Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 47 a 50 referem-se ao texto que segue.
Está correta a grafia de todas as palavras da frase:
É fundamental que, numa autarquia, haja a prezervação de todos os meios que ensejem o desempenho de sua real autonomia - sem o quê ela se arrisca a encobrir os interesses mais excusos.
Os emprendimentos financeiros são, por natureza, complexos, exigindo alta capacitação de todos os que devem propisciar aos investidores o máximo de objetividade nas informações.
A mobilização de recursos constitui um processo que exige descortino, intuição e agilidade de quem agencie determinados investimentos - razão por que um técnico titubeante naufraga nas intempéries do mercado.
Ao se sentirem descriminados, os investidores que dispõem de poupanças consideradas ezíguas, acabam por depositar suas economias em contas de remuneração irrizória, já que não mereceram a atenção dos especialistas.
O recrudecimento do pessimismo quanto ao mercado de ações ocorre em situações que os bons profissionais sabem analizar; por isso, embora se recomende agilidade nas iniciativas, é imperdoável o assodamento nas resoluções.
Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
Resgatava-se, assim, o termo Agenda no seu sentido de intenções, desígnio, desejo de mudanças para um modelo de civilização, em cuja predominasse o equilíbrio ambiental e a justiça social entre as nações.
Tendo o texto acima por referência inicial e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
O emprego do modo subjuntivo em seja financiado (l.3) é decorrência do emprego do verbo propôs (l.1).
A respeito das estruturas lingüísticas do texto II, julgue os itens abaixo.
As relações semânticas do texto permitem substituir "decidiu" (L.12) por decidira, sem que se provoque incoerência ou erro gramatical.
"Como todo mundo sabe, a televisão brasileira vive um momento peculiar: há excesso de programas de entrevistas e carência de entrevistados."
Os dois-pontos, usados nessa passagem do texto, cumprem igual função na seguinte frase:
Tivemos que tomar algumas providências, tais como: cortar gastos, aumentar a arrecadação, diminuir comissões.
Poucos entenderam suas posições conservadoras: sempre fora um defensor das mudanças políticas.
Após muita análise, selecionamos três trabalhos: um texto sobre pintura, um artigo político e um poema.
O diretor da escola, após certa hesitação, optou por uma atitude radical: demitiu todos os professores.
Marque o item sublinhado que corresponda a erro gramatical, de grafia ou configure uma impropriedade vocabular.
1
2
3
4
5
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto à correção gramatical.
Os desastres com feridos representam 14% dos acidentes ocorridos no país, mas é responsável por 69% dos custos estimados em mais de R$ 3,6 bilhões.
Dante Accioly. Falta segurança para pedestres. In: Correio Braziliense, 1.º/6/2003, p. 16 (com adaptações).
Julgue os trechos abaixo quanto à correção gramatical.
A comunidade internacional, durante a Conferência Rio-92, aprovou um documento de compromissos para a mudança do padrão de desenvolvimento no próximo século, denominando-o Agenda 21.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Texto I – questões 1 e 2
Em relação ao texto I, assinale a opção incorreta.
O emprego do futuro do pretérito em "passaria" (L.2) tem a função de indicar que a afirmação não é categórica, ou seja, aceita de forma unânime e indiscutível.
Na linha 2, a expressão "Tal ponto de vista" constitui um recurso coesivo que, ao retomar uma das idéias do período antecedente e substituí-la de forma sintética, ocupa o lugar de agente da forma verbal "aparece".
Em "mais do que" (L.7 e 9), a eliminação do termo sublinhado transgridiria as exigências da norma culta escrita em seu padrão formal.
Em "o dos entes" (L.8), há um recurso coesivo e estilístico: a omissão de palavra anteriormente citada, que pode ser facilmente subentendida.
A vírgula após "humano" (L.8) justifica-se por isolar estrutura subseqüente de caráter apositivo.
A respeito das estruturas lingüísticas do texto II, julgue os itens abaixo.
A inserção da preposição atrás imediatamente depois de "anos" (L.1) preserva a coerência temporal e a correção gramatical do texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...