não são indiscutivelmente éticos apresentam-se como contraditórios, em relação tanto aos atos que se justificam eticamente, quanto aos fins, se os fins forem de fato éticos.
Evitam-se as repetições de palavras da frase acima substituindo-se de modo correto os elementos sublinhados por, respectivamente
esses - à aqueles - aqueles
os mesmos - aqueles - os mesmos
aqueles - àqueles - estes
estes - àqueles - esses
aqueles - a aqueles - esses

A respeito das idéias e da estrutura do texto I, julgue os itens a seguir.
Ao iniciar o terceiro parágrafo com a conjunção Mas (l.8), o autor passa a explorar o assunto sob outro enfoque, oposto ao que estava sendo apresentado antes.
Assinale a proposta de reescritura do trecho do texto que respeita as relações de sentido originais e a correção gramatical.
"avançar no processo de transformação da ordem mundial e institucionalizá-lo"(l.4 e 6) / avançar e institucionalizar-lhe o processo de transformação da ordem mundial
"tanto no bloco sob controle hegemônico dos Estados Unidos quanto no dominado pela URSS"(l.8-10) /
"sob a censura e o véu da impunidade hegemônica do século passado"(l.16-18) / sob o véu da impunidade e censura hegemônica do século anterior
"o estabelecimento de limites e sanções à violação em larga escala dos direitos da humanidade"( l.20-22) / estabelece sanções em larga escala e limites à violação dos direitos da humanidade
"dá novos recursos aos movimentos coletivos de defesa dos direitos da paz e compromete governantes"(l.24-27) / compromete os governantes e dá novos recursos de defesa dos direitos da paz aos movimentos coletivos
Língua Portuguesa - Período Composto - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
Analise as relações semânticas presentes nos seguintes enunciados:
1) No Brasil, as leis sobre o consumo de álcool são poucas, ainda que a história mostre exemplos de que a sociedade vem buscando defender-se de alguns produtos. (CONCESSÃO)
2) Precisamos convencer a sociedade e o mundo político de que é importante controlar o consumo de álcool, a fim de que o bem comum prevaleça sobre o da indústria. (FINALIDADE)
3) Os países mais democráticos vêm aumentando o controle social sobre o álcool, objetivando balancear o interesse da indústria de bebidas com o interesse da sociedade em proteger-se. (CONCLUSÃO)
4) Como não temos uma política de licença para a venda de álcool, qualquer pessoa pode abrir um bar e vender bebidas alcoólicas, fato que tem mudado a paisagem e a cultura urbana brasileira. (COMPARAÇÃO)
Estão corretas:

Assinale a opção em que ficam preservadas as relações semânticas e a correção gramatical do texto ao se acrescentar a complementação respectiva para as duas expressões abaixo.
Na frase "Os Estados Unidos deram um importante exemplo de lisura e moralidade no trato da coisa pública", a concordância verbal:
está correta, porque o verbo concorda no plural com o sujeito composto;
está incorreta, porque o sujeito simples no plural deve ser entendido como uma unidade, portanto, no singular;
é facultativa, podendo o verbo concordar no plural ou no singular;
justifica-se pela mesma norma que justifica a concordância na frase "Os Pirineus separam a Espanha da França";
justifica-se pela mesma norma que justifica a concordância na frase "Sete Lagoas ficam em Minas Gerais".
Leia o texto abaixo e responda às perguntas a seguir.

A reescritura da oração "Ao serem empossados em seus cargos..." (linha 30), para que seja mantido o sentido original, tem de ser feita na forma:
O texto A riqueza ensurdece (VEJA, 23 de setembro de 2003) foi adaptado para compor as opções abaixo. Assinale aquela em que a transcrição respeitou as regras gramaticais da norma culta.
Os países ricos sairam da reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), no México, sem ouvir os pleitos dos países emergentes. A surdez dos ricos redundou no fracasso do encontro em que havia esperança de, pela primeira vez se produzir, um acordo global de comércio com benefícios para todos.
A reunião foi encerrada sem que os países em desenvolvimento conseguirem a mais vaga promessa de diminuição do subsídio anual – de cerca de 350 bilhões de dólares – com o quê os países europeus e os Estados Unidos adubam sua agricultura.
Por não conseguirem enxergar além dos interesses, de seus próprios agricultores os países desenvolvidos também não avançaram o que queriam: regras claras e transparência para investimentos, concorrências e compras governamentais. Os dois lados sairam perdendo.
Como sempre, a banda pobre do mundo perdeu mais, pois está provado que a aceleração do comércio internacional é a mais eficiente ferramenta de produção de riqueza. Desse ponto de vista, é um equívoco comemorar como vitória o impasse do encontro.
O Brasil saiu como líder do chamado G22, grupo de países que apôs resistência às propostas dos países ricos. É uma posição de destaque. Não é, porém uma posição confortável, pois aos líderes não bastam levantar obstáculos à maus acordos. Líderes têm que produzir condições para que as negociações cheguem à bom termo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...